DRCA divulga lista de aprovados em segunda chamada do PAS

A Diretoria de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) informa que já está disponível a relação dos candidatos aprovados em segunda chamada do Processo de Avaliação Seriada (PAS) triênio 2009-2011. São 96 estudantes selecionados em 19 cursos. As matrículas devem ser feitas de 07 a 09 de fevereiro.

 

O estudante deverá enviar todos os itens exigidos por sedex (Caixa Postal 3037, CEP 37.200-000, Lavras- MG), com data de postagem até o dia 09/02. A outra alternativa é entregar a documentação, em envelope fechado, no Setor de Atendimento da DRCA, no Prédio da Reitoria, no Campus Universitário.

 

A relação dos classificados, bem como a lista de documentos necessários para a matrícula estão disponíveis no www.drca.ufla.br.

 

Professor da UFLA é coautor de livro internacional

O prof. José Cleto da Silva Filho, do Departamento de Zootecnia, é um dos autores do livro “Phosphorous and Calcium utilization and requirements in farm animals” (Utilização e exigências de cálcio e fósforo em animais domésticos), lançado na Europa. O livro foi apresentado na Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, em Salvador – BA.

Editado pelos pesquisadores Dorinha M. S. Vitti, da Universidade de São Paulo e Ermias Kebreab, da Universidade de Davis -USA , o livro é formado por 10 capítulos escritos por autores de diversos países entre eles Brasil, EUA, Canadá, Inglaterra, Holanda e Espanha. O pesquisador da UFLA é coautor de três capítulos: “Isotope Dilution Technique”; “Phosphorous and calcium utilization in ruminants using isotope dilution technique”  e “Phosphorous and calcium utilization in non-ruminants using Isotope Dilution Technique” .

Segundo o prof. Cleto, o enfoque principal do livro está na utilização da técnica da diluição isotópica e da modelagem nos estudos relacionados ao metabolismo mineral em diferentes espécies de animais. “Basicamente, essa técnica permite que se calcule a disponibilidade verdadeira dos minerais, em especial do fósforo e do cálcio, dois dos principais macroelementos minerais, ambos de fundamental importância no que diz respeito à nutrição animal”, explica ele.

O conhecimento dessa disponibilidade verdadeira ou biodisponibilidade, como também é conhecida, permite que se faça o balanceamento correto das rações, sem que haja desperdícios desnecessários ao ambiente, além de um forte impacto econômico.

O professor comenta ainda que “embora esses estudos tenham sido aplicados em ovinos, caprinos, bovinos, suínos e aves, é possível aplicá-los também em outras espécies”. 

Serviço

O livro pode ser encontrado pelo site da Editora Cabi International (www.cabi.org).

Estágio em laboratório do DCC/UFLA produz braço robótico

Durante um período de estágio no Departamento de Ciência de Computação da UFLA, o estudante do curso técnico em mecatrônica do Cefet–MG de Nepomuceno, Márcio Magela Maculan, construiu um braço manipulador robótico.

 

Orientado pelos profs. Wilian Soares Lacerda, do DCC/UFLA e Carlos Ademir da Silva, do Cefet-MG, a construção do braço de robô já passou pela fase mecânica (chapa, acoplamento de motor, eixos). Agora as próximas etapas envolvem o desenvolvimento das partes de eletrônica e de programação por meio da qual o robô poderá ser controlado por um microcomputador.

 

De acordo com o prof. Wilian, o braço servirá para a realização de pesquisas e será utilizado em várias disciplinas práticas do curso de Engenharia de Controle e Automação da UFLA. “Afinal, esse braço possui grande parte dos mecanismos utilizados em robôs de indústrias automotivas, pesquisas espaciais ou ambientes inóspitos ao ser humano, como o fundo do oceano”, explica ele.

 

Tanto os professores quanto o estudante Márcio afirmam que o desenvolvimento desse robô só foi possível em razão de a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura ter aberto processo de seleção para estudantes de todo o país fazerem estágio na UFLA (regulamentação do MEC). “Aproveitei a oportunidade para cumprir meu estágio obrigatório no Laboratório de Eletrônica da UFLA e pude desenvolver algo – experiência bem mais interessante do que apenas repetir ações na área”, finaliza o estudante.