Matrículas do PAS começam nessa segunda e vão até 02/02

Já está disponível a relação dos candidatos aprovados no Processo de Avaliação Seriada (PAS) triênio 2009-2011. A listagem completa pode ser conferida no site da Copese, no endereço www.copese.ufla.br. Os estudantes devem estar atentos aos prazos e a documentação necessária para a realização da matrícula. O período vai de 31 de janeiro a 02 de fevereiro.

Os aprovados deverão preencher a ficha cadastro pela internet (www.drca.ufla.br) e enviar para a Ufla, por Sedex, no endereço disponibilizado no site, com data de postagem até o primeiro dia útil subsequente à data limite de matrícula; ou entregar, em envelope fechado, no Setor de Atendimento da Diretoria de Registro e Controle Acadêmico – DRCA, Prédio da Reitoria.

A esta ficha, o candidato deverá anexar os seguintes documentos: duas cópias autenticadas em cartório do certificado de conclusão do Ensino Médio, ou equivalente, e do histórico escolar; uma cópia da certidão de nascimento ou casamento, cédula de identidade, CPF, título de eleitor e comprovante de quitação eleitoral, e documento militar, no caso de candidato do sexo masculino maior de 18 anos; e uma foto 3×4 recente.

Outras informações pelo telefone (35) 3829-1134

 

Copese divulga selecionados do PAS nas próximas horas

A Comissão Permanente de Processo Seletivo (Copese/Ufla) informa aos candidatos que participam da terceira etapa do Processo de Avaliação Seriada (PAS) que o resultado final será divulgado em breve, no site www.copese.ufla.br.

O Ministério da Educação divulgou o resultado oficial do Enem 2010 na noite desta quinta-feira, dia 13. Todos os esforços estão sendo feitos para que a relação seja liberada ainda hoje, dando aos candidatos que não foram aprovados no PAS uma nova oportunidade de ingressarem na Ufla. através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu),

Outras informações no site www.copese.ufla.br

Primeira chamada recebe inscrições de domingo a terça-feira

Estarão abertas de domingo a terça-feira (16 a 18 de janeiro) as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação. Neste primeiro semestre de 2011, são oferecidas 83.125 vagas em 83 instituições públicas de educação superior. Participam da seleção 39 universidades federais, 36 institutos federais de educação, ciência e tecnologia, dois centros federais de educação tecnológica (Cefet), cinco universidades estaduais e a Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence).

A oferta de vagas para a primeira seleção de 2011 representa aumento de 77% em relação à edição do primeiro semestre de 2010 — foram abertas, então, 47 mil vagas. Como é de praxe, o Sisu selecionará os candidatos por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010, que terá os resultados divulgados na primeira quinzena de janeiro.

As regras da seleção unificada serão as mesmas aplicadas no segundo semestre deste ano. Ao se inscrever, o estudante pode escolher dois cursos e selecionar um deles como primeira opção. Durante o período de inscrições, pode mudar as opções, com base na nota de corte (nota mínima) divulgada ao fim de cada dia. Cada mudança invalida a opção anterior.

O candidato aprovado na primeira opção é automaticamente retirado do sistema. Caso não faça a matrícula na instituição para a qual foi selecionado, perde a vaga. Aquele que for selecionado para a segunda opção ou não atingir a nota mínima para nenhum dos dois cursos escolhidos pode permanecer no sistema e ser convocado nas chamadas seguintes.

Ao fim das três chamadas, caso ainda haja vagas, as instituições de ensino podem, a critério de cada uma, convocar candidatos com base na lista de espera gerada pelo sistema. 

IGC-MEC/2009: UFLA é a primeira de Minas e a terceira do Brasil

A Universidade Federal de Lavras (Ufla) ficou classificada em 3º lugar entre as melhores universidades públicas e privadas do Brasil e a 1ª em Minas Gerais de acordo com o IGC (Índices Gerais de Cursos das Instituições). Esse é um indicador de qualidade de instituições de ensino superior divulgado na última quinta-feira pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), autarquia do MEC.

A UFLA já havia se destacado nas edições de 2008 e 2009 como a 4ª melhor Universidade do Brasil, a 2ª do Estado de Minas Gerais e a 1ª em Ciências Agrárias. A evolução apresentada em 2010 pode ser considerada como espetacular já que atingimos o 3º lugar no Brasil e o 1º lugar em Minas Gerais, dentre 180 Universidades avaliadas, estando incluída nesse conjunto todas as 58 Universidades Federais, 158 Centros Universitários e outras 1799 Instituições, totalizando 2137.

Em termos quantitativos, a universidade atingiu 420 pontos em valores contínuos (pontuação de 0 a 500) e a faixa nota 5 numa escala que varia de 1 a 5. Esse indicador considera, em sua composição, a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado).

De acordo com o Reitor da Ufla, Prof. Antônio Nazareno Guimarães Mendes, vários fatores contribuíram para esta conquista, cada um deles com uma parcela do mérito alcançado. “Eu destaco a seriedade do trabalho, a competência e a dedicação dos nossos professores e técnicos administrativos envolvidos no ensino de graduação e de pós-graduação. A Ufla dispõe de recursos humanos altamente qualificados e comprometidos com a qualidade do ensino superior em todos os níveis”.

O Reitor destacou também o elevado nível dos estudantes de graduação e de pós-graduação, “afinal eles são avaliados pelo Inep, juntamente com a instituição. São estudantes universitários muito bem selecionados e que se dedicam com garra durante sua formação profissional, empreendedora e cidadã numa universidade como a nossa. O resultado não poderia ser outro: somos hoje a 3ª melhor Universidade do Brasil, a melhor de Minas Gerais e a melhor do país em Ciências Agrárias”.

Outro fator que contribuiu para esta conquista é a ampliação na infraestrutura física da instituição, nos últimos 5 anos, em pelo menos 12.500 m2 em novas obras a cada ano. Há ainda uma permanente preocupação com a ambiência nos locais de aula e de trabalho. “Só para se ter uma ideia, nossa universidade recebe em média 5 vezes mais recursos para obras que a média da rede IFES de universidades federais. O REUNI representa somente 20% do investimento total que estamos fazendo em 2009 e 2010; os 80% restantes são captados em outras fontes de financiamento, nos governos federal e estadual e também junto à bancada mineira de parlamentares. Fruto de intenso trabalho de toda a nossa equipe administrativa, que felizmente conta com pró-reitores, diretores, chefes e coordenadores altamente comprometidos com uma administração séria e focada em resultados”, explica o Reitor.

102 anos

O prof. Nazareno afirma também que os 102 anos da universidade contribuíram para que ela chegasse a essa posição, especialmente porque não se constrói uma instituição de excelência em curto espaço de tempo. “São necessários muitos anos de trabalho, o enfrentamento de inúmeros desafios, sua superação e transformação em oportunidades de crescimento para se chegar a este patamar. Por isto, afirmo com frequência que nossa Esal-Ufla é fruto de uma construção coletiva, de várias gerações de estudantes, professores e técnicos, de quem recebemos o legado de dar prosseguimento a esta história de sucesso”.

Ensino & Pesquisa

O Reitor enfatizou a relação entre a pesquisa, a extensão, o ensino, o planejamento, as ações sociais e a captação de recursos. “Somos uma ‘Universidade de pesquisa’ porque ofertamos 20 programas de pós-graduação Stricto sensu, o que resulta em mais de 1.200 projetos de pesquisa em andamento. Estes respondem pela captação de expressiva soma de recursos para o custeio adicional à manutenção dos laboratórios e compra de equipamentos. Além disso, nossos estudantes de graduação têm a oportunidade de se envolverem nestas atividades de geração de conhecimento e tecnologias, apoiados e tutorados diretamente por mestrandos e doutorandos. Eles também se envolvem em muitas atividades de extensão universitária e em projetos realizados em várias comunidades”.

Planos para o futuro

Com relação aos planos para o futuro, o Professor Nazareno fala no compromisso de dar prosseguimento a esta trajetória de sucesso. “Novos cursos e programas serão criados, mas de forma planejada, sempre lastreados por quesitos que assegurem sua consolidação como referência de qualidade. De forma paralela, o investimento na capacitação e qualificação de nossos servidores será intensificada ainda mais, já que essa combinação de investir em qualidade, em ações estruturantes e no ser humano propiciou à UFLA a obtenção do título de 3ª melhor Universidade do Brasil e a melhor Universidade do Estado de Minas Gerais. Pretendemos concluir nosso mandato e entregar a Ufla consolidada, de fato, na dimensão Universidade, à próxima gestão em 2012. Afinal, este foi o compromisso que assumimos, o professor Fialho e eu, quando nos candidatamos a reitor e vice”, finalizou.

Confira o vídeo.

[youtube]9DjCeRmLddU[/youtube]