Vestibular para Administração Pública já tem resultado

A Comissão Permanente de Processo Seletivo (Copese) divulgou o resultado final do processo seletivo para o curso de Administração Pública, modalidade a distância. A lista dos aprovados pode ser conferida no site www.copese.ufla.br.

As matrículas deverão ser feitas entre os dias 10 e 12 de janeiro. Os aprovados deverão preencher uma ficha cadastro disponível no site www.drca.ufla.br. Será necessário, também, apresentar os seguintes documentos: uma cópia autenticada em cartório do certificado de conclusão do Ensino Médio, ou equivalente, e do histórico escolar; uma cópia da certidão de nascimento ou casamento, cédula de identidade, CPF, título de eleitor e comprovante de quitação eleitoral, e documento militar, no caso de candidato do sexo masculino maior de 18 anos; e uma foto 3×4 recente.

O estudante deverá enviar todos os itens exigidos por Sedex (Caixa Postal 3037, CEP 37.200-000, Lavras- MG), com data de postagem até a data limite de matrícula. Outra alternativa é entregar a documentação, em envelope fechado, no Setor de Atendimento da DRCA, no Prédio da Reitoria, no Campus Universitário.

Candidatos devem ficar atentos aos resultados e matrículas

Os candidatos interessados em concorrer às vagas dos cursos de graduação presenciais da Ufla para o 1º semestre letivo de 2011 devem ficar atentos ao cronograma de inscrição, seleção e matrícula do Sistema de Seleção Unificada – SiSU 1º/2011. As datas estão disponíveis no site do Ministério da Educação (www.mec.gov.br).

A seleção dos candidatos às vagas disponibilizadas pela Ufla, através do SiSU, será efetuada exclusivamente com base nos resultados obtidos pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM referente ao ano de 2010.

É de responsabilidade do candidato acompanhar, por meio do Portal do MEC e do site da Copese (www.copese.ufla.br), as eventuais alterações que possam ocorrer durante o processo seletivo. .

Confira o cronograma:

Inscrição no SiSU

16 a 18 de janeiro

Divulgação dos resultados:

Primeira Chamada: 22 de janeiro de 2011

Segunda Chamada: 01 de fevereiro de 2011

Terceira Chamada: 10 de fevereiro de 2011

Matrículas nas instituições participantes

Primeira Chamada: 25, 26 e 27 de janeiro de 2011

Segunda Chamada: 03 e 04 de fevereiro de 2011

Terceira Chamada: 11 e 14 de fevereiro de 2011

Outras informações pelo telefone (35) 3829.1133 ou pelo e-mail copese@copese.ufla.br.

 

Índices agrícolas apontam situação favorável durante 2010

Pesquisa do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras (DAE/Ufla), com base no levantamento mensal dos Índices de Preços Agrícolas, chegou à conclusão de que, em 2010, os custos para produzir, no setor agrícola, ficaram       abaixo, em média, dos preços pagos ao produtor rural pela venda de seus principais produtos. Ou seja, o produtor rural obteve melhoria de renda, no cálculo do quanto ganhou com a venda dos seus produtos e do que gastou para produzir.

A situação vivenciada pela agropecuária neste ano é o oposto do que ocorreu no ano anterior, quando as estimativas confirmaram queda no faturamento agrícola em 2009.

No acumulado de 2010, o Índice de Preços Recebidos (IPR) pela venda dos produtos agropecuários teve alta de 17,66%, enquanto o Índice de Preços Pagos (IPP) pelos insumos agrícolas aumentou em média 0,47%. Esses índices estimam a variação da renda agrícola e o comportamento dos custos de produção do setor, respectivamente. A pesquisa do DAE/Ufla faz o levantamento mensal de 42 produtos e 187 insumos agropecuários.

Explica o prof. Ricardo Reis, coordenador do índice, “que a situação em 2010 foi favorável no setor de grãos, principalmente para o milho e o feijão, com altas de preços na maioria dos meses, cujo acumulado no ano ficou em 63,73%. Já a cotação do café reverteu à tendência de baixa em 2009, com alta neste ano de 24,28%”. E até os pecuaristas tiveram um 2010 melhor, cujo preço pago pelo produto aumentou 6,34% em 2010, considerando a média do preço do leite tipo C e do tipo B.

Já a situação dos hortifrutigranjeiros foi bastante instável em 2010. No acumulado do ano, a média dos preços que compõem este segmento caiu 18,7%. Mas afirma o prof. Ricardo “que esta situação varia muito ao longo dos meses e é altamente dependente do clima. Normalmente no período das chuvas existe a tendência de alta de produtos mais perecíveis, a exemplo do tomate, e na estação do inverso são as folhosas que sentem mais, forçando os preços. E ainda lembra que este ano tivemos um período de estiagem que causou muita instabilidade de preços nas hortícolas, incluindo as frutas”. Ele complementa  que 2010 foi bastante favorável aos setores das carnes e derivados, tanto para a bovina, quanto a suína e a de frango.

Índices de Dezembro de 2010

Em dezembro, o Índice de Preços Pagos (IPP) pelos insumos agrícolas aumentou 1,38%, enquanto o Índice de Preços Recebidos (IPR) pelos produtos agropecuários teve variação positiva de 0,44%.

Acreditando que esta perspectiva de 2010 tende a se manter em 2011, muitos produtores rurais estão novamente investindo em tecnologia, recuperando as lavouras perenes, a exemplo dos cafeicultores, e aumentando a área plantada no setor de grãos. E esta decisão já pressionou o setor de sementes e mudas, cuja alta somente em dezembro foi de 13,54%.

Divulgada lista de aprovados para obtenção de novo título

Os candidatos que concorreram a uma vaga nos cursos de graduação da Ufla através do edital de obtenção de novo título já podem conferir o resultado final. Foram selecionados 54 estudantes. Todos devem ficar atentos ao cronograma de matrículas. Para os cursos a distância, devem ser feitas nos dias 24 e 25 de janeiro. Já para as graduações presenciais, o prazo é de  07 a 10 de fevereiro

Clique aqui e confira o resultado final e as orientações e documentações necessárias para a matrícula.