Educadores fazem seminário sobre gênero e sexualidade

Neste fim de semana, dias 11 e 12, profissionais da educação envolvidos no Projeto Tecendo Gênero e Diversidade Sexual nos Currículos da Educação Infantil estarão reunidos na Ufla para a realização de um seminário que vai apresentar as experiências e os resultados alcançados durante este ano. As atividades terão início às 08h, no Salão de Convenções.

O Projeto é executado desde fevereiro e envolve cinco universidades – Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS); Federal de Juiz de Fora (UFJF); Universidade de São Paulo (USP/Leste); Unicamp e Universidade Federal de Lavras (Ufla). O objetivo é qualificar técnica e politicamente cerca de 500 professores que atuam na educação infantil, implementando ações que envolvem a sexualidade e gênero para crianças de até 6 anos.

De acordo com a coordenadora-geral do projeto, prof. Cláudia Ribeiro, do Departamento de Educação (DED) da Ufla, cada universidade realizou, no decorrer do ano, um curso de formação para os participantes. “Essa formação trouxe questões que inquietam professoras e professores que estão exercendo suas atividades no dia-a-dia da educação infantil”.

Foram várias ações desenvolvidas pelos profissionais ao longo do ano: elaboração e apresentação de projetos de intervenção educacional nas escolas; produção de material didático para subsidiar propostas curriculares da Educação Infantil; criação de uma página na internet e um jornal temático (www.ded.ufla.br/generoesexualidade-ei ); suporte em pesquisas sobre os conceitos de gênero, sexualidade e suas relação com a infância e a construção das identidades; formulação de políticas públicas em torno da relação entre formação de professores, infância e as temáticas de gênero e sexualidade; e a articulação entre ensino, pesquisa e extensão.

 

 

Atenção às orientações da comissão organizadora

O comprovante definitivo de inscrição do Concurso Público da UFLA, a ser realizado no dia 12 de dezembro, está disponível no site www.dgp.ufla.br/concurso/TA. A Ufla não encaminhará comprovantes pelos Correios. Cabe a cada candidato imprimi-lo. 

O endereço do local onde o candidato fará as provas consta no comprovante definitivo de inscrição, O candidato deverá localizar previamente o setor de realização das provas.

O comprovante definitivo de inscrição deverá ser mantido em poder do candidato para ser apresentado no local de realização das provas, juntamente com o documento de identidade com foto utilizado na inscrição. Na hipótese de perda, furto ou roubo do documento, o candidato deverá apresentar boletim de ocorrência (B.O.), com data igual ou posterior a 18 de outubro de 2010, de órgão policial, apresentando outro documento de identificação, em conformidade com o item 2.6.2 do Edital.

Ficará impedido de participar do concurso o candidato que não apresentar o comprovante definitivo de inscrição e o documento de identidade com foto, utilizado no ato da inscrição.

A entrada na sala de realização das provas ocorrerá a partir das 7h15. As portarias dos setores de realização das provas serão fechadas às 8 horas, não havendo, em nenhuma hipótese, tolerância para a entrada dos candidatos nos setores de realização das provas após as 8 horas. O candidato que chegar ao setor de realização das provas após o fechamento das portarias ficará impedido de participar do concurso, sendo automaticamente eliminado. Sugere-se que o candidato chegue à sala de realização das provas com antecedência mínima de 30 minutos. A Ufla exime-se da responsabilidade por eventuais atrasos de candidatos dentro ou fora do Câmpus.

Durante a realização das provas, será permitido ao candidato munir-se apenas de caneta esferográfica azul ou preta (tinta escura), lápis preto nº 2, borracha e documentos obrigatórios. Não será permitido o empréstimo de material de qualquer natureza pelos candidatos durante a aplicação das provas.

Durante a realização das provas, é proibido: uso de chapéus ou bonés, luvas, óculos de sol, porte e utilização de aparelhos celulares ou similares, “pen drives”, “pagers”, “beepers”, controle remoto de alarmes de carros, réguas, calculadoras ou similares, qualquer outro tipo de aparelho elétrico ou eletrônico, relógios de qualquer gênero, livros, anotações, impressos ou qualquer outro material de consulta, sendo eliminado o candidato que descumprir essa determinação. A Ufla não se responsabiliza pela perda ou danos nos objetos mencionados.

As provas serão aplicadas no dia 12 de dezembro (domingo), no período da manhã, das 8 às 12 horas. A duração máxima de realização das provas é de 4 horas, incluindo o tempo para o preenchimento dos formulários de respostas.

 

A comissão organizadora informa aos candidatos que farão provas no Restaurante Universitário (subsolo), nos Pavilhões de Aulas 1, 3, 4 (nave 1) , 6 (nave 2) e no Departamento de Agricultura-Geral que o acesso pela Portaria 2 é o mais viável, tendo em vista o grande número de veículos que circularão no Câmpus Universitário no dia das provas.Os acessos pelo Bairro Nova Lavras (Sindufla) e pelo Campus Histórico (Portaria Antiga) estarão funcionado normalmente.

 

Para mais informações, o candidato deverá consultar o Edital DGP Nº 76/2010, disponível no site www.dgp.ufla.br/concurso/TA.

Sistema de gerenciamento de manifestações está no ar

A partir desta semana, a Ouvidoria Ufla passa a contar com mais um canal de sugestões e críticas. Um novo sistema de gerenciamento de manifestações está disponível no site www.ouvidoria.ufla.br/sistema/, representando um instrumento de interlocução entre a Universidade e a sociedade.

Informações e instruções sobre como utilizar e realizar os vários tipos de manifestações estão disponíveis no Manual do Usuário. Já as informações e instruções aos dirigentes de unidades administrativas da Ufla sobre como responder às manifestações estão disponíveis no Manual do Dirigente.