Sistema Integrado de Gestão já está disponível na internet

O Sistema Integrado de Gestão da UFLA (SIG-UFLA) está disponível para utilização de docentes e alunos no site https://www.sig.ufla.br/. Para acesso ao sistema, o usuário precisa informar o e-mail institucional e a respectiva senha.

 

Estão disponíveis diversas funcionalidades para os alunos, tais como:

  • Impressão de histórico (oficial, completo e com faltas);
  • Visualização e impressão de horário do período letivo corrente;
  • Consulta e atualização de dados pessoais;
  • Alteração de senha;
  • Consulta de dados acadêmicos e acompanhamento de rendimento acadêmico;
  • Consulta a disciplinas cursadas e em andamento;
  • Consulta das notas obtidas em atividades avaliativas das disciplinas cursadas ou em andamento;
  • Consulta dos dados básicos de todas as disciplinas;
  • Consulta de horários de disciplinas pertencentes à matriz curricular do aluno;
  • Consulta de horários de qualquer disciplina da UFLA;
  • Responder a questionários cadastrados pelos órgãos da UFLA.
Para os docentes, algumas das funcionalidades disponíveis são as seguintes:

  • Consulta de disciplinas lecionadas;
  • Gerar listas de presença;
  • Gerar diários de classe;
  • Cadastrar e imprimir planos de aula;
  • Cadastro de atividades avaliativas;
  • Lançamento de notas e frequencia de alunos;
  • Cadastro de pesquisas;
  • Cadastro de Relatório de Atividades (para progressão);
  • Consulta da estrutura curricular de cursos/ departamentos/ locais;
  • Consulta de dados e ementas de disciplinas;
  • Responder a questionários cadastrados pelos órgãos da UFLA.
Detalhes de utilização do SIG podem ser encontrados na wiki disponível em http://www.suporte.ufla.br/wiki. Selecione a seção “Manuais” e então o link “Sistema Integrado de Gestão (SIG)”.

 

Serviço

 

Outras informações sobre o SIG podem ser obtidas pelos telefones 3829-1474/1526 ou pelo sistema disponível em http://www.suporte.ufla.br

 

Comunidade acadêmica da Ufla passa por autoavaliação

O Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (Inep), determina que todas as instituições de ensino superior, públicas ou privadas, promovam anualmente sua autoavaliação institucional, visando à melhoria contínua de todos os setores da vida acadêmica. Na Ufla, esta tarefa é conduzida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), que é nomeada pela Reitoria a cada dois anos e que conta com membros de todos os seguimentos da universidade e da sociedade civil. A CPA da Ufla produziu dois relatórios, disponíveis em www.cpa.ufla.br. Esses relatórios englobam dez dimensões e traçam um perfil da Ufla com informações gerais e específicas.

Importante observar que esses relatórios são utilizados como ponto de partida das avaliações institucionais promovidas pelo MEC, e sua importância é tal que instituições inadimplentes com esta exigência são impedidas de abrir novos cursos. Atualmente, a CPA está trabalhando na elaboração do Relatório relativo ao ano de 2010.

Nos próximos dias, todos os setores da comunidade acadêmica estão convidados a participar desse trabalho. A partir da próxima quarta feira (8/12), a CPA começará a ouvir a opinião dos alunos de graduação e pós-graduação. Para tal, uma equipe da MDA estará aplicará, em uma amostra estatisticamente representativa, um questionário elaborado pela CPA. Receba bem o entrevistador e dê a sua opinião. Os dados obtidos serão tratados estatisticamente e não haverá divulgação de dados individuais, apenas institucionais.

 

Livro traz reflexões sobre formação e rotina de professores

Uma reflexão sobre a formação de professores é o que oferece a autobiografia lançada pela professora Tânia Regina de Souza Romero, do Departamento de Ciências Humanas (DCH) da Ufla. Ela reuniu em um livro vários relatos de profissionais da educação que contaram suas trajetórias profissionais e os desafios que enfrentam na rotina escolar. O objetivo foi de analisar os modelos de formação e as estratégias institucionais e individuais a que estão submetidos os professores de línguas.

Com o título “Autobiografias na (re)construção de identidades de professores de línguas: o olhar crítico-reflexivo”, o livro possui 16 autobriografias. Oito especialistas analisam as histórias, de maneira crítica e acadêmica. De acordo com Tânia, o profissional da educação é o único a possuir um longo período de observação pois, desde a infância, o professor faz parte da vida de qualquer pessoa. “Neste percurso, os professores se deparam com valores e direcionamentos profissionais que fazem a diferença em sua formação”.

O livro mostra, por exemplo, a vida de uma professora que foi moradora de rua e hoje dá aulas de inglês e possui curso de especialização na Inglaterra. Relatos, também, de pessoas que se lembram da infância difícil no Pará, onde precisavam pegar um barco e remar uma longa distância para chegar à escola. São histórias de superação e determinação que vão levar os leitores à reflexão sobre o papel do professor na sociedade.

O lançamento oficial aconteceu em São Paulo durante o Congresso Internacional de Pesquisa de Autobiografia. Mais de mil pessoas prestigiaram o evento. O livro foi publicado pela Editora Pontes.

Torneio de vôlei movimenta câmpus neste fim de semana

O Departamento de Educação Física (DEF) da Ufla promove neste fim de semana (dias 10 e 11/12) o Torneio de Voleibol Selma Sheid Lopes. A promoção é da disciplina de Esportes Coletivos e o evento será realizado no ginásio Poliesportivo, no câmpus Universitário.

Participam do evento equipes de escolas de Lavras. Os jogos terão início a partir das 17h, logo após a solenidade de abertura. No sábado, dia 11, as atividades terão início a partir das 8h. A entrada é franca.

 

 

Aberto edital para obtenção de novo título na Ufla

A Pró-Reitoria de Graduação abriu inscrições para 92 vagas em cinco cursos de graduação presencial e a distância para interessados em ingressar na Ufla no processo de obtenção de novo título. As oportunidades são para Educação Física Bacharelado (07), Educação Física Licenciatura (07), Física (20) e Matemática (32). Na modalidade a distância, são 26 vagas em Administração Pública, divididas pelos seguintes pólos: Araçuaí (4), Campos Gerais (5), Formiga (6), Lavras (6) e Santa Rita de Caldas (5). O prazo é de 13 a 16 de dezembro. 

As inscrições podem ser feitas de duas maneiras: presencial, diretamente na PRG, no Campus Universitário; ou através de correspondência enviada para a Caixa Postal 3037, Cep 37200-000, Lavras, MG. Será cobrada uma taxa no valor de R$40 que deverá ser paga através de Guia de recolhimento da União (GRU), disponível no site www.drca.ufla.br/requerimentos.asp.

O edital completo está disponível no site www.prg.ufla.br.

Outras informações pelos telefones (35) 3829-1113 / 1114