Inscrições prorrogadas para 785 vagas em licenciaturas

Está aberto, até o próximo dia 15, o período de pré-inscrições para a formação de professores em exercício em escolas públicas estaduais e municipais de Minas Gerais.

A UFLA está oferecendo 35 vagas presenciais e 750 na modalidade a distância para o 1º semestre de 2011. As presenciais estão divididas igualmente entre as licenciaturas: Ciências Biológicas, Matemática, Física, Química, Educação Física, Letras (Português – Inglês) e Filosofia. Desses cursos,  Química e Ciências Biológicas são diurnos.

Já na modalidade a distância, estão sendo oferecidos: Filosofia, Letras – Inglês e Letras – Português em seis polos (ver tabela abaixo).

Todos os cursos integram o Plano Nacional de Formação de Professores da Plataforma Freire, sendo que as pré-inscrições devem ser feitas pelo http://freire.mec.gov.br, até o dia 15/12/2010.

Mais informações pelo telefone (35) 3829-1035 ou pelo cead@cead.ufla.br.

 

Cursos na modalidade a distância UFLA – Plataforma Freire 2011/1
Curso
Polo
Vagas
Filosofia
Cambuí
50
Confins
50
Governador Valadares
50
Ilicínea
50
Itamonte
50
 
Letras – Inglês
Cambuí
50
Confins
50
Governador Valadares
50
Itamonte
50
Sete Lagoas
50
 
Letras – Português
Cambuí
50
Confins
50
Governador Valadares
50
Itamonte
50
Sete Lagoas
50
 
Total de vagas na modalidade a distância
750

 

 

Estudante da Ufla se destaca no Enade

O médico veterinário João Paulo Campos Romualdo foi um dos destaques do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), em 2007, obtendo a maior pontuação entre os estudantes de Medicina Veterinária de todo o país. Ele é um dos oito mineiros mais bem classificados no provão, em diferentes cursos, de acordo com ranking divulgado pelo Ministério da Educação neste ano.

Ele credita o bom desempenho no Enade a sua trajetória durante a graduação na Universidade Federal de Lavras (Ufla). “A minha formação foi excelente, com boas aulas e ótimos professores”. João disse que não teve nenhuma preparação especial para o dia da prova e que se baseou nos ensinamentos adquiridos durante os cinco anos de curso. “Não me preparei para a prova do Enade, afinal a preocupação com o estágio supervisionado e o trabalho de conclusão de curso já era grande demais”.

A avaliação foi realizada em novembro de 2007 e o resultado foi divulgado este ano. João Paulo diz que o resultado foi surpreendente. “Nem de longe eu esperava um resultado desses. Fiquei muito surpreso, afinal mal me lembrava de que tinha feito a prova”.

 Qualidade no ensino

O destaque que João Paulo obteve na prova do Enade reforça ainda mais os resultados alcançados pela Ufla nos últimos anos. O MEC divulgou no fim do ano passado o Índice Geral de Cursos (IGC), um ranking que classifica as instituições de ensino do país de acordo com a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado). Nesse relatório, a Federal de Lavras figurou entre as melhores, sendo considerada a quinta melhor universidade do país e a segunda de Minas Gerais.

Um dos fatores que influenciam nesse resultado foi o desempenho dos estudantes na prova do Enade. Em 2007, além da Medicina Veterinária, que ocupou o topo da lista dos melhores do país, o curso de Zootecnia foi considerado o segundo melhor do Brasil. Já no exame de 2008, destaque para as graduações em Engenharia Agrícola (1º lugar), Ciências Biológicas e Engenharia Florestal (ambas em 2º lugar).

De acordo com o pró-Reitor de Graduação, prof. João Chrysostomo de Resende Júnior, os resultados alcançados são uma soma de esforços de professores e servidores técnico-administrativos, que estão empenhados na oferta de um ensino de qualidade; e no comprometimento dos estudantes. “Temos nos dedicado a oferecer um ensino que atenda às tendências modernas de formação profissional e humanística. Soma-se a isso a excelente estrutura de aporte para o desenvolvimento das atividades, com salas de aula e laboratório bem equipados”.

Curso capacita educadores de Campos Gerais

Promover e auxiliar a formação permanente e continuada de professores, articulando Universidade e educação básica, para atualizar e disseminar os conhecimentos científicos e técnicos para nas redes municipal e estadual. Estes são os objetivos do programa “Entretecendo cursos e produção de material pedagógico”, desenvolvido pelo Departamento de Educação (DED) da Ufla, que oferece cursos de formação para educadores. Um deles, “Educação Sexual nas Séries Iniciais da Educação Básica”, foi realizado na cidade de Campos Gerais e contou com a participação de 108 educadores.

O curso foi idealizado para dar seqüência ao projeto de extensão “Tecendo Gênero e Diversidade Sexual nos Currículos da Educação Infantil”. A iniciativa tem sido bastante promissora e conta com a parceria da gestão pública municipal. Tanto que as profissionais da Educação Infantil conseguiram aprovar uma lei na Câmara Municipal que implementa a Educação para a Sexualidade nas escolas municipais.

De acordo com coordenadora do curso, prof. Cláudia Ribeiro, para o funcionamento da referida lei torna-se fundamental a formação continuada das profissionais. “É uma honra para a universidade ter a confiança da comunidade em nosso trabalho, como também em estar assumindo um compromisso com a Educação Infantil nas temáticas da sexualidade”.

 

Professor recebe certificação internacional de ginástica

O fim de ano tem sido bastante promissor para o setor de esportes da Ufla. São inúmeras as conquistas que equipes das mais diferentes modalidades esportivas estão alcançando em campeonatos estaduais e nacionais. Tudo isso graças ao empenho dos atletas e a dedicação de profissionais competentes em treinamentos e aperfeiçoamento das técnicas esportivas. E foi neste clima que a Ufla recebeu mais uma boa notícia: o professor Luiz Henrique Rezende Maciel, do Departamento de Educação Física (DEF), é o único da América latina com brevê de Técnico Internacional de Ginástica Aeróbica da Federação Internacional de Ginástica (FIG).

A conquista desta certificação teve início quando o professor foi o único representante da América Latina a participar da Academia FIG Nível 3 de Ginástica Aeróbica em Beijing, na China. Este é o mais importante curso de qualificação de treinadores nessa área do mundo, realizado pela Federação Internacional de Ginástica. Ao final das atividades, os participantes foram submetidos a um teste prático e teórico. Dos 28 treinadores de vários países, 11 alcançaram a certificação. Luiz Henrique foi aprovado com a maior pontuação. Sua atuação foi elogiada por dirigentes da delegação brasileira de Ginástica aeróbica.

“Participar da Academia em Beijing foi uma das melhores experiências da minha vida. Isso me possibilitou conviver com outras pessoas de culturas diferentes e interagir com professores e diretores de equipes da China, África do Sul, Inglaterra e Canadá”, afirma Luiz Henrique. Ainda segundo o professor, os contatos estabelecidos vão possibilitar o desenvolvimento de projetos e parcerias, reforçando ainda mais o setor de ginástica aeróbica da Ufla.