Projeto instala 50 coletores seletivos no campus

A média diária de produção de lixo na UFLA é estimada em 508,21 Kg. Por semana, esse número pula para 3.557,50 Kg. No entanto, o percentual de materiais recicláveis descartados pela comunidade ultrapassa 50% de todo lixo produzido.

 

Que tal ajudar a mudar esse quadro? Ainda dando seus primeiros passos, o “Projeto de Educação Ambiental no Campus – EDUCAMPUS” nasceu com o objetivo de contribuir para a melhoria do processo de gestão do lixo e resíduos sólidos produzidos na UFLA, assim como para despertar o interesse da comunidade universitária nesse tipo de questão ambiental.

 

Com isso, até o fim deste mês, a paisagem do campus vai ganhar um “colorido” ecológico. Ao todo, 50 coletores seletivos serão distribuídos pelo campus da UFLA, sendo cada um deles formado por quatro lixeiras: Plástico (vermelha), Papel (azul), Metal (amarelo) e não recicláveis (cinza).

 

Iniciativa dos membros do PET Administração, sob a orientação do prof. Elias Rodrigues de Oliveira (DAE) em parceria com a Proplag, Prefeitura do Campus e Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Lavras (Acamar), o projeto pretende ainda realizar outras ações nesse nível já no ano que vem.

 

Colabore selecionando seu lixo. A sua participação é fundamental para o sucesso do projeto e manutenção do campus cada vez mais limpo e sustentável!   

Associação adquire equipamentos para projeto Curumim

A Associação Feminina de Assistência Social Leão do Sul, vinculada ao 8º Batalhão da Polícia Militar, adquiriu vários equipamentos de atletismo para serem utilizados no projeto CRIE Curumim. A presidente da AFAS, Edwiges Botelho Bastos Assis, fez a entrega dos equipamentos ao prof. Fernando Roberto de Oliveira, do Departamento de Educação Física da UFLA, responsável pela oficina de atletismo do Curumim.

Os materiais foram adquiridos com o dinheiro arrecadado no Bailão Sertanejo, promovido pela AFAS. Foram comprados barreirinhas de salto, dardos de plástico e bambu, pesos de arremesso, escadas de agilidade, discos e martelos de arremesso.

25 crianças

A oficina de atletismo do Curumim conta com 25 crianças, que participam de aulas de iniciação esportiva três vezes por semana. O projeto já revelou duas promessas que venceram provas nacionais do Circuito Caixa de Atletismo, na categoria infantil.

Os pais que quiserem matricular suas crianças no projeto podem procurar a Assessoria de Comunicação Organizacional da 6ª RPM, no quartel da PM em Lavras. Além de atletismo, o projeto possui oficinas de Judô, Karatê e Basquete. Mais informações pelo 3829-3242 ou no blog http://criecurumim.blogspot.com.

 

 

Festival Integra Vôlei reúne crianças e adolescentes na UFLA

A Confederação Brasileira de Voleibol, a Federação Mineira e a UFLA promovem, amanhã, o Festival Integra Vôlei 2010.

 

Coordenado pelo prof. Marcelo de Castro Teixeira, o festival pretende integrar várias escolas de Lavras e de até uma escola de Ijaci. Farão parte das competições crianças e adolescentes de 8 a 14 anos, sendo times masculinos e femininos. Haverá, ainda, sorteio de brindes, além da participação dos estudantes de Educação Física da UFLA.

 

Serviço

 

Data: 20/11/2010

Horário: de 8 às 12 horas

Entrada Franca

Local: Ginásio Poliesportivo da UFLA

Mais informações: 35-3829-1298 | 3829-1293

Ufla celebra acordo com Universidade de Leuven, da Bélgica

Um novo acordo internacional foi estabelecido pela Ufla, na manhã desta sexta-feira, dia 19, com a Universidade Católica de Leuven, da Bélgica. Com essa iniciativa, sobe para 21 os tratados de cooperação mútua da universidade com diversas instituições de ensino do mundo.

O documento, assinado por representantes das duas instituições, terá validade de cinco anos. Segundo o interlocutor do convênio, prof. Renato Paiva, o convênio vai facilitar as publicações conjuntas de artigos científicos, incluindo as eletrônicas e livros didáticos acadêmicos. Além disso, vai promover a organização de eventos internacionais em áreas estratégicas de interesse mútuo (seminários, conferências, workshops, etc).

Um dos pontos destacados pelo pesquisador da Universidade Católica de Leuven, Dr. Rony Swennen e que motivou a parceria foi a dedicação e o empenho de estudantes e professores da Ufla em pesquisas que já vinham sendo realizadas entre as duas instituições nos últimos anos. Ele ressaltou, também, a riqueza da biodiversidade brasileira que vai possibilitar a elaboração de projetos de preservação de plantas para um desenvolvimento sustentável dos agrossistemas.

O reitor em exercício e diretor de Relações Internacionais da Ufla, prof. Elias Tadeu Fialho, disse que viabilizar parcerias entre instituições de outros países é uma tendência e uma necessidade diante do mundo cada vez mais globalizado. “Todas essas parcerias que estamos estabelecendo abrem as portas para diversas ações conjuntas, como a elaboração de projetos de pesquisa; o intercâmbio de docentes, pesquisadores e estudantes; a organização de eventos científicos e culturais e a troca de informações e publicações acadêmicas, além do desenvolvimento de cursos e disciplinas compartilhados”.

Para o diretor de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde do CNPq, prof. José Oswaldo Siqueira, a parceria estabelecida pela Ufla deve ser cada vez mais incentivada. Segundo ele, isso representa uma série de ações inovadoras, difundida em todo o país, com expectativas de bons resultados, tanto para o meio acadêmico, permitindo a troca de conhecimentos; como para a sociedade, através de pesquisas que poderão solucionar diversos problemas. “É preciso investir no conhecimento e tornar nosso país competitivo em todos os níveis. Nosso desafio hoje é formar doutores com visão empreendedora, inovadora e de negócios. Os tratados de cooperação internacional nos auxiliam muito nesta nova perspectiva”.