Mercado de trabalho para agrônomos é tema de palestra

A visão dos profissionais recém formados na área de Agronomia para o mercado de trabalho nos próximos anos será debatida durante uma palestra que será realizada no dia 03 de novembro, às 15h, no anfiteatro do Departamento de Entomologia (DEN). Participam das discussões membros da Empresa Dupont, uma as maiores do mundo atuantes nas áreas de agricultura e nutrição, com divisões de negócios de defensivos agrícolas, biotecnologia e alimentação.

A palestra pretende fornecer a visão da empresa para o perfil do Engenheiro Agrônomo que o mercado de trabalho exige, fornecendo um panorama geral sobre defensivos agrícolas, com ênfase para fungicidas e tratamento de sementes. Outro ponto que será abordado são os desafios encontrados durante a trajetória profissional e como se preparar em sala de aula e em formação complementar para superá-los.

O evento é promovido pelo Departamento de Fitopatologia (DFT) e Dupont. È destinado preferencialmente a estudantes de agronomia que cursam a disciplina Fitopatologia Aplicada ou estejam nos últimos períodos do curso. A participação é gratuita. Não será necessária inscrição prévia, mas a entrada apenas será garantida aos primeiros que chegarem ao local com capacidade para 80 pessoas.

 

Estudante recebe prêmio Jovem Cientista do Presidente Lula

O doutorando Francisco Guilherme Esteves Nogueira, do programa de pós-graduação em Agroquímica da Ufla, foi classificado em segundo lugar na categoria Graduado no XXIV Prêmio Jovem Cientista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O concurso premiou pesquisadores de todo o Brasil que desenvolveram trabalhos com o tema “Energia e Meio Ambiente – Soluções para o Futuro”. A entrega das distinções está marcada para 17 de novembro, em Brasília, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

O trabalho premiado consiste na obtenção de produtos de interesse industrial, a partir da glicerina, um resíduo resultante da fabricação de biocombustíveis. A tecnologia, pioneira no país, utilizou como catalisador compostos a base do elemento químico nióbio. Da mistura deste produto com o resíduo do biodiesel, Francisco obteve dois resultados: a produção do ácido acrílico, utilizado na produção de tintas, tecidos, adesivos, couro, fibras, detergentes e no tratamento de papel; e um aditivo químico que melhora o rendimento dos combustíveis e diminui a poluição.

Francisco desenvolve esta pesquisa há dois anos. Ele conta que um dos fatores que o motivou no desenvolvimento do trabalho foi à produção cada vez mais crescente de biodiesel no Brasil. “Como conseqüência dessa realidade, uma enorme quantidade de glicerina residual é gerada na sua produção. Só para se ter um exemplo, somente em 2010 foram gerados em torno de 230 mil toneladas. Deste total, grande parte não apresenta destinação adequada”, afirma.

De acordo com o orientador do projeto, prof. Luis Carlos de Oliveira, do Departamento de Química (DQI), o desenvolvimento de trabalhos que criam alternativas para um ambiente sustentável deve ser cada vez mais estimulado. “Outro fator importante a ser destacado é que uma premiação como essa coloca a Ufla entre as melhores universidades do país e evidencia a qualidades das pesquisas do nosso departamento, além de servir incentivo aos alunos”.

 

O Prêmio Jovem Cientista

A edição deste ano bateu recorde de inscrições: foram 2.158 em todo o país, sendo 233 nas categorias Graduado e Estudante do Ensino Superior, e 1.925 na categoria Estudante do Ensino Médio. O Prêmio foi criado em 1981 e é fruto de parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Gerdau e a Fundação Roberto Marinho (FRM). Tem o objetivo de incentivar a pesquisa no Brasil e é considerado, pela comunidade científica, uma das mais importantes premiações do gênero na América Latina. A entrega da premiação é feita pelo Presidente da República e reúne na cerimônia autoridades governamentais na área da Ciência e Tecnologia, além dos mais respeitados nomes da ciência brasileira.

Os temas escolhidos são sempre de interesse da população e buscam soluções para problemas nacionais. Alguns dos assuntos abordados em anos anteriores foram: "Qualidade dos alimentos e saúde do homem", "Reciclagem de rejeitos industriais", "Saúde da população e controle de endemias", "Oceanos: fonte de alimentos", "Saúde da População – controle da infecção hospitalar" e "Educação".

Centro de Informática alerta quanto a e-mails falsos

Falsos e-mails têm circulado na internet solicitando que os usuários de e-mail da UFLA façam o recadastramento de suas contas e informem dados confidenciais (login e senha).

O Centro de Informática da UFLA informa que não envia nenhum tipo de e-mail solicitando informações pessoais. Portanto, e-mails como esse não devem ser respondidos em hipótese alguma. Além disso, o Centro de Informática não está realizando qualquer tipo de recadastramento, pois as informações cadastrais dos usuários são providas automaticamente pelo sistema integrado de gestão (SIG), disponíveis no DRCA, DGP e PROPLAG.

Destaca-se, ainda, que os comunicados do Centro de Informática para a comunidade acadêmica são enviados via Assessoria de Comunicação, setor oficial de comunicação da UFLA. Assim, emails solicitando tais informações provavelmente se tratam de spam.

Grupo promove Ciclo de Palestras em Comportamento Motor

O Grupo de Estudos e Pesquisa em Comportamento Motor (Gepecom), coordenado pelos professores do Departamento de Educação Física, Alessando Bruzi e Juliana Dascal, promove, nos dias 06 e 20 de novembro, o Ciclo de Palestras em Comportamento Motor. Confira a programação abaixo:

 

Mini-curso 1: Crianças com Transtorno no Desenvolvimento da Coordenação: identificação e intervenção,a ser ministrado pelo prof. Lúcio Fernandes Ferreira (doutorando da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo).

O curso abordará conceitos relacionados ao Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação, a fim de delinear as bases para identificação e intervenções que auxiliarão profissionais de Educação Física e áreas afins em suas práticas pedagógicas.

 

Data: 06 de novembro de 2010

Horário e locais: das 8h às 12h (Anfiteatro da Biblioteca) e das 14h às 18h (Ginásio da UFLA)

 

Mini-curso 2: Avaliação do Desenvolvimento Motor, a ser ministrado pelo prof. Luciano Basso, da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo).

O curso abordará conceitos relacionados à Avaliação do Desenvolvimento Motor, para possíveis delineamentos práticos de identificação das fases do desenvolvimento motor que o indivíduo se encontra, auxiliando profissionais de Educação Física e áreas afins em suas práticas pedagógicas.

 

Data: 20 de novembro de 2010

Horário e locais: das 8h às 12h (Anfiteatro da Biblioteca) e das 14h às 18h (Ginásio Poliesportivo do Gammon)

 

Serviço

As inscrições são limitadas e devem realizadas no Departamento de Educação Física, das 14 às 17h. Mais informações pelo 3829-5135.

Inscrições para transferência externa terminam hoje

A Pró-Reitoria de Graduação abriu inscrições para 118 vagas em oito cursos de graduação presencial e a distância para interessados em ingressar na Ufla no processo de transferência externa. As oportunidades são para Ciência da Computação (2), Educação Física Bacharelado (13), Educação Física Licenciatura (11), Física (20), Matemática (32), Sistemas de Informação (11) e Zootecnia (2). Na modalidade a distância, são 27 vagas em Administração Pública, divididas pelos seguintes pólos: Araçuaí (4), Campos Gerais (5), Formiga (6), Lavras (7) e Santa Rita de Caldas (5).

O prazo termina nesta quarta-feira, dia10. Podem se candidatar a uma das vagas os estudantes que se encontram dentro do prazo mínimo de integralização curricular e que tenham cursado, no mínimo, 20% da carga horária total do curso de origem e que devam cursar pelo menos 50% da carga horária estabelecida para o curso pretendido na Ufla.

As inscrições podem ser feitas de duas maneiras: presencial, diretamente na PRG, no Campus Universitário; ou através de correspondência enviada para a Caixa Postal 3037, Cep 37200-000, Lavras, MG. Será cobrada uma taxa no valor de R$40 que deverá ser paga através de Guia de recolhimento da União (GRU), disponível no site www.drca.ufla.br/requerimentos.asp.

Clique aqui e confira o edital completo.

Outras informações pelos telefones (35) 3829-1113 / 1134