DRI lança versão do portal da UFLA em inglês

Como forma de inserir ainda mais a UFLA no contexto internacional, a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) divulgou recentemente uma versão inicial do portal da UFLA em inglês.

 

Esta versão em inglês, mesmo que ainda sejam feitas adequações, já terá condições de dar uma enorme visibilidade à UFLA e a comunidade acadêmica, possibilitando que pessoas em todas as partes do mundo tenham fácil acesso às informações sobre a nossa universidade.

 

O desenvolvimento desse trabalho foi possível por meio do apoio do prof. Claudio Fabiano Motta Toledo, membro da DRI lotado no Departamento de Ciências da Computação. Também colaborou o estudante de Ciências da Computação, Tulio Spuri.

 

 A versão está disponível no link “English” da página da UFLA.

 

Greenpeace Brasil realiza exposição “Código Florestal”

A Coordenadoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão promove, a partir do dia 26, a exposição “Greenpeace Brasil” Código Florestal. As fotografias que compõem a exposição podem ser conferidas na Cantina Central da UFLA.

A nova Exposição da ONG traz imagens fortes que convidam os brasileiros a refletir, mas uma vez, sobre o futuro da Amazônia. "Buscamos com essa atividade alertar e engajar a população contra as mudanças no Código Florestal”, diz Rafael Cruz, do Greenpeace.

Data: 26 a 29 de outubro

Horário: das 9 às 17h

Projeto exibe 1º filme do ciclo “Biografia dos Cientistas’

O projeto “A Magia da Física e do Universo” exibe, amanhã, o filme “Agora”, primeiro longa do ciclo de cinema “Biografia de Cientistas”, com filmes que retratam não apenas reconstruções de descobertas, experimentos e biografias de cientistas, mas as reações da sociedade frente ao desenvolvimento da ciência.

O filme "Agora" (2009) retrata eventos do século IV no Egito, centrado na história da astrônoma e filósofa Hypatia, de Alexandria.

Data: 22 de Outubro

Horário: 9:30h

Público alvo: comunidade em geral

Local: Sala de Audiovisual do Museu de História Natural – Campus Histórico da UFLA

 

Ciclo de filmes retrata vida de importantes cientistas

O projeto “A Magia da Física e do Universo”, do Departamento de Ciências exatas (DEX) apresenta um ciclo de cinema com filmes que retratam não apenas reconstruções de descobertas, experimentos e biografias de cientistas, mas as reações da sociedade frente ao desenvolvimento da ciência. As produções apresentam conteúdos com densidade artística de grande relevância para a formação dos estudantes universitários, professores e interessados em geral. As exibições acontecem a partir das 09:30h, na Sala de Audiovisual do Museu de História Natural, no campus histórico da Ufla.

 

Confira a programação:

22 de Outubro: Agora (2009)

O filme "Agora" (2009) retrata eventos do século IV no Egito, centrado na história da astrônoma e filósofa Hypatia de Alexandria.

29 de Outubro: A Vida de Galileu (1975)

É uma adaptação cinematográfica da peça homônima de Bertold Brecht, mostra quantos interesses em jogo existem na ciência: interesses de classe, materiais, pessoais, etc.

05 de Novembro: Madame Curie (1943)

Este filme retrata a vida da célebre física franco polonesa e ganhadora de dois Prêmios Nobel, Marie Curie Roteiro de Aldoux Huxley com a adaptação da biografia escrita por Eve Curie, filha de Marie.

12 de Novembro: Breaking the code (1996)

Alan Mathison Turing foi um matemático britânico que veio a ser considerado um grande nome da história da computação somente em 1975, pois a maior parte de seu trabalho foi desenvolvida na área de espionagem na II Guerra Mundial. Parte da vida de Alan Turing é retratada no filme Breaking the code.

19 de Novembro: Einstein (2008)

Einstein é um documentário sobre a vida de Einstein, com um foco especial na dificuldade que ele encontrou em confirmar experimentalmente as suas teorias. Com a participação de diversos divulgadores da ciência.

26 de Novembro: Criação (2009)

Este filme mostra o período em que “Charles Darwin” trabalhava no estudo sobre A Origem das Espécies e a historia de um homem entre conflitos com sua esposa, uma cristã fervorosa que não apóia sua ‘teoria’ de que não existe lugar para Deus, e sua devoção pela ciência.

03 de Dezembro: Além do Tempo (1996)

Drama biográfico retratando a vida do famoso físico Richard Feynman (participante do Projeto Manhattan e ganhador do prêmio Nobel e o grande amor da sua vida.

 

 

Aluna é destaque em prêmio de iniciação científica do CNPq

Durante a cerimônia de abertura da 7ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), ocorrida nesta terça-feira (19) em Brasília, foi realizada a entrega do 8º Prêmio Destaque do Ano da Iniciação Científica, do CNPq, que contemplou os três primeiros colocados divididos em três grandes áreas do conhecimento. Dentre os premiados na categoria Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, o trabalho desenvolvido pela estudante Nayara Teodoro do Prado, do curso de Química da Ufla, ficou em terceiro lugar.

O projeto tem como título “Tratamento dos rejeitos sólidos da indústria do couro contendo cromo: uso como fonte orgânica de nitrogênio para a agricultura”. Orientado pelo professor Luis Carlos Alves de Oliveira, trata-se de uma pesquisa que consistiu na geração de informações básicas sobre o colágeno, que poderá ser utilizado no desenvolvimento de futuras tecnologias agrícolas (fonte alternativa de insumos agrícolas), para as condições tropicais.

A ideia é propor uma destinação ambientalmente correta, viável econômica e tecnicamente para um dos passivos ambientais mais perigosos da cadeia produtiva do couro. Esse resíduo, após extração do cromo, gera um sólido rico em colágeno, com potencial de uso agronômico devido ao elevado teor de nitrogênio.

A premiação

O Prêmio, que conta com a parceria da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), é um reconhecimento aos trabalhos de destaque realizados por bolsistas de Iniciação Científica do CNPq e às instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

Esta edição do Prêmio Destaque do Ano da Iniciação Científica registrou um aumento de 30% na participação das instituições de ensino e pesquisa e de 11% no número de bolsistas, em relação à edição 2009. Ao todo foram recebidos 157 trabalhos. A área com maior número de inscritos foi Ciências da Vida, 43; seguida por Ciências Exatas, da Terra e das Engenharias, 39; e Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes, 35. Participaram 90 instituições, sendo 71 universidades e 19 institutos de pesquisa.