Prazo para transferência interna termina nesta sexta, dia 08

Nesta sexta-feira, dia 08, termina o prazo das inscrições para alunos interessados em mudança interna de curso. São 144 vagas em 12 graduações presenciais e a distância. São elas: Administração (3), Ciência da Computação (9), Educação Física Bacharelado (14), Educação Física Licenciatura (14), Engenharia Ambiental (4) Engenharia de Alimentos (1), Engenharia de Controle e Automação (3), Física (20), Matemática (32), Sistemas de Informação (12) e Zootecnia (4). Na modalidade a distancia, são 28 vagas em Administração Pública divididas pelos seguintes pólos: Araçuaí (4), Campos Gerais (5), Formiga (6), Lavras (8) e Santa Rita de Caldas (5).

Podem se inscrever os estudantes que se encontram dentro do prazo mínimo de integralização curricular e que tenham cursado, com aprovação, na Ufla, pelo menos 10% da carga horária total do curso de origem e que devam cursar pelo menos 10% da carga horária estabelecida para o curso pretendido.

Para inscrição, o candidato deve retirar requerimento na Diretoria de Registro e Controle Acadêmico (DRCA).

O edital completo está disponível no site www.prg.ufla.br.

Outras informações pelos telefones 3829-1113 e 3829-1134

 

Disponível conteúdo das provas do concurso público

Já está disponível o conteúdo programático das provas do concurso público para preenchimento de 52 vagas de técnicos administrativos para compor o quadro efetivo da Universidade Federal de Lavras (Ufla). A relação está disponível no site www.dgp.ufla.br/concurso/TA. O salário é de R$ 1821,94 mais benefícios, como auxilio alimentação e saúde. As inscrições vão de 18 de outubro a 03 de novembro.

Do total de vagas, 49 são para Assistente em Administração, sendo três destinadas a portadores de deficiência. O edital prevê a nomeação dos aprovados de acordo com a seguinte escala: quatro para este ano, 14 para 2011 e 31 em 2012. O candidato interessado a uma dessas oportunidades deve possuir ensino médio completo. Já as outras três vagas restantes são para Técnico em Tecnologia da Informação, sendo exigida formação em curso de ensino médio profissionalizante nesta área. A nomeação dos aprovados está prevista para 2010.

As inscrições poderão ser feitas somente através da internet, no site da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP). Os interessados devem pagar uma taxa de R$ 45. Para os candidatos que desejam isenção no valor de inscrição, o período para estes pedidos é de 18 a 21 de outubro. O resultado será divulgado no dia 26.

Os candidatos ao cargo de Assistente em Administração serão submetidos a uma prova com 50 questões de múltipla escolha, sendo 30 de Língua Portuguesa, Legislação e Matemática, com peso um; 20 questões específicas, com peso dois; e uma redação valendo 20 pontos. Já para Técnico em Tecnologia da Informação são 60 questões, sendo 30 de Língua Portuguesa, Legislação e Matemática, com peso um; e 30 questões específicas, com peso dois. As avaliações serão realizadas somente na cidade de Lavras, no dia 12 de dezembro, das 08h às 12h. .

 

Perspectivas para cultura canavieira na região Sul de Minas

Teve início, na manhã desta quinta-feira, dia 07, o 4º Simpósio Sul- Mineiro de Cana de açúcar (Sincana). O evento tem por objetivo oferecer aos alunos de graduação, pós-graduação e recém formados um aprimoramento profissional, abordando novas tecnologias de manejo agrícola e industrial do produto.

Durante solenidade de abertura, o reitor em exercício da Ufla, prof. Elias Tadeu Fialho, disse que discussões sobre essa cultura são bastante pertinentes, uma vez que o setor recebeu fortes investimentos em ciência e tecnologia, tanto do setor público, quanto do privado. Essa realidade faz com que a safra deste ano alcance recorde histórico. “O crescimento da produção em 2010 será 11,1% maior do que a registrada em 2009, conforme dados da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil”.

Ainda segundo Fialho, Minas Gerais é o estado que registra as maiores taxas de crescimento do setor. Só para se ter uma ideia do tamanho dessa representatividade, o estado é hoje o segundo maior produtor nacional de açúcar e o terceiro de etanol. E as perspectivas futuras são bastante otimistas: a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) prevê um aumento de 11,5% na produção de etanol e 20,8% de açúcar. “Hoje a cana de açúcar é o insumo básico não apenas para o açúcar, como também para uma variedade incrível de produtos com valor agregado, particularmente, o etanol que abastece nossos automóveis e ajuda a reduzir o uso do petróleo”.

 

Organização

 

O Simpósio é uma realização do Núcleo de Estudos em Cana de Açúcar (Necana). O grupo foi fundado em maio de 2007, por iniciativa de professores e alunos envolvidos com a cultura da cana na Ufla. A iniciativa pretende aproximar esta cultura do sul de Minas Gerais, uma vez que a região não é tradicional produtora de cana-de-açúcar para fins industriais.

O grupo promove regularmente simpósios, cursos, palestras, visitas técnicas e, por meio de seminários, os membros se atualizam e se aproximam do setor canavieiro.

 

Setor estratégico

O Brasil tem aumentado a cada ano a produção de cana de açúcar, fazendo com que o país seja o maior produtor mundial de açúcar e o segundo na produção de álcool. De acordo com o prof. Luiz Antônio Bastos de Andrade, coordenador do Necana, o etanol é altamente estratégico, pois a instabilidade no preço do barril de petróleo desestabiliza a economia.

Com a produção de álcool em alta, o país se torna competitivo no mercado externo de combustível. O professor esclarece, ainda, que essa tendência de crescimento deve ser ainda mais consolidada com os investimentos em tecnologia e mecanização que facilitam o processo de produção. “Este setor evolui rapidamente, sendo altamente dinâmico. Por isso é tão importante reunir profissionais da área, debater novas tecnologias e traçar planos futuros”.