DRI lança versão do portal da UFLA em inglês

A Diretoria de Relações Internacionais, em parceria com o prof. Claudio Fabiano Motta Toledo, do Departamento de Ciência da Computação, acaba de lançar a versão do site da UFLA em inglês, disponível no link “English” da página da UFLA.

A versão em inglês permitirá maior visibilidade  à universidade, bem como à sua comunidade acadêmica, possibilitando, ainda, que pessoas de todas as partes do mundo tenham fácil acesso às informações relacionadas às várias áreas de pesquisa estudadas na UFLA.

 

“Cinema Com Vida” exibe “Persépolis” amanhã, dia 06/10

Nesta quarta-feira, dia 06/10, às 15h, a Mostra de filmes “CINEMA COM VIDA” exibe e discute “Persépolis” no Museu de História Natural. A entrada é franca!

O filme

“Persépolis” filme de 2007 é uma adaptação da obra em quadrinhos com o mesmo título escrita pela autora e também diretora Marjane Satrapi, com a contribuição de Vicent Parannaud. A narrativa trata da vida de uma criança que presencia a queda do Xá Reza Pahlevi com a Revolução Islâmica no Irã, e então convive com a repressão do novo governo e com a recessão de quase uma década causada pela Guerra contra o Iraque. O contexto de conflito – religioso, político e econômico – é, dessa maneira, representado pela vida dos personagens da narrativa, ou seja, por sujeitos de uma história que muitas vezes só conhecemos pela versão da mídia, ou por análises ‘distanciadas’. Há ainda outro conflito presente na narrativa: as relações entre o Ocidente e o Oriente, vivenciadas de maneira peculiar pela personagem principal. Tal narrativa apresenta de forma bastante delicada a vida de sujeitos históricos; o que faz tanto da obra literária quanto do filme citados objetos interessantíssimos de análise dentro da proposta de se apresentar versões de fatos históricos com representações artísticas.

Referência bibliográfica: CHAVES, Luana Hordones. Persépolis: sujeitos históricos na literatura e no cinema. III Simpósio Gêneros Híbridos da Modernidade – Literatura no cinema. 2009.

Censura: 18 anos.

A participação em 75% da mostra dará direito a certificado. Aproveitem!

Mais informações no blog: http://cinemacomvida.blogspot.com/

 

Começa a V Semana do Livro e da Biblioteca da UFLA

“Todo esse trabalho se destina a apresentar à comunidade a nossa produção científica, as novidades da literatura adquirida, um projeto-piloto sobre o moderno auto-empréstimo, além de diversas palestras sobre assuntos de interesse dos alunos de graduação e disponibilização de serviços ofertados pela biblioteca”, afirmou a diretora da Biblioteca, Vânia Natal de Oliveira, em relação a V Semana do Livro e da Biblioteca da UFLA.

O evento, que tem como tema a “Formação universitária: leitura como base para o conhecimento”, foi aberto ontem (04/10), com a presença de estudantes da Escola Estadual Tiradentes, de técnicos administrativos, de professores e de membros do Coral Vozes do Campus (que se apresentaram durante a solenidade).

As comemorações ocorrem nesse mês em razão do Dia Nacional do Livro (dia 29) e da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, ambas datas comemoradas em outubro. “Assim, esse mês é propício ao desenvolvimento de atividades que tenham como principal objetivo incentivar o gosto pela leitura e pelas manifestações artísticas e culturais”, explica Vânia.

Mesa

Os trabalhos de abertura do evento foram dirigidos pelo reitor prof. Antônio Nazareno Guimarães Mendes, sendo que a mesa também foi composta pelo pró-reitor adjunto de Pós-Graduação, prof. Alcides Moino Júnior, pelo pró-reitor de Extensão, Magno Antônio Patto Ramalho e pela diretora da biblioteca.

Programação

5/10/2009 Terça-feira

Tecnologia e Campanhas educativas

15h00 Inicialização do Projeto Piloto de auto-empréstimo

Local: Ala II da Biblioteca da UFLA

16:30h: Inauguração do Painel de Novas Aquisições

             Campanha de Silêncio “Fale Baixinho, edição 2”

Local: Ala I da Biblioteca da UFLA

06/10/2008 Quarta-feira

O dia do Leitor

8h00 Plantão de Serviços da Biblioteca

Local: Ala I da Biblioteca da UFLA

Ciclo de Palestras

Comunicação e comunicação jornalística

Mariza Alvarenga Mesquita Magalhães

8:00h

Manual de normalização e estrutura de trabalhos acadêmicos da UFLA: dicas de formatação

Eliana José Bernardes e Rosiane Maria Oliveira

9:00h

Direito Autoral com enfoque especial à propriedade intelectual

Miguel Arcanjo de Carvalho

10:00h

Aprendendo a utilizar o Novo Portal de Periódicos da Capes

Nivaldo Oliveira

11:00h

Como escrever bem?: elementos textuais e dicas de português

Daniele Ribeiro de Faria

13:00h

Normalização  documentária: referências e citações

Simone Assis Medeiros

14:00h

 Noções básicas de organizações de documentos

Inaldo Nascimento Conceição

15:00h

Falar em público com eficiência

Sérgio Wagner de Oliveira

16:00h

 

Segurança na web: como se proteger de ameaças e softwares indesejáveis

10. Como elaborar projetos de pesquisa

Nivaldo Oliveira

18:30h

Comportamento assertivo e relações de trabalho

Izonel Custódio de Carvalho Júnior

19:30h

Acessibilidade na universidade brasileira

Ronaldo Alves Libânio

20:30h 

Inscrição na Seção de Referência

Local: Sala de teleconferência

07/10/2009 Quinta-feira

Encerramento da V Semana do Livro e da Biblioteca da UFLA

16h00 Menção honrosa a usuários da Biblioteca da UFLA

             Menção Honrosa às personalidades que colaboraram com a Biblioteca

             Apresentação de Talentos musicais da UFLA

Local: Cantina Central

 

Cotações do feijão e do milho sustentam renda agrícola

O Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras (DAE/Ufla) divulgou os Índices de Preços Agrícolas referentes ao mês de setembro, cujas altas do feijão e do milho sustentaram a renda do setor agrícola.

Em setembro, o Índice de Preços Recebidos (IPR) pela venda dos produtos agropecuários teve variação positiva de 3,76%, enquanto o Índice de Preços Pagos (IPP) pelos insumos agrícolas aumentou 0,07%. Estes índices estimam, respectivamente, a variação da renda agrícola e o comportamento dos custos de produção do setor.

Desde agosto que os grãos vêm recuperando a renda no campo. Nesse mês, a alta do IPR já tinha sido de 7,4% e agora ficou em 3,76%, acumulando uma alta em dois meses de 11,51%. Já os insumos acumularam um aumento no mesmo período de 0,07%.

Na análise por setor, foram as cotações do feijão e do milho que mais pressionaram os preços agrícolas. O preço médio pago ao produtor de feijão subiu 83,59% em relação ao mês passado e o do milho, alta de 29,61%.

Já os hortifrutigranjeiros apresentaram, em média, queda de preços no mês de setembro, cuja variação foi de -17,11%, com destaque para as baixas nos preços da laranja (-50,0%), da cebola (-20,21%), da couve-flor (-33,33%), do repolho (-32,31%) e do tomate, cuja queda foi de 26,47%. Já as cotações do arroz e do café se mantiveram estável no mês.

Em setembro, tanto o preço do leite tipo C pago ao pecuarista, quanto ao preço do leite tipo B, tiveram alterações negativas em relação ao mês de agosto, de -2,96% e   -5,63, respectivamente.