Mercado de trabalho para agrônomos é tema de palestra

A visão dos profissionais recém formados na área de Agronomia para o mercado de trabalho nos próximos anos será debatida durante uma palestra que será realizada no dia 03 de novembro, às 15h, no anfiteatro do Departamento de Entomologia (DEN). Participam das discussões membros da Empresa Dupont, uma as maiores do mundo atuantes nas áreas de agricultura e nutrição, com divisões de negócios de defensivos agrícolas, biotecnologia e alimentação.

A palestra pretende fornecer a visão da empresa para o perfil do Engenheiro Agrônomo que o mercado de trabalho exige, fornecendo um panorama geral sobre defensivos agrícolas, com ênfase para fungicidas e tratamento de sementes. Outro ponto que será abordado são os desafios encontrados durante a trajetória profissional e como se preparar em sala de aula e em formação complementar para superá-los.

O evento é promovido pelo Departamento de Fitopatologia (DFT) e Dupont. È destinado preferencialmente a estudantes de agronomia que cursam a disciplina Fitopatologia Aplicada ou estejam nos últimos períodos do curso. A participação é gratuita. Não será necessária inscrição prévia, mas a entrada apenas será garantida aos primeiros que chegarem ao local com capacidade para 80 pessoas.

 

Estudante recebe prêmio Jovem Cientista do Presidente Lula

O doutorando Francisco Guilherme Esteves Nogueira, do programa de pós-graduação em Agroquímica da Ufla, foi classificado em segundo lugar na categoria Graduado no XXIV Prêmio Jovem Cientista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O concurso premiou pesquisadores de todo o Brasil que desenvolveram trabalhos com o tema “Energia e Meio Ambiente – Soluções para o Futuro”. A entrega das distinções está marcada para 17 de novembro, em Brasília, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

O trabalho premiado consiste na obtenção de produtos de interesse industrial, a partir da glicerina, um resíduo resultante da fabricação de biocombustíveis. A tecnologia, pioneira no país, utilizou como catalisador compostos a base do elemento químico nióbio. Da mistura deste produto com o resíduo do biodiesel, Francisco obteve dois resultados: a produção do ácido acrílico, utilizado na produção de tintas, tecidos, adesivos, couro, fibras, detergentes e no tratamento de papel; e um aditivo químico que melhora o rendimento dos combustíveis e diminui a poluição.

Francisco desenvolve esta pesquisa há dois anos. Ele conta que um dos fatores que o motivou no desenvolvimento do trabalho foi à produção cada vez mais crescente de biodiesel no Brasil. “Como conseqüência dessa realidade, uma enorme quantidade de glicerina residual é gerada na sua produção. Só para se ter um exemplo, somente em 2010 foram gerados em torno de 230 mil toneladas. Deste total, grande parte não apresenta destinação adequada”, afirma.

De acordo com o orientador do projeto, prof. Luis Carlos de Oliveira, do Departamento de Química (DQI), o desenvolvimento de trabalhos que criam alternativas para um ambiente sustentável deve ser cada vez mais estimulado. “Outro fator importante a ser destacado é que uma premiação como essa coloca a Ufla entre as melhores universidades do país e evidencia a qualidades das pesquisas do nosso departamento, além de servir incentivo aos alunos”.

 

O Prêmio Jovem Cientista

A edição deste ano bateu recorde de inscrições: foram 2.158 em todo o país, sendo 233 nas categorias Graduado e Estudante do Ensino Superior, e 1.925 na categoria Estudante do Ensino Médio. O Prêmio foi criado em 1981 e é fruto de parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Gerdau e a Fundação Roberto Marinho (FRM). Tem o objetivo de incentivar a pesquisa no Brasil e é considerado, pela comunidade científica, uma das mais importantes premiações do gênero na América Latina. A entrega da premiação é feita pelo Presidente da República e reúne na cerimônia autoridades governamentais na área da Ciência e Tecnologia, além dos mais respeitados nomes da ciência brasileira.

Os temas escolhidos são sempre de interesse da população e buscam soluções para problemas nacionais. Alguns dos assuntos abordados em anos anteriores foram: "Qualidade dos alimentos e saúde do homem", "Reciclagem de rejeitos industriais", "Saúde da população e controle de endemias", "Oceanos: fonte de alimentos", "Saúde da População – controle da infecção hospitalar" e "Educação".

Centro de Informática alerta quanto a e-mails falsos

Falsos e-mails têm circulado na internet solicitando que os usuários de e-mail da UFLA façam o recadastramento de suas contas e informem dados confidenciais (login e senha).

O Centro de Informática da UFLA informa que não envia nenhum tipo de e-mail solicitando informações pessoais. Portanto, e-mails como esse não devem ser respondidos em hipótese alguma. Além disso, o Centro de Informática não está realizando qualquer tipo de recadastramento, pois as informações cadastrais dos usuários são providas automaticamente pelo sistema integrado de gestão (SIG), disponíveis no DRCA, DGP e PROPLAG.

Destaca-se, ainda, que os comunicados do Centro de Informática para a comunidade acadêmica são enviados via Assessoria de Comunicação, setor oficial de comunicação da UFLA. Assim, emails solicitando tais informações provavelmente se tratam de spam.

Grupo promove Ciclo de Palestras em Comportamento Motor

O Grupo de Estudos e Pesquisa em Comportamento Motor (Gepecom), coordenado pelos professores do Departamento de Educação Física, Alessando Bruzi e Juliana Dascal, promove, nos dias 06 e 20 de novembro, o Ciclo de Palestras em Comportamento Motor. Confira a programação abaixo:

 

Mini-curso 1: Crianças com Transtorno no Desenvolvimento da Coordenação: identificação e intervenção,a ser ministrado pelo prof. Lúcio Fernandes Ferreira (doutorando da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo).

O curso abordará conceitos relacionados ao Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação, a fim de delinear as bases para identificação e intervenções que auxiliarão profissionais de Educação Física e áreas afins em suas práticas pedagógicas.

 

Data: 06 de novembro de 2010

Horário e locais: das 8h às 12h (Anfiteatro da Biblioteca) e das 14h às 18h (Ginásio da UFLA)

 

Mini-curso 2: Avaliação do Desenvolvimento Motor, a ser ministrado pelo prof. Luciano Basso, da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo).

O curso abordará conceitos relacionados à Avaliação do Desenvolvimento Motor, para possíveis delineamentos práticos de identificação das fases do desenvolvimento motor que o indivíduo se encontra, auxiliando profissionais de Educação Física e áreas afins em suas práticas pedagógicas.

 

Data: 20 de novembro de 2010

Horário e locais: das 8h às 12h (Anfiteatro da Biblioteca) e das 14h às 18h (Ginásio Poliesportivo do Gammon)

 

Serviço

As inscrições são limitadas e devem realizadas no Departamento de Educação Física, das 14 às 17h. Mais informações pelo 3829-5135.

Inscrições para transferência externa terminam hoje

A Pró-Reitoria de Graduação abriu inscrições para 118 vagas em oito cursos de graduação presencial e a distância para interessados em ingressar na Ufla no processo de transferência externa. As oportunidades são para Ciência da Computação (2), Educação Física Bacharelado (13), Educação Física Licenciatura (11), Física (20), Matemática (32), Sistemas de Informação (11) e Zootecnia (2). Na modalidade a distância, são 27 vagas em Administração Pública, divididas pelos seguintes pólos: Araçuaí (4), Campos Gerais (5), Formiga (6), Lavras (7) e Santa Rita de Caldas (5).

O prazo termina nesta quarta-feira, dia10. Podem se candidatar a uma das vagas os estudantes que se encontram dentro do prazo mínimo de integralização curricular e que tenham cursado, no mínimo, 20% da carga horária total do curso de origem e que devam cursar pelo menos 50% da carga horária estabelecida para o curso pretendido na Ufla.

As inscrições podem ser feitas de duas maneiras: presencial, diretamente na PRG, no Campus Universitário; ou através de correspondência enviada para a Caixa Postal 3037, Cep 37200-000, Lavras, MG. Será cobrada uma taxa no valor de R$40 que deverá ser paga através de Guia de recolhimento da União (GRU), disponível no site www.drca.ufla.br/requerimentos.asp.

Clique aqui e confira o edital completo.

Outras informações pelos telefones (35) 3829-1113 / 1134

Técnica do Plantio Direto é tema de simpósio sul-mineiro

Realizou-se, ontem, dia 26, no Salão de Convenções da UFLA, a abertura do 2º Simpósio Sul-mineiro de Plantio Direto e do 6º Ciclo de Palestras em Plantio Direto, evento organizado pelo Núcleo de Estudos sobre Sistemas de Plantio Direto.

O NESPD é um órgão destinado a congregar profissionais, estudantes, professores e produtores atuantes em agricultura, pecuária e silvicultura que utilizam-se de técnicas que atendam às premissas pertinentes ao Sistema Plantio Direto. A finalidade núcleo é realizar acontecimentos que contribuam para a disseminação e incremento dos conhecimentos na área da tecnologia do Plantio Direto, além de promover treinamentos e aperfeiçoamento de produtores, profissionais, professores, estudantes de graduação e de pós-graduação em ensino, pesquisa e extensão em relação à técnica.

A mesa que dirigiu os trabalhos durante a abertura do evento foi composta pelo reitor da UFLA em exercício, prof. Elias Tadeu Fialho, pelo pró-reitor de Extensão e Cultura, prof. Magno Antônio Patto Ramalho, pelo chefe do Departamento de Agricultura, prof. Gabriel José de Carvalho, pelo tutor do Núcleo de Estudos sobre Sistemas de Plantio Direto, prof. Élberis Pereira Botrel e pelo coordenador do evento e presidente do Núcleo, Antonio Ariel Canedo Rivera.

 

O prof. Élberis parabenizou o NESPD pela organização do evento e ressaltou a importância do conhecimento amplo da técnica, especialmente para os profissionais da área de Ciências Agrárias, “mais da metade da área de agricultura brasileira faz uso do plantio direto atualmente”.

Já o prof. Fialho teceu vários comentários acerca do assunto, destacou que a adoção do plantio direto expressa a perfeita harmonia do homem com a natureza e proporciona economias significativas para a sociedade como um todo.

O vice-reitor também destacou o trabalho do NESPD que, desde 2004, vem realizando o Ciclo de Palestras em Plantio Direto com muito sucesso.   

Ifes entregam ao MEC propostas para a criação do consórcio

As propostas para a instituição do consórcio das universidades federais sediadas nas regiões sul e sudeste de Minas foram entregues ao ministro da Educação, Fernando Haddad, em evento nesta segunda-feira, dia 25, no auditório do Ibama, em Belo Horizonte. Essas propostas constituem o Plano de Desenvolvimento Institucional do Consórcio (PDIC), que contém os objetivos e as diretrizes das universidades consorciadas para o quinquênio 2011-2015. O documento também foi repassado ao governo de Minas, representado pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Evaldo Ferreira Vilela.

A cerimônia reuniu os reitores das sete universidades que integram o consórcio e diversas autoridades. Estiveram presentes os reitores Luiz Cláudio Costa, da UFV, coordenador do consórcio; Henrique Miranda Chaves, da Federal de Juiz de Fora; Renato de Aquino Faria Nunes, da Federal de Itajubá; Paulo Márcio de Faria e Silva, da Federal de Alfenas; Antônio Nazareno Mendes, da Federal de Lavras; Helvécio Luiz Reis, da Federal de São João del Rei; e João Luiz Martins, da Federal de Ouro Preto.

Vantagens

Com a institucionalização do consórcio será possível a integração acadêmica nas áreas de ensino, principalmente no que se refere a mobilidade estudantil, pesquisa e extensão. Outra vantagem dessa atuação conjunta será a conquista de maior eficiência na captação e aplicação de recursos, e o estabelecimento de parcerias para atuação nas áreas de inovação e novas tecnologias e desenvolvimento social e em outras áreas estratégicas, visando ao desenvolvimento institucional e à capacidade de apresentar propostas para a solução de problemas sociais de Minas e do País.

O reitor Luiz Cláudio, ao fazer a apresentação do consórcio ressaltou os avanços conquistados no setor nos últimos anos, destacando o acerto da atuação do ministro Fernando Haddad na valorização do ensino superior. Não é possível desenvolver de acordo com as potencialidades do País sem uma educação bem planejada e bem qualificada, pensando estrategicamente. Como salientou, na atualidade é possível às universidades pensar estrategicamente em seu papel de estado, apesar de algumas fragilidades que estão sendo corrigidas. Nesse contexto, a criação do consórcio vem constituir uma proposta inovadora, no Brasil e no mundo, que pode alterar a maneira de se fazer a educação superior e de fazer com que essa educação interaja com a sociedade. A construção do consórcio é o produto de reflexões que serão intensificadas a partir de agora, em seminários e fóruns de discussão nas comunidades acadêmicas, de acordo com as especificidades de cada uma delas, sempre com a participação da sociedade. Em especial, lembrando-se que as universidades brasileiras têm muito a dizer sobre o momento por que passa o Brasil, em sua afirmação como centro importante de produção científica e como economia de destaque mundial.

A presidente da União Estadual dos Estudantes de Minas Gerais, Luiza Lafetá, falou sobre o grande significado da educação superior para o País e manifestou a esperança de que o consórcio entre as universidades venha a se concretizar com sucesso.

Para o secretário adjunto Evaldo Vilela, o governo mineiro considera muito positiva a implementação do consórcio, pois fará com que a união dessas universidades, muito competentes em suas ações, elevar seu patamar de influencia e contribua decisivamente para a geração do conhecimento e a criação de empregos. Como disse, o governo de Minas tem o projeto de tornar o estado líder na economia do conhecimento e o fortalecimento das universidades é fundamental, não apenas na formação de profissionais, mas influenciando diretamente o desenvolvimento do País, tornando o sistema produtivo mais competitivo. Outra vantagem dessa união, lembrou Vilela, é possibilitar à Fapemig a concretização de um fomento de qualidade, que envolva pesquisadores e empresas na geração do conhecimento, tornando-as mais competitivas e eficientes.

O ministro Fernando Haddad mostrou-se amplamente favorável à constituição do consórcio, qualificando-o como mecanismo para a superação de uma defasagem entre a crescente importância do Brasil na produção científica mundial e o posicionamento ocupado pelas universidades brasileiras entre suas congêneres em outros países. Para ele, o consórcio representa a oportunidade para que se modifique positivamente esse quadro, com instituições de excelência que produzem conhecimento, formam recursos humanos e atuam em suas comunidades, pois seu fortalecimento interessa à sociedade e ao País. Os indicadores apresentados pelo consórcio, quando se fala de sua produção científica e no número de docentes, estudantes e funcionários técnico-administrativos já o credenciam a uma posição de destaque, criando um caldo de cultura muito propício a potencializar a excelência acadêmica de cada uma dessas instituições.

 

O que representa o consórcio

O Consórcio reúne 239 cursos de graduação, oferece mais de 13 mil vagas e atende a mais de 48 mil alunos matriculados na graduação presencial. Na pós-graduação, oferece 145 programas, sendo quatro com conceito 7, máximo definido pela Capes, três com conceito 6 e outros 20 com conceito 5, todos considerados de excelência. São mais de três mil alunos de mestrado e 1.700 de doutorado. As sete universidades reúnem 4.390 docentes e 5.968 técnicos administrativos.

 

Mobilidade acadêmica

Implantação da matrícula cruzada para permitir que alunos façam disciplinas entre as consorciadas; realização de treinamentos em novas tecnologias de pesquisa e ensino; formação de um banco de assessores e consultores; troca de experiências e contribuição para capacitar pessoal de outra instituição. Outro ponto de convergência é a criação do Centro de Estudos Avançados, uma estrutura presente em grandes academias e fundamental para pensar estratégias para a ciência, ensino e cultura.

 

Assistência Estudantil

Para possibilitar que os alunos se matriculem interinstitucionalmente em uma das setes universidades a serem consorciadas, o grupo de Assistência Estudantil está desenvolvendo políticas que viabilizem esses trâmites inclusive para aqueles discentes que possuem vulnerabilidade socioeconômica. A Assistência é a responsável por ser gestora dos equipamentos sociais que garantem a permanência dos alunos no ensino superior.

 

Vestibular e Graduação

Uma das mudanças mais significativas propostas é a uniformização do processo seletivo entre as sete consorciadas. Além disso, será sugerida a criação de um Núcleo de Estudos Pedagógicos, que dentre outras funções, analisaria a criação de novos cursos nas diferentes áreas do conhecimento relacionado as potencialidades das diversas regiões das instituições. As universidades consorciadas pretendem ainda criar cursos curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e em Artes e Design com ciclos complementares profissionalizantes.

 

Pesquisa e Pós-Graduação

As consorciadas pretendem criar um Centro de Estudos Avançados visando à integração, ao fortalecimento e à expansão da pesquisa e da pós-graduação e a melhoria da inserção internacional da pesquisa brasileira. Pretende-se ainda criar programas de pós-graduação compartilhados em áreas estratégicas e mecanismos de cooperação entre os programas. As universidades também pretendem desenvolver projetos e formação de núcleos de estudos prioritariamente nas áreas de nanotecnologia, bioenergia, biodiversidade, meio ambiente, sustentabilidade, fitoterápicos e educação. Deverão ser criados centros de pesquisa em áreas estratégicas compartilhando infraestrutura de laboratórios.

 

Extensão e Cultura

A proposta é realizar através de um corredor cultural, a circulação e intercâmbio de grupos e artistas das universidades. Pretende-se também unir esforços para realizar projetos de extensão nas áreas de gestão de resíduos e de ações voltadas para políticas públicas.

 

Localização geográfica

A iniciativa pioneira da criação do Consórcio das Universidades do Sul-Sudeste de Minas Gerais surge da constatação de que essas instituições apresentam características comuns e complementares que facilitam sua associação. A localização geográfica e a proximidade entre elas é fator preponderante para a criação do Consórcio, uma vez que esta é a única região do Brasil que possui sete universidades separadas por um raio de cerca de 200 quilômetros. Além disso, segundo dados do Ministério da Educação, todas as instituições oferecem cursos de qualidade. Os cursos de graduação estão bem situados no Índice Geral de Cursos (IGC) com valores entre quatro e cinco, e pós-graduação avaliada como excelente pela Capes, inclusive em nível internacional.

A proposta prevê ainda uma estrutura administrativa para o Consórcio. Instituições de incentivo à pesquisa e empresas já demonstraram interesse em financiar programas e projetos compartilhados pelas universidades consorciadas.

As discussões ocorridas até agora definiram, entre outras, as áreas de atuação que serão atribuídas a cada uma das instituições participantes do consórcio. A UFV está com a coordenação geral, cabendo à UFJF os assuntos ligados à pós-graduação. A Unifei encarrega-se da pesquisa; a Unifal, da graduação; a UFLA, do planejamento e gestão; a UFSJ, da extensão e cultura; e a Ufop, da assistência estudantil.

Seleção para o curso de Administração Pública a distância

A UFLA, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), está com processo seletivo aberto para o curso de Administração Pública, modalidade a distância.  

Ao todo, serão oferecidas 250 vagas já no primeiro semestre de 2011, divididas igualmente entre as seguintes cidades-polo: Campos Gerais, Formiga, Ilicínea, Lavras e Santa Rita de Caldas.

Inscrições

Os candidatos podem inscrever-se de 5 a 17 de novembro, sendo necessários documentos como CPF e identidade. O valor da taxa de inscrição é de R$ 70,00, sendo que os pedidos de isenção da taxa de inscrição deverão ser feitos apenas de 5 a 9.11. Tanto as inscrições como os pedidos de isenção devem ser feitos pelo www.copese.ufla.br.

Prova

A prova será aplicada nas cidades-polo, no dia 19 de dezembro, das 8 às 12 horas e conterá 60 questões de múltipla escolha, além de uma Redação. Os programas relativos a cada matéria estão disponíveis no endereço www.copese.ufla.br.

Serviço

O edital com todas as informações sobre o assunto está disponível no site do Copese (www.copese.ufla.br) ou no site do Centro de Apoio à Educação a Distância (Cead) (www.cead.ufla.br). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (35) 3829-1556.

Inscrições para etapa do programa de Titulação Simultânea

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação está com inscrições abertas para a segunda etapa do processo seletivo 2011/1 nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (PPGSS) da UFLA, modalidade de Titulação Simultânea, nível Doutorado entre a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e o Lancaster Environment Centre (LEC) da Lancaster University (LANCS) – Reino Unido.

As inscrições para a essa etapa estarão abertas até a meia-noite (24 horas) de 12/11/2010, horário oficial de Brasília e serão realizadas por meio eletrônico (link disponível no www.prpg.ufla.br)

Dupla Titulação

O programa de Dupla Titulação é fruto da parceria entre a UFLA e o Lancaster Environment Centre e consiste na orientação conjunta de estudantes brasileiros e ingleses em nível de Doutorado por parte de pesquisadores de ambas as instituições. Os estudantes envolvidos no programa desenvolvem obrigatoriamente um ano de seu doutoramento na instituição parceira estrangeira, sendo considerado oficialmente estudante de ambas instituições. A emissão do diploma de doutoramento é reconhecida pelas duas instituições.

A seleção de estudantes se dá por meio de processo seletivo específico (edital no www.prpg.ufla.br). Para 2011, os candidatos com o melhor perfil para o desenvolvimento de projetos são:

Projeto I: The role of floral resources in enhancing biodiversity-dependent ecosystem services in horticulture

Equipe UFLA: LUIS CLÁUDIO PATERNO SILVEIRA

Equipe LANCASTER: ANDREW WILBY

 

Projeto II: Land-use change and soil microbial communities in Brazilian Amazonia: implications for biodiversity conservation, ecosystem function and land-use sustainability

Equipe UFLA: Fátima Maria de Souza Moreira

Equipe LANCASTER: Richard Bardgett

 

Projeto III: The diversity and composition of freshwater fish across three Brazilian watersheds: implications for the conservation of biotic integrity.

Equipe UFLA: Paulo dos Santos Pompeu

Equipe LANCASTER: Jos Barlow

“Cinema Com Vida” exibe “O Show De Truman – O Show Da Vida”

Nesta quarta-feira, dia 27/10, às 15h, a Mostra de filmes “CINEMA COM VIDA” exibe e discute “O Show De Truman – O Show Da Vida” no Museu de História Natural. A entrada é franca!

Sinopse

O filme é uma crítica e também uma sátira da persuasiva manipulação da mídia. O vendedor de seguros Truman Burbank (Jim Carrey) tem todos os momentos da sua vida capturados por câmeras escondidas. Tudo é televisionado para uma audiência gigantesca, sem que ele saiba. Seus amigos e sua família são atores que lhe sorriem agradavelmente. Tudo não passa de uma farsa, incluindo a cidade onde vive e seu casamento com Meryl (Laura Linney). Aos 30 anos, Truman desconfia que há algo estranho em seu mundo, percebe que está preso num grande esquema que cerceia sua liberdade e tenta fugir. O filme teve 3 indicações ao Oscar e foi vencedor de 3 Globos de Ouro, incluindo o de melhor ator para Jim Carrey.

 

Ficha técnica

Diretor: Peter Weir

Elenco: Jim Carrey, Laura Linney, Ed Harris, Noah Emmerich, Natascha McElhone, Holland Taylor.

Produção: Ed Feldman, Andrew Niccol, Scott Rudin, Adam Schroeder

Roteiro: Andrew Niccol

Fotografia: Peter Biziou

Trilha Sonora: Burkhard Dallwitz, Philip Glass

Duração: 102 min.

Ano: 1998

País: EUA

Gênero: Drama

Censura: 18 anos.

A participação em 75% da mostra dará direito a certificado. Aproveitem!

 

Mais informações no blog: http://cinemacomvida.blogspot.com/