Inscrição para o PAS começa nesta segunda, dia 27

A partir da próxima segunda-feira, dia 27, estudantes do ensino médio podem se inscrever para o Programa de Avaliação Seriada (PAS), da Universidade Federal de Lavras (Ufla). Este processo seletivo é uma das formas de ingresso na instituição, oferecendo 40% do total de vagas previstas para o primeiro semestre. Para 2011, são 386 oportunidades em 22 cursos.

Na primeira e na segunda etapas, as avaliações serão aplicadas (questões objetivas, de múltipla escolha e Redação) pela própria Ufla. Cada fase terá um peso diferenciado: 30% nas duas fases iniciais e 40% na terceira etapa que corresponde a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os estudantes terão que se inscrever em qualquer uma das etapas do PAS até 20 de outubro pelo www.copese.ufla.br.O valor da taxa de inscrição é de R$ 85,00. É importante frisar que, apesar da prova da terceira etapa do PAS ser o Enem, o candidato a esta etapa também deverá efetuar sua inscrição pelo site, fazendo a opção por um curso. Neste caso, o prazo vai até 25/10 e não há pagamento de taxa.

As provas da primeira e da segunda etapas serão aplicadas nos dias 27 e 28 de novembro, das 08h às 11h30. No primeiro dia, serão realizadas as avaliações de Biologia, Física, Matemática e Química. No segundo, os estudantes fazem prova de Geografia, História, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Redação.

Os candidatos podem optar por realizar as provas nas seguintes cidades; Lavras, Alfenas, Belo Horizonte, Divinópolis, Ipatinga, Itajubá, Juiz de Fora e Uberlândia.

Mais informações e edital completo no site www.copese.ufla.br, pelos fones 35.3829.1120/1133 ou pelo copese@ufla.br.

Divirta-se nos eventos culturais da Reunião da SBPC

A Reunião Regional da SBPC em Lavras pretende agradar aos mais variados públicos. Por isso mesmo, contará com uma vasta programação técnico-científica. Além disso, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura está promovendo eventos que vão garantir a diversão durante toda a semana. E o melhor, as apresentações são gratuitas e abertas a toda a comunidade. Não fique aí parado. Participe!

Segunda 27/09  

18h Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de São João Del Rey

Salão de Convenções

Terça 28/09

12h Grupo Mistura Fina

Cantina Central

18h Meninas Cantoras de Lavras

Salão de Convenções

 

Quarta 29/09

12h Banda "Sambocêis"

Cantina Central

18h Pianista Carla Seibert (de BH)

Salão de Convenções

Quinta 30/09

12h Quarteto de Cordas

Cantina Central

18h Banda "Sambocêis"

Salão de Convenções

Sexta 01/10

12h Banda Alternativa A

Estudante da Veterinária apresenta trabalho no Alasca

O estudante do curso de Medicina Veterinária e bolsista Pibic- CNPq, Renato Lopes Previdelli, apresentou um trabalho no 8th International Ruminant Reproduction Symposium  (8º Simpósio Internacional de Reprodução de Ruminantes), em  Anchorage, Alasca, Estados Unidos. O estudo também será publicado na revista “Reproduction in Domestic Ruminants”.

Orientado pelo prof. João Bosco Barreto Filho, do Departamento de Medicina Veterinária, o trabalho é resultado de pesquisas em propriedades leiteiras com o objetivo de estudar a prevalência de doenças virais como a diarréia viral bovina (BVD) e a rinotraqueíte infecciosa bovina (IBR).

A BVD é uma doença que utiliza o sistema reprodutivo para se manter e se disseminar entre os indivíduos, já a IBR é principalmente associada a patologias do sistema reprodutor animal, podendo até causar quadros de aborto.

Apoio

Para apresentar o trabalho no Alasca, Renato contou com o apoio de Bárbara Rodrigues Alves Silva, Lucas Cota Torres, Marcos Vinícius de Castro Ferraz Jr. e Tatiany Fernandes e Silva, todos acadêmicos de Medicina Veterinária que também colaboraram na elaboração do trabalho.   

Inscrições para Titulação Simultânea terminam dia 01/10

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação está com edital aberto para o primeiro processo seletivo nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFLA, modalidade Titulação Simultânea, nível doutorado, entre a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e o Lancaster Environment Centre (LEC) da Lancaster University (LANCS) – Reino Unido.

 

Serão selecionados três estudantes de acordo com os requisitos do edital. O prazo para o envio de propostas de projetos de pesquisa a serem desenvolvidos em parceria termina no dia 1º de outubro. Nessa primeira etapa da seleção, a apresentação da proposta deve ser realizada pelo coordenador brasileiro do projeto, em formulário próprio, na língua inglesa.

 

Já as inscrições para a segunda etapa do processo será realizada do dia 11/10/2010 até a meia-noite (24 horas) de 12/11/2010, horário oficial de Brasília e serão realizadas por meio eletrônico, pela página da Pró-Reitoria de Pós-Graduação.

O edital completo e o formulário de inscrições podem ser acessados pelo www.prpg.ufla.br.

.