Ufla renova acordo com universidade holandesa

Um novo convênio de cooperação internacional com a Universidade de Wageningen/Holanda foi assinado pelo reitor da Ufla, prof. Antônio Nazareno Guimarães Mendes e o presidente da instituição holandesa, Aalt Aleio Dijkhuizen, na tarde desta segunda-feira, dia 20. A parceria será estabelecida por mais três anos e propõe o desenvolvimento de pesquisas na área de agricultura e a criação do Centro de Segurança Alimentar

A parceria com a universidade da Holanda foi firmada oficialmente em 2001 e possibilitou a execução de diversas pesquisas, dentre elas o estudo sobre a biodiversidade do bioma do cerrado brasileiro. Para o reitor da Ufla, prof. Nazareno, a renovação do acordo representa o avanço das relações internacionais estabelecidas pela Universidade ao longo dos últimos anos. “A relação que estabelecemos com Wageningen, de tão promissora, nos serve de referência para que possamos ampliar ainda mais nossa inserção internacional”.

Durante a assinatura do acordo, o presidente da Universidade de Wageningen, Aalt Aleio Dijkhuizen, foi homenageado pelo reitor com um certificado e uma medalha comemorativa do centenário da Ufla, em reconhecimento aos importantes avanços nos processos educacionais e tecnológicos alcançados nos últimos anos.

Para Dijkhuizen, o sucesso da parceria só é possível graças ao comprometimento de professores e estudantes de ambas as instituições. “É com muito orgulho que recebo esta homenagem, mas é importante reconhecer que tudo isso só foi possível porque trabalhamos com pessoas sérias e comprometidas com o desenvolvimento de pesquisas, principalmente nas áreas de alimentos, sustentabilidade e bioenergia”.

 

Novos desafios

Atualmente seis projetos, aprovados na Capes e envolvendo doze professores da Ufla, são executados em parceria com a Universidade de Wageningen. A instituição é um dos maiores centros de pesquisa do mundo nas áreas de biotecnologia e biologia molecular vegetal. A renovação do acordo prevê o desenvolvimento de estudo e pesquisa entre os dois países para troca de experiências e tecnologia, realização de pós doutorado e bolsas de estágio sanduíche, com duração de um ano, para estudantes de doutorado.

Um dos grandes desafios é a criação do Centro de Segurança Alimentar, que já conta com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Educação (MEC), com a assessoria da Universidade de Wageningen. A ideia é sediar este setor na Ufla e fomentar os setores de pesquisa e treinamento de pessoal na área de Defesa Agropecuária, de maneira a fortalecer os estudos sobre Segurança Alimentar em toda a cadeia produtiva de carne, frutas, grãos/sementes e produtos lácteos, com ênfase na gestão e controle dos riscos que estes produtos oferecem a saúde humana e animal.

 

UFLA participou da Exposição e Feira Estudantil de Lavras

A UFLA esteve presente, no último fim de semana, a Exposição e Feira Estudantil de Lavras (Expofel), evento promovido pela empresa Ecológica Brasil.

Na sala temática da universidade, pessoas de toda a comunidade puderam saber mais sobre os cursos oferecidos pela instituição. Na sexta-feira, apresentaram-se membros dos cursos de Agronomia, Ciência da Computação e Letras. No sábado, foi a vez das Engenharias: Agrícola e de Controle e Automação, Ciências Biológicas, Filosofia, Física, Medicina Veterinária, Pedagogia e Sistemas de Informação. Domingo, os presentes puderam conhecer mais sobre Administração e as Engenharias: Ambiental, Florestal e de Alimentos, Educação Física, Matemática, Química e Zootecnia.

No sábado, o “Painel de Profissões” contou com a participação dos profs. Magno Antônio Patto Ramalho e Christiane Barcellos Magalhães da Rocha, que falaram sobre os cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, respectivamente.

 

Houve, ainda, a apresentação de duas palestras: “Redação em Língua Portuguesa – redigir com clareza e eficiência. Podemos escrever bem!”, ministrada pela professora de Língua Portuguesa, Ieda Carvalho Alves e “O que é o Sistema de Seleção Unificada do MEC – SiSU/Enem”, ministrada pela Diretora da Comissão Permanente de Processo Seletivo (Copese/UFLA), Maria Eugênia Alvarenga Oliveira.

Pibid-Física promove feira de Ciências em escola estadual

Com o tema “Ciências, Saúde e Meio Ambiente”, realiza-se, no próximo dia 25, a Feira de Ciências da Escola Estadual Cristiano de Souza, evento organizado sob a orientação dos professores da escola em parceria com os bolsistas do Pibid-Física.

A feira é uma mostra dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos de ensino médio da escola. Os visitantes poderão, ainda, conhecer o planetário e assistir a exibições de filmes durante o evento.

Financiado pela Capes, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid ) tem por objetivo melhorar a formação dos estudantes de licenciaturas e do professores do  ensino fundamental e médio. Atualmente, todas as licenciaturas da UFLA fazem parte do projeto.

Serviço

Data: 25/09

Horário: das 8 às 16h

A entrada é aberta a toda comunidade   

Pró-Reitoria promove mudanças no registro de eventos

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura acaba de promover mudanças no registro dos cursos e eventos realizados na UFLA. A partir de agora, todo o processo de registro está sendo gerenciado pelo www.eventos.proec.ufla.br. Não há mais necessidade de utilização de material impresso.

Outra mudança são os prazos: o registro no sistema será viabilizado somente até pelo menos cinco dias antes da realização do evento ou curso. Depois disso, o próprio sistema impossibilita o preenchimento da ficha.

A Proec criou esse sistema visando agilizar o processo de registro de eventos e cursos vinculados à universidade. Afinal, essa é uma demanda que vem aumentando cada vez mais.

Serviço

Dúvidas relacionadas ao preenchimento de dados no novo sistema podem ser solucionadas pelo 3829-1568.