Pós-Graduação se destaca entre as melhores do país

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou o resultado da avaliação trienal dos programas de pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado)de todo o país.

Dos 20 programas da UFLA, nove (45%) tiveram seus conceitos elevados. O programa de Ciência do Solo, que tem apresentado desempenho acadêmico equivalente aos melhores centros de pós-graduação e pesquisa internacionais, obteve conceito 6. Os programas Agroquímica, Ciência dos Alimentos, Entomologia, Fitopatologia, Fitotecnia, Microbiologia Agrícola, Zootecnia, Estatística e Experimentação obtiveram conceito 5 por apresentaram elevado padrão de qualidade. Os demais programas receberam conceito 4, incluindo o  Biotecnologia Vegetal, que teve o seu conceito elevado.

Para o pró-reitor de Pós-Graduação, prof. Mozar José de Brito, “os conceitos obtidos atestam a qualidade do trabalho histórico desenvolvido pelos membros da nossa comunidade. Pela comparação entre a avaliação trienal de 2007 e a de 2010, observa-se que 45% dos programas (9 Mestrados e 9 Doutorados) elevaram os seus conceitos. Destaca-se que o percentual relativo de aumento de conceitos dos programas ofertados pela UFLA foi bem acima da marca de 19% alcançada pelo Sistema Nacional de pós-graduação, que reúne todos os programas reconhecidos pela Capes”.

Avaliação

Os resultados divulgados pela CAPES atestam a qualidade dos programas em termos das suas propostas pedagógicas, qualificação e competência do corpo docente, participação do corpo discente em projetos e publicações, qualidade de dissertações e teses, eficiência na formação de mestres e doutores, qualidade das publicações científicas e inserção social da Pós-Graduação Stricto Sensu da UFLA.

 

UFLA assinará acordo com universidade holandesa

A Reitoria e a Diretoria de Relações Internacionais realizam, no próximo dia 20, uma solenidade de Homenagem ao Presidente (Reitor) da Universidade de Wageningen, Aalt Aleio Dijkhuizen (Holanda). Durante o evento, a UFLA assinará o Termo de Acordo Internacional com a Universidade e Centro de Pesquisa de Wageningen.

 

Serviço

 

Data: 20 de setembro de 2010

Local: anfiteatro “Magno Antonio Patto Ramalho”, Departamento de Biologia

Horário: 14h

Mais informações: 3829-1858

Cresce 20,8% o número de cursos de mestrados e doutorados

Cresceu 20,8% o número de cursos de mestrados e doutorados avaliados no Brasil comparando-se os anos de 2007 para 2010. Esse é um dos resultados da avaliação da pós-graduação stricto sensu da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que é realizada a cada três anos, com atribuição de notas.

Neste ano, 877 consultores avaliaram 2.718 programas, que correspondem a 4.099 cursos, dos quais 2.436 são mestrados acadêmicos, 1.420 doutorados e 243 mestrados profissionais. Em 2007, foram avaliados 2.256 programas, 3.394 cursos: 2.061 mestrados acadêmicos, 1.177 doutorados e 156 mestrados profissionais.

A região Norte aparece com maior crescimento de cursos avaliados em relação ao ano de 2007, com 35,3%. Em seguida, as regiões Nordeste, 31,3%; Centro-Oeste, 29,8%; Sul, 24,2% e, por último, a região Sudeste com 14,9%.

O Sudeste ainda é a região com maior número de cursos, 2.190, representando 53,4% do total de cursos. O Sul representa 19,8%, com 810 cursos; Nordeste, 16,4%, 672; Centro-Oeste, 6,6%, 270 e a região Norte com 157 cursos, 3,8%.

 

Notas

Os programas recebem notas na seguinte escala: 1 e 2 que descredenciam o programa; 3 que significa desempenho regular, atendendo ao padrão mínimo de qualidade; 4 que é considerado um programa com bom desempenho; e 5 que é a nota atribuída ao programa que atinge muito bom nível. As notas 6 e 7 indicam desempenho equivalente ao alto padrão internacional. Os resultados apontam que do total avaliado, 85 cursos (2,1%) não alcançaram a nota mínima.

Os 4.099 cursos avaliados compõem 2.718 programas de pós-graduação (presença dos cursos de mestrado e doutorado e, eventualmente também o mestrado profissional, num programa com a mesma denominação numa mesma instituição).

Na avaliação deste ano, 112 programas receberam nota 7 e 186, nota 6. O Sudeste é a região com maior número de programas com notas 7 e 6, 95 e 139, respectivamente. Em seguida o Sul, com 15 notas 7 e 31 programas notas 6. A maior concentração de notas 7 e 6 nas regiões com maior tradição acadêmica, Sudeste e Sul, se dá pelo amadurecimento dos programas. As regiões N e NE, que tiveram o maior aumento de programas nos últimos três anos, ainda estão no processo natural de consolidação.

Na comparação de notas da Avaliação Trienal 2010 com as notas anteriores, 71% dos cursos mantiveram suas notas; 19% aumentaram; e 10% tiveram notas reduzidas.

O Ministério da Educação, por meio do Conselho Nacional de Educação, reconhece os resultados da Avaliação Trienal da Capes. É importante ressaltar que os cursos que não possuem a recomendação da Capes, não são autorizados pelo MEC e, por este motivo, não podem conceder certificados válidos de mestre e doutor.

Os resultados da avaliação fornecerão subsídios para a definição de planos e programas governamentais de desenvolvimento e investimentos no Sistema Nacional de Pós-Graduação.

Confira os números da pós-graduação no Brasil.

Doutorado

Total Brasil: 1.420

Sudeste: 844

Sul: 268

Nordeste: 193

Centro-Oeste: 77

Norte: 38

 

Mestrado Acadêmico

Total Brasil: 2.436

Sudeste: 1.211

]Sul: 494

Nordeste: 442

Centro-Oeste: 177

Norte: 112

 

Mestrado Profissional

Total Brasil: 243

Sudeste: 135

Sul: 48

Nordeste: 37

Centro-Oeste: 16

Norte: 7

 

Grupo comemora dia do leite com palestras e debates

Um dia inteiro dedicado ao estudo do leite. Na próxima sexta-feira, 17, estudantes de graduação e escolas agrotécnicas, técnicos, professores e produtores vão atualizar seus conhecimentos na área de gado leiteiro, através de estudos, palestras e debates. O Dia do Leite, promovido pelo Grupo do Leite da Ufla, está em sua segunda edição e terá início a partir das 08h, no Salão de Convenções. Os interessados podem se inscrever no dia do evento. O investimento é de R$15.

As atividades serão desenvolvidas ao longo do dia. A primeira palestra terá como tema “Melhoramento da raça holandesa na produção de leite”, proferida por Ricardo Berola, especialista nesta área. Em seguida será discutida a importância da assistência técnica dentro do cooperativismo, pelo ex-aluno da Ufla Junio Fabiano que atualmente presta assessoria para cadeia leiteira no Paraná. A última atividade prevista na programação será com o professor Marcelo Rosa, da Escola Agrícola de Muzambinho. Ele abordará o manejo racional e bem estar de vacas leiteiras: a ordenha sustentável.

 

Estudos

O Grupo do Leite é uma oportunidade para que estudantes aprofundem seus conhecimentos na atividade leiteira durante sua formação universitária. Os participantes desenvolvem o senso de responsabilidade e o trabalho em equipe, contribuindo para a formação de seus colegas e mantendo o setor de bovinos exercendo sua função de formar recursos humanos dentro da universidade. Tem como objetivo proporcionar condições necessárias para aplicação prática de seus conhecimentos teóricos relativos à área de formação profissional, com a vivência das profissões na pecuária leiteira ainda dentro da universidade.

Participam do grupo alunos de graduação com diversidade no estágio de formação acadêmica e regularmente matriculados nos cursos de Medicina Veterinária, Zootecnia e Agronomia. Colaboram, também, estudantes de mestrado e doutorado na área de produção animal, com ênfase de estudos em nutrição de gado leiteiro, orientados pelo prof. Marcos Neves Pereira. Novos membros são admitidos pelos próprios integrantes por julgamento subjetivo do interesse pela atividade leiteira, da capacidade de trabalho em equipe, da disponibilidade para executar tarefas extra classe e da vontade de fazer o setor de bovinos de leite crescer dentro da universidade.