DGP está com inscrições abertas para cursos de capacitação

A Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão, por meio da Diretoria de Gestão de Pessoas, está com inscrições abertas para quatro cursos: Gestão da Informação na Administração Pública, Relacionamento Interpessoal, Preparação para a Aposentadoria e Comunicação como base para o atendimento eficaz, todos a serem ministrados nesse semestre. Os cursos são voltados especialmente para servidores docentes e técnicos administrativos da UFLA.  

Gestão da Informação na Administração Pública

O objetivo é proporcionar ao servidor um entendimento geral de como colaborar com a universidade a atingir suas metas, mediante tratamento sistemático da busca de oportunidades estratégicas para uso da tecnologia da informação e da gestão da informação. Com isso, espera-se que o participante do curso desenvolva uma capacidade de análise e avaliação de como as organizações públicas podem gerenciar a informação além de usos tradicionais de tarefas operacionais.

Relacionamento Interpessoal

Pretende-se proporcionar aos servidores técnico-administrativos e docentes da UFLA espaço de reflexão e capacitação que lhes permitam a melhoria de desempenho em relacionamentos interpessoais no ambiente de trabalho e na vida pessoal, mediante autoconhecimento e capacidade de percepção do outro.

Preparação para a Aposentadoria

O curso vai proporcionar aos servidores técnico-administrativos e docentes da universidade, que estejam em vias de se aposentar, espaço de reflexão e capacitação que permitam melhor adequação do servidor ao processo de afastamento do trabalho e lhe garanta maior qualidade de vida na aposentadoria.

Comunicação como base para o atendimento eficaz

Dominar determinada área técnica não é mais o único fator relevante para o sucesso profissional e empresarial. Vários pesquisadores e consultores que estudam o comportamento social nas organizações modernas alertam sobre a importância de se utilizar corretamente a inteligência emocional, ou seja, saber utilizar a capacidade de relacionar-se no convívio profissional e social. Alertam ainda sobre a arte de bem atender o público, como vestir-se, ter asseio corporal, portar-se em uma reunião, ter compromisso com a comunicação.

Serviço

Os cursos Gestão Pública Estratégica e Inglês Instrumental foram adiados para o próximo semestre. Os interessados nas opções que estão sendo oferecidas devem preencher o formulário de inscrição e encaminhar à DGP. Informações relacionadas a cada curso podem ser obtidas pelo www.dgp.ufla.br/capacitacao, pelo ramal 1145 ou pelo sma@dgp.ufla.br.

189 educadores concluem curso de Pedagogia pelo Pró Formar

Realizou-se, no último dia 4, no Ginásio de Esportes da UFLA a colação de grau do curso de Pedagogia: Licenciatura para Educação Infantil – modalidade a distância do Consórcio Pró Formar, uma parceria interinstitucional entre as universidades: Federal de Lavras (UFLA), Federal de Mato Grosso (UFMT), Federal de Ouro Preto (UFOP), Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Federal de São João Del Rei (UFSJ), Federal do Espírito Santo (UFES) e Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

 

No Sul de Minas Gerais, esse consórcio está representado pelo Departamento de Educação da UFLA, sob a coordenação das professoras Cláudia Maria Ribeiro e Ila Maria Silva de Souza.

 

As cidades que, por meio de suas secretarias de educação, ofereceram o curso foram Lavras, Aguanil, Cambuquira, Carmo da Cachoeira, Itutinga, Paraguaçu, Perdões, Santana do Jacaré e São Francisco de Paula, sendo que 189 educadoras e educadores receberam o grau de pedagogas e pedagogos.

 

Durante mais de quatro anos, essas e esses profissionais da educação infantil foram instigados ao saber através de atividades que ultrapassaram os limites de uma profissionalização restrita apenas à obtenção de uma titulação. Com os conhecimentos adquiridos, as/os formandas/os construíram sua formação específica em que teoria e prática se mesclaram e tornaram-se qualificadas/os técnica e politicamente numa dinâmica transformadora e construtora de novos saberes capaz de proporcionar, cada vez mais, a qualidade que se necessita ao ensino infantil.

Marcada pela emoção da conquista da titulação em Pedagogia, pelas falas das paraninfas professoras Cláudia e Ila e pela presença das famílias, a colação de grau representou a força destas pessoas que, durante mais de quatro anos, enfrentaram obstáculos institucionais e pessoais, porém concluíram seu objetivo e são profissionais que constroem o dia-a-dia na educação infantil com outro olhar.

Acesso ao RU com cartão de identificação a partir do dia 13




A Coordenadoria de Moradia e Alimentação, da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec) informa que a partir do dia 13 de setembro o acesso ao Restaurante Universitário (RU) só será permitido mediante a apresentação do cartão de identificação.

Quem ainda não possui o documento deve solicitá-lo no Centro de Informática da Ufla, localizado ao lado do RU.

Outras informações pelo telefone 3829-1586.

Vacina da gripe H1N1 para dependentes de servidores da Ufla




A Coordenadoria de Saúde da Ufla vai promover, a partir desta quinta-feira, dia 09, uma campanha de vacinação contra o vírus H1N1 (gripe suína), direcionada aos dependentes dos servidores da Universidade com faixas etárias compreendidas entre 10 e 20 anos e de 40 a 59 anos. .

A campanha está inserida nas ações de promoção à saúde dos servidores técnico-administrativos, professores e estudantes da Ufla e tem por objetivo imunizar aqueles cuja faixa etária não foi contemplada pela campanha do Ministério da Saúde. A vacina oferecida será a trivalente, que imuniza contra o vírus H1N1 e ainda previne a Influenza A e B (gripe comum).

 

As vacinas serão disponibilizadas até a próxima sexta-feira, dia 24, na sede da Coordenadoria de Saúde, no Campus histórico, das 8h30 às 11:30h e das 14:30h às 16:30h. Será necessária a apresentação de documento de identidade ou certidão de nascimento e comprovante do vínculo do servidor com a Ufla (cartão de identificação ou contra-cheque).

 

Atenção: Não podem tomar a vacina

 

– Portadores de alergia a ovo *

– Que apresentem estado febril (acima de 37,8°C)

– Portadores de alergia ao antibiótico Gentamicina

* Na maioria dos casos, a alergia a ovo é caracterizada por dificuldade respiratória, queda de pressão sanguínea e urticária generalizada.

 

Outras informações pelo telefone 3829-1110