Futuro do esporte na universidade é debatido em seminário

 

“O futuro do esporte na UFLA” foi discutido num seminário promovido pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), ontem (01/09), no Salão de Convenções da UFLA.

A mesa que dirigiu os trabalhos no evento foi composta pelo reitor da UFLA em exercício, prof. José Roberto Soares Scolforo, pelo pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, prof. Élberis Pereira Botrel, pelo pró-reitor de Extensão e Cultura, prof. Magno Antônio Patto Ramalho, pelo chefe do Departamento de Educação Física, prof. Carlos Magno Alvarenga e pelo Coordenador de Esportes e Lazer da Praec, prof. Sandro Fernandes da Silva.

O pró-reitor prof. Élberis comentou que esse seminário tem o objetivo de ouvir todos os segmentos da universidade no que tange à questão dos esportes, ressaltando que essa área passou a ser coordenada pela Praec, por meio da recém-criada Coordenadoria dos Esportes e Lazer.

Tecendo comentários acerca das mudanças que estão ocorrendo nessa área dentro da UFLA, o prof. Scolforo afirmou que “a revitalização do Centro de Integração Universitária está em fase de licitação, isso inclui reformas na piscina, nas quadras e melhorias na iluminação do local. Ele comentou ainda que o número de “bolsas-esporte” será ampliado para que mais estudantes não só participem das atividades esportivas, mas também atuem como “monitores” dessas atividades, atuando como agentes multiplicadores dessa área.

Durante o seminário, tratou-se da história do esporte na instituição, assunto abordado pelos profs. José Oscar Vieira, Carlos Magno Alvarenga e Maria Rachel Vitorino, todos do Departamento de Educação Física. A atual situação do esporte também foi exposta pelo pró-reitor, prof. Élberis. Já os projetos na área envolvendo a comunidade foram comentados pelo prof. Fernando Roberto de Oliveira, também do DEF.

Outros aspectos relacionados ao assunto também foram discutidos pelos representantes da Associação Acadêmica de Esportes, Fabrício Rezende Salomão; do DCE, Paulo Fabrício Martins; da APG, Fernanda Bustamante e da Adufla/Sind’Ufla, Carlos Eduardo Volpato no decorrer do evento que, ao final, contou com um debate mediado pelo prof. Magno Ramalho.

Ufla presta homenagem aos aposentados




Uma história construída pelo empenho e dedicação de muitas pessoas. Todo ano, durante a semana de comemoração de seu aniversário, a Universidade Federal de Lavras (Ufla) presta uma homenagem a todos aqueles que acreditaram e contribuíram para o seu crescimento e desenvolvimento. Em 2010, quando completa 102 anos de existência, mais uma vez os aposentados tiveram um momento para rever amigos, contar histórias e relembrar momentos de toda uma vida de trabalho que fizeram da Ufla uma das instituições de ensino mais respeitadas no cenário nacional.

A confraternização aconteceu no Salão do Centro de Convivência Universitária (Ciuni), na manhã desta quinta-feira, dia 02. Professores e funcionários que se aposentaram a partir de setembro de 2009 receberam do reitor em exercício, prof. José Roberto Soares Scolforo, e da representante da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), Sônia Castejon Branco Alves Abrahão, um certificado de agradecimento pelos serviços prestados à Universidade.

Em seu discurso, Scolforo disse que é de fundamental importância o empenho de funcionários e professores para fazer a Ufla figurar entre as melhores Universidades do país. “Completamos 102 de existência e de uma história escrita a muitas mãos, através do esforço, empenho e dedicação de pessoas que acreditaram e tornaram possível alcançar o status que a Ufla tem hoje. A todos vocês, o nosso reconhecimento e nossos agradecimentos”.

Confira abaixo o depoimento dos servidores que foram homenageados.

Maria Cristina Cavalheiro Tourino: 17 anos, 7 meses e 12 dias dedicados à Ufla como funcionária

“É um reconhecimento do trabalho que desenvolvemos ao logo de nossas vidas. É bom sentir que mesmo distante, temos o carinho e o respeito dos nossos colegas”.

Carlos Alberto Pereira de Rezende:34 anos, 6 meses e 6 dias dedicados à Ufla como professor

“É uma vida de trabalho. Eu saí da Ufla, mas a Ufla não saiu de mim. É bom ver que a Universidade reconhece o nosso trabalho, principalmente os funcionários mais antigos que assistiram toda essa expansão que hoje fascina muita gente”.

Álvaro Bernardo Neto: 23 anos, 4 meses e 18 dias dedicados à Ufla como funcionário

“Recebo essa homenagem com muito gosto. É uma forma de reconhecer o esforço e o trabalho de todos nós que, de uma certa maneira, participamos do desenvolvimento e crescimento da nossa escola”.

 

Celeste Aída Maciel :32 anos, 1 mês e 2 dias dedicados à Ufla como funcionária

“Quando aposentei, recebi o carinho dos amigos do setor que trabalhei durante muitos anos. Hoje vejo que a Universidade, de uma maneira geral, reconhece toda uma vida de trabalho dedicada ao seu desenvolvimento. Fico muito impressionada em ver a Ufla hoje e sinto-me parte dessa trajetória”.

Antônio de Pádua Oliveira: 25 anos, 11 meses e 11 dias dedicados à Ufla como funcionário

“Minha passagem pela Ufla foi a realização de um sonho. Foi aqui que ampliei meus horizontes, fiz amigos e trabalhei com muito empenho e dedicação. A Universidade faz parte da minha vida”.

 

José Francisco Rodarte: 16 anos, 2 meses e 22 dias dedicados à Ufla como professor

“Mesmo aposentado, continuei exercendo meu trabalho como professor convidado. Gosto muito daqui. Mesmo aposentado, meu contato é permanente. A Ufla é uma parte muito importante na minha vida”.