As matrículas deverão ser feitas de 01 a 03 de setembro, conforme instruções de matrícula no site www.drca.ufla.br link “Calouros”. Mais informações podem ser obtidas pelo 35-3829-1561. Confira a lista no www.drca.ufla.br/calouros.
Arquivo diários:1 de setembro de 2010
Professor do DZO é um dos vencedores do Prêmio Impacto
O prêmio é uma iniciativa do MilkPoint visando valorizar o trabalho técnico no setor leiteiro, tendo sido patrocinado pela Itambé.
Preços do café e do milho sustentam renda agrícola em agosto
O Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras (DAE/Ufla) divulgou os Índices de Preços Agrícolas referentes ao mês de agosto, cujas altas do café e do milho sustentaram a renda do setor agrícola. Em agosto, o Índice de Preços Recebidos (IPR) pela venda dos produtos agropecuários teve variação positiva de 7,47%, enquanto o Índice de Preços Pagos (IPP) pelos insumos agrícolas caiu 0,06%. Estes índices estimam, respectivamente, a variação da renda agrícola e o comportamento dos custos de produção do setor.
Já o preço do feijão teve uma queda média de 2,99% e a cotação do arroz se manteve estável no mês. Em agosto, tanto o preço do leite tipo C pago ao pecuarista, quanto ao preço do leite tipo B, não tiveram alterações de preços em relação ao mês de julho.
Entre os insumos agrícolas, que ficaram mais baratos em agosto, destacam-se os preços dos fertilizantes, que caíram, em média, 1,51%, o das rações, com queda de 2,15%, os preços das sementes e mudas, cuja baixa foi de 4,07%%, os fungicidas, redução de 8,84, os formicidas, -10,98% e queda nos preços dos antibióticos de 7,91%. O destaque no mês ficou com a alta dos herbicidas, que ficaram mais caros para o produtor rural, 37,27%.
CNPq concede bolsas para professores recém doutores
Os professores Antônio Chalfun Júnior, do Departamento de Biologia (DBI), e Antônia dos Reis Figueira, do Departamento de Fitopatologia (DFP), tiveram suas propostas aprovadas na segunda chamada do Programa de Apoio a Projetos Institucionais com a Participação de Recém-doutores (Prodoc), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). No total, abrangendo a linha Prodoc e a linha Professor Visitante Nacional Sênior (PVNS), foram aprovados mais 67 projetos.
Apresentaram propostas os programas de pós-graduação reconhecidos pela Capes e vinculados a instituições de ensino superior (IES) públicas e as instituições federais de ensino superior (Ifes), criadas e estabelecidas a partir do ano 2000, e Ifes que aderiram ao programa Reuni e possuem campi fora de sede, desde que o proponente seja o professor contemplado com bolsa do PVNS.
O Prodoc abrange duas modalidades de apoio: concessão de uma bolsa de pós-doutorado por projeto, no valor de R$ 3,3 mil por mês, paga ao bolsista diretamente pela Capes, durante o período de execução do projeto; e repasse de recurso de custeio, no valor de R$ 12 mil anuais, ao coordenador do projeto, para ser aplicado nas atividades do bolsista.
Os projetos aprovados tem prazo máximo de execução de até dois anos, contados a partir da data da implementação da bolsa, sendo permitida uma renovação por igual período.
Confira abaixo os projetos aprovados pelos professores da Ufla:
Projeto:
Contribuição da melhoria da qualidade da bebida do café no estado de Minas Gerais mediante estudos da expressão gênica e atributos fenológicos e agronômicos da frutificação de cafés da mantiqueiraProjeto:
Estudo da interação patógeno-hospedeira utilizando marcadores fluorescentes