Uma grande festa junina está sendo preparada para animar toda a comunidade. O Centro Educacional da Ufla (Ceufla) convida a todos para neste sábado, dia 26, a partir das 15:30 h, se divertirem nas barraquinhas típicas e entrar no ritmo das quadrilhas.
Uma tarde inteira de atrações para se divertir com a família. Vários brinquedos estarão à disposição da criançada. Para repor as energias, muitos caldos, cachorro quente, pipoca, algodão doce, churrasquinho e doces. A entrada é gratuita. A festa acontece no Ceufla que fica no campus histórico da Universidade.
Professores que desenvolvem pesquisas na área de inovação tecnológica em biocombustíveis na Ufla aprovaram mais um projeto que vai impulsionar os estudos nessa área do conhecimento. A Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) do Ministério da Ciência e Tecnologia divulgou o resultado final dos projetos aprovados no edital Promopetro. Foram 22 propostas selecionadas em todo o Brasil, e a proposta da Federal de Lavras receberá o maior aporte individual de recursos: cerca de R$1 milhão
A Ufla foi a única instituição de Minas Gerais contemplada no edital Promopetro/FINEP, que tem o objetivo de promover a divulgação das atividades tecnológicas geradas nas instituições de ensino superior, relacionados aos setores de petróleo, gás, biocombustíveis e petroquímico, junto às instituições de ensino médio.
O desenvolvimento do projeto deverá contemplar atividades que busquem a solução de problemas reais no âmbito das atividades agrícolas, industriais e de serviços dos setores de Petróleo & Gás, Biocombustíveis e Petroquímica, incluindo, também, aqueles voltados para questões ambientais
O projeto da Ufla intitulado “Biodiesel: fator de interação e cooperação acadêmica dos ensinos superior e médio em Minas Gerais” será desenvolvido em parceria com a Fundação Educacional Montes Claros – FEMC. O trabalho foi elaborado envolvendo profissionais de seis diferentes departamentos da Universidade, com o objetivo de desenvolver ações de interação e transferência de conhecimento nas áreas tecnológicas do Biodiesel.
A implantação está programada para o segundo semestre de 2010 e pretende fortalecer as competências tecnológicas do biodiesel na região Norte do Estado de Minas Gerais. De acordo com o coordenador do projeto, professor Pedro Castro Neto, além da integração com outras instituições de ensino e o desenvolvimento de novas pesquisas, essas atividades vão possibilitar a melhoria no Laboratório de Biodiesel da Ufla, com a aquisição de equipamentos para a produção e uso de biodiesel e seus coprodutos.
Clique aqui e confira todas as propostas contempladas.
Os formandos da Ufla do próximo semestre terão novidades na colação de grau. De acordo com resolução do Conselho de Ensino e Pesquisa (CEPE), as sessões solenes serão realizadas por curso ou grupo de cursos, respeitando-se o limite de capacidade do local de realização, que também será alterado. A partir de dezembro, as formaturas vão acontecer nas instalações do novo Restaurante Universitário, até que um novo espaço seja disponibilizado para atender a demanda dos formandos e convidados.
Alterações, também, nos dias de realização das formaturas: elas acontecerão as quintas e sextas-feiras, de acordo com calendário proposto pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG). As sessões ocorrerão em conformidade com as normas a serem estabelecidas pelo Cerimonial da Universidade e pela PRG e informadas, previamente, às comissões de formatura.
Outras informações na Assessoria de Cerimonial pelo telefone (35) 3829-1861
Seis revistas científicas editadas por professores da Ufla vão receber apoio financeiro da Fapemig. As publicações “Tropical Plant Pathology”, “Cerne”, “Ciência E Agrotecnologia”, “Revista Brasileira de Sementes (RBS)”, “Infocomp – Journal Of Computer Science” e “Organizações Rurais & Agroindustriais” terão aporte financeiro para ampliar a divulgação dos resultados das pesquisas realizadas no Estado de Minas Gerais. Das 70 propostas recebidas no edital de “Apoio à publicação de periódicos científicos institucionais 2010”, 43 foram aprovadas pela fundação, sendo distribuídos R$867 mil em recursos.
O Edital faz parte do Programa de Apoio a Publicações Científicas e Tecnológicas, lançado no final de 2005, e tem o objetivo de beneficiar projetos de editoração e publicação de periódicos científicos brasileiros, impressos ou eletrônicos, em todas as áreas do conhecimento. O objetivo maior é contribuir para a divulgação dos resultados de pesquisas científicas e tecnológicas.
Confira os detalhes das publicações editadas por professores da Ulfa.
Publicação: Tropical Plant Pathology
Coordenador:
Ludwig Heinrich Pfenning – Dep. Fitopatologia (DFP)
Descrição:
É um periódico internacional, bimestral, publicado pela Sociedade Brasileira de Fitopatologia. Tem como objetivo a publicação de resultados de pesquisa básica e aplicada sobre todos os aspectos dessa área do conhecimento. Trabalhos sobre prospecção ou avaliação de produtos naturais e sintéticos ou sobre elementos de resistência a patógenos podem ser aceitos como artigo somente se apresentarem informações inéditas sobre o modo de ação ou mecanismos de resistência.
Publicação: Revista Cerne
Coordenador:
Antônio Donizette de Oliveira – Dep. Ciências Florestais (DCF)
Descrição
: É um periódico de divulgação científica do Centro de Estudos em Recursos Naturais Renováveis, em parceria com o Departamento de Ciências Florestais (DCF) da Ufla. O periódico publica, trimestralmente, artigos originais de contribuição científica em ciência florestal e áreas afins, em português, inglês e espanhol. Tem como objetivo publicar e fazer circular junto às comunidades científicas florestal e ambiental, nacional e internacional, os resultados de pesquisa de alto nível e desta forma contribuir na promoção do desenvolvimento florestal brasileiro.
Publicação: Ciência E Agrotecnologia
Coordenador: Renato Paiva – Dep. Biologia (DBI)
Descrição:
A publicação destina-se à divulgação, em português e inglês, de trabalhos técnico-científicos originais, inéditos, resultantes de pesquisas ligadas às áreas de Ciências Agrárias, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Administração de Agronegócios, Zootecnia e Medicina Veterinária e áreas afins. É considerada como um aglutinador dos mais expressivos pesquisadores nacionais e de parte da comunidade científica internacional como veículo de divulgação. A revista serve como fonte de consulta e de divulgação de resultados de pesquisa para professores de instituições de ensino superior, pesquisadores estudantes de cursos de graduação e pós-graduação, extensionistas e profissionais de diversas que atuam em órgãos públicos, empresas privadas e organizações não governamentais.
Publicação: Revista Brasileira de Sementes (RBS)
Coordenador:
Maria Laene Moreira de Carvalho – Dep. Agricultura (DAG)
Descrição:
É uma publicação oficial da Associação Brasileira de Tecnologistas de Sementes (ABRATES) e destina-se a divulgar trabalhos científicos originais sobre a Tecnologia de Sementes e áreas correlatas. A periodicidade da RBS é trimestral, podendo, no entanto, serem publicadas edições especiais.
Publicação: Infocomp – Journal Of Computer Science
Coordenador:
Luiz Henrique Andrade Correia – Dep. Ciência da Computação (DCC)
Descrição:
Cada edição trimestral do Infocomp possui 11 artigos inéditos e completos, publicados em inglês, resultantes de pesquisas científicas na área de Ciência da Computação, totalizando 44 trabalhos anuais de relevância nacional e internacional. O público alvo do Infocomp é de pesquisadores, professores e estudantes de pós-graduação e graduação que atuam nessa área das universidades do Brasil e do exterior.
Publicação: Revista Organizações Rurais & Agroindustriais
Coordenador:
Cristina Lelis Leal Calegário – Dep. Administração e Economia (DAE)
Descrição:
É um periódico quadrimestral editado pelo Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras, com o apoio da Editora UFLA. Enfatizando o conhecimento sobre a Administração de setores específicos, seu objetivo é publicar artigos científicos e ensaios elaborados pela comunidade acadêmica e interessados nas áreas de "gestão de cadeias agroindustriais", "gestão social, ambiente e desenvolvimento", "organizações/associativismo", "mudança e gestão estratégica", "economia, extensão e sociologia rural".
A Pró-Reitoria de Extensão acaba de divulgar a lista com o nome dos selecionados para estágios obrigatórios na UFLA. Os estudantes deverão entrar em contato com seus respectivos orientadores (ver tabela) para marcar a data do início do estágio.
Os alunos da UFLA devem apresentar a autorização de estágio assinada pelo coordenador do seu curso. Já os alunos de outras instituições de ensino deverão apresentar um Termo de Compromisso de estágio na Proec, assinado pelo representante da faculdade de origem.