A Diretoria de Relações Internacionais da UFLA acaba de divulgar a lista dos classificados para a 2ª etapa de seleção do Programa de Intercâmbio Acadêmico Internacional de graduação para Portugal, Espanha e Austrália.
As entrevistas serão no dia 21 de junho, segunda-feira, às 8:30h, na Sala de Reuniões do Departamento de Biologia (por ordem de classificação). Mais informações pelo 3829-1858 ou no próprio DRI.
O PET Agronomia promove, no próximo dia 18, uma visita técnica à Hortitec – Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas, em Holambra. Realizada anualmente, a feira deve movimentar R$ 60 milhões esse ano.
Os interessados em visitar o evento podem se inscrever na sala do PET, que fica no Departamento de Ciência do Solo. A taxa é de R$ 35, incluindo a passagem e a entrada. Mais informações pelo 3829-1981, das 8 às 11:30h.
Dando continuidade às ações que contemplam o Plano Ambiental e Estruturante da UFLA, já foram iniciadas as obras de duplicação do acesso principal ao câmpus. O projeto contempla, além da duplicação da avenida principal de acesso, a construção de calçadas, ciclovias, sistema de escoamento de águas pluviais, redes de esgoto e energia elétrica, cabeamento de fibra óptica, além da implantação de toda a sinalização adequada.
Ciclovias e calçadas
A ciclovia será descolada da calçada, terá forma sinuosa de 3,5 m de largura e ficará do lado direito de quem sobe (com mão dupla), seguindo um caminho agradável por toda a avenida duplicada. Será uma opção exclusiva para os ciclistas, que não mais poderão trafegar nas pistas de veículos automotores. Essa ciclovia existirá inclusive no novo pontilhão que será construído sobre a linha férrea.
Obras paralelas
O sistema de energia já começou a ser substituído, por novo projeto com novos equipamentos, novos cabeamentos e novos postes, mais altos e robustos para suportar o sistema ampliado. “Esse sistema está mais moderno e irá garantir uma melhoria significativa na iluminação de todo o câmpus”, informa o pró-reitor de Planejamento e Gestão, prof. José Roberto Scolforo.
O planejamento por meio de obras subterrâneas que darão o suporte de bom funcionamento das redes de internet e de telefonia também está sendo priorizado nesse percurso das novas avenidas. “O cabeamento de fibra óptica, por exemplo, nos propiciará formas de melhor atender tanto ao Centro de Informática (com melhorias na conexão com a rede internet) quanto à Central Telefônica (com o novo sistema de telefonia, adquirido recentemente)”, observa Scolforo.
Cuidados
O prefeito do câmpus, prof. João Almir de Oliveira alerta a comunidade universitária quanto à atenção redobrada nesse perímetro que estão ocorrendo as obras. “Há necessidade de muita responsabilidade em cada membro da comunidade, no sentido de reduzir ao máximo a velocidade nos seus veículos automotores, e ter a atenção redobrada no trecho, lembrando que os transtornos são momentâneos, porém, os benefícios, permanentes”, conclui o prefeito.
Minas Gerais é hoje o quarto maior produtor de carne suína do país, de acordo com levantamento da Associação Brasileira da Indústria Importadora e Exportadora de Carne Suína (ABIPEC). Este destaque nacional faz com que produtores e pesquisadores do estado discutam a qualidade do produto e alternativas para torná-lo ainda mais competitivo no mercado. Assuntos que estão sendo tratados durante o III Simpósio Mineiro e I Conferência Internacional de Suinocultura, que teve início na manhã desta quarta-feira, dia 16, no Salão de Convenções da Ufla.
Promovido e organizado pelo Núcleo de Estudos em Suinocultura da Ufla (Nesui), em parceria com a Associação de Suinocultores de Minas Gerais (ASEMG), o evento oferece a pesquisadores a oportunidade de apresentarem novas tecnologias com resultados que possam contribuir com a suinocultura brasileira. O reitor em exercício, Elias Tadeu Fialho, que também é especialista nesta área, prevê um aumento substancial no setor de proteína animal, com destaque para a suinocultura que tem apresentando um crescimento considerável nos últimos anos.
Segundo Fialho, o setor de carne suína tem contribuído de maneira decisiva para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro, movimentando, inclusive, a produção de milho e farelo de soja, utilizados na ração dos animais. “Temos boas perspectivas para o desenvolvimento do setor nos próximos anos. Até 2020 o Brasil deverá ser um dos maiores fornecedores mundiais de proteína animal e a suinocultura terá grande contribuição para isso. Minas Gerais exerce grande influência nesse cenário, já que possuímos um dos principais centros produtor de material genético do Brasil”.
O coordenador dos eventos, prof. Vinícius Cantarelli, disse que o Simpósio tem como objetivo o estreitamento das relações entre o mercado internacional e nacional, com intercambio de informações e tecnologia. “Pretendemos com essa iniciativa atender a demanda de informações de alunos e produtores, levando ao conhecimento de todos novas tecnologias, contribuindo, dessa forma, com o crescimento da suinocultura”.
Novos tempos
Apesar do potencial que o Brasil possui para o desenvolvimento da suinocultura, o consumo médio do produto é de 14 quilos por habitante ao ano, índice bem inferior ao registrado em diversos países da Europa que consome 45 quilos. Durante a abertura do simpósio, o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), Irineu Wessler, disse que a baixa adesão ao produto está relacionada à falta de informação sobre os benefícios que a carne suína pode trazer a saúde.
Para desvendar mitos e mostrar ao consumidor os benefícios da carne, a Associação desenvolve um projeto de desenvolvimento da Suinocultura. A iniciativa teve início com um amplo trabalho junto aos consumidores para detectar o que pensam e desejam do produto. A partir daí, várias ações foram implementadas e os resultados têm sido bem satisfatórios. “Verificamos que o consumidor quer um produto prático, com maior visibilidade e qualidade. Trabalhamos a carne nas gôndolas de alguns supermercados, de forma mais harmônica e de fácil acesso, e colocamos pessoas habilitadas a prestarem esclarecimentos e incentivar o consumo. Nessa ação, registramos um crescimento de 210% nas vendas”, explica Wessler.
O presidente da ABSC afirma que o Brasil tem um potencial não muito explorado, tanto no mercado interno, quanto no externo. Segundo ele, o país possui o terceiro maior rebanho do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos e China. Cerca de 10% de toda a produção é destinada ao mercado externo “Vamos explorar ainda mais a nossa capacidade. Nosso objetivo inicial é aumentar em dois quilos o consumo médio dos brasileiros ao ano, abrir o mercado interno e incentivar o consumo interno” conclui.
Os estudantes dos cursos de graduação da Ufla estão sendo convocados para eleger seus representantes nos Conselhos Universitário, de Ensino, Pesquisa e Extensão e de Curadores. Os interessados que desejam se candidatar devem procurar a Secretaria dos Conselhos, no Gabinete da Reitoria, até às 17 horas do dia 30 de junho. A eleição será realizada dia 01 de julho, das 08h às 21h, na Cantina Central.
Serão escolhidos, para o mandato de um ano, três representantes para o Conselho Universitário, dois para o de Ensino, Pesquisa e Extensão; e um para o de Curadores. Na mesma votação, serão eleitos os suplentes.