“Cinema Com Vida” exibe “Elephant” nesta quinta-feira, às 15h

Nesta quinta-feira, dia 17, às 15h, a Mostra de filmes “CINEMA COM VIDA” discute “Elephant”, filme relacionado à temática “Educação e Opressão”.  Com entrada franca, a sessão será no Museu de História Natural!

Sinopse

Um dia aparentemente comum na vida de um grupo de adolescentes, todos os estudantes de uma escola secundária de Portland, no estado de Oregon, interior dos Estados Unidos. Enquanto a maior parte está engajada em atividades cotidianas, dois alunos esperam, em casa, a chegada de uma metralhadora semi-automática, com altíssima precisão e poder de fogo. Munidos de um arsenal de outras armas que vinham colecionando, os dois partem para a escola, onde serão protagonistas de uma grande tragédia.

Fonte: http://www.interfilmes.com

Ficha técnica

Título no Brasil:  Elefante

Título Original:  Elephant

País de Origem:  EUA

Gênero:  Drama

Tempo de Duração: 81 minutos

Ano de Lançamento:  2003

Direção: Gus Van Sant

Mais informações no blog: http://cinemacomvida.blogspot.com/

Acessem o blog e votem na enquete sobre o melhor horário para as exibições.

 

Inscrições para o Vestibular terminam dia 16




Os estudantes que desejam ingressar nos novos cursos da Universidade Federal de Lavras (Ufla) devem se apressar: o prazo para efetuar a inscrição no vestibular 2º semestre termina nesta quarta-feira, dia 16. Os interessados devem acessar o site www.copese.ufla.br, preencher o formulário e imprimir o boleto bancário para o pagamento da taxa no valor de R$80.

O processo seletivo será realizado para preenchimento de 150 vagas nas novas graduações da Ufla: Filosofia, Letras e Administração Pública. Os demais cursos tiveram suas vagas ofertadas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do MEC.

Para se inscrever, o candidato precisa ter em mãos o CPF e um dos seguintes documentos: Carteiras de Identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícias Militares, Polícias Civis, além das expedidas por Ordens ou Conselhos criados por Lei Federal e controladores do exercício profissional, desde que contenham fotografia e o número da identidade que lhes deu origem, ou Carteira Nacional de Habilitação. Para candidatos estrangeiros, os documentos válidos são: Carteira de Estrangeiro ou Passaporte visado.

 

Data e local

As provas do vestibular serão aplicadas no dia18 de julho de 2010, das 8 às 12h30, nas seguintes cidades: Alfenas, Belo Horizonte e Lavras. O local de realização da prova será indicado no Comprovante de Inscrição do Candidato, que será disponibilizado no site da Copese, a partir do dia 7 de julho.

Conteúdo

Os candidatos serão submetidos a uma prova contendo 68 questões de múltipla escolha: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Conhecimentos Gerais (Geografia, História, Filosofia e Sociologia), Língua Estrangeira, Biologia, Física, Matemática e Química;  e uma Redação. Também no site da Copese é possível ter acesso ao conteúdo programático de cada disciplina.

Outras informações pelos telefones (35) 3829-1120/1133/1558, pelo e-mailcopese@ufla.br ou no site www.copese.ufla.br

Confira o novo vídeo sobre a UFLA

Empreendedores também nascem nas universidades




Trabalhar em equipe, conhecer pessoas que atuam em outras áreas do conhecimento, enfrentar disputas e desafios diferentes, totalizando cinco dias e 20 horas de fortes emoções. Este é o Programa Mineiro de Empreendedorismo na pós-graduação, programa gratuito que visa desenvolver habilidades de empreendedorismo e inovação em alunos de mestrado e doutorado de 13 universidades públicas de Minas Gerais. 

O método adotado, chamado Empreendedorismo de Base Tecnológica (Embate), insere as equipes em situações do cotidiano de um empreendedor e do processo de inovação e as desafia a encontrar soluções para problemas reais, lidando com imprevistos e busca por resultados.

Ao final dos cinco dias de Embate, cada equipe constrói um plano de inovação. O exercício ajuda os alunos a estruturar uma ideia ou conhecimento científico em forma de produto, tecnologia ou negócio inovador que possa ser aplicado no mercado. Trata-se de um aprendizado prático que eles poderão utilizar em suas carreiras e para toda a vida.

 

Aprendizado e prêmios

Além do aprendizado em si, os alunos concorrem a prêmios, pois todos os planos de inovação competem entre si em um torneio. A primeira fase define o melhor Plano de Inovação por turma. As equipes vencedoras irão visitar um centro de referência em inovação em Minas Gerais. Em seguida, os Planos de Inovação serão selecionados por universidade, totalizando 13 planos, que irão representar cada universidade no concurso estadual. Nesta fase, será escolhido o Plano Vencedor de Minas Gerais. A equipe vencedora entre todos os planos ganhará uma visita a um centro de referência em inovação no exterior, oportunidade única para desenvolver parcerias para a inovação.

Na Universidade Federal de Lavras (Ufla), primeira a participar do programa, a equipe vencedora propôs utilizar a glicerina residual do biodiesel em produtos com valor agregado. Já a equipe que conquistou o segundo lugar está em processo de patente de uma nova tecnologia para determinar a cor dos solos e, assim, contribuir para sua classificação.

Já na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o melhor plano de inovação foi a "broca do dentista sem barulho", uma caneta que isola o som da forma como é feito com os automóveis, reunindo e adaptando duas tecnologias para a criação de uma nova.

 

Visão prática

Alunos que já passaram pelo programa confirmam que a experiência amplia a visão sobre pesquisa, inovação e mercado de trabalho. Segundo Francisco Guilherme Nogueira, da equipe vencedora da Ufla, a iniciativa traz reflexões importantes na área de inovação e empreendedorismo. "O programa concilia conhecimentos acadêmicos e visão prática, o que contribui não só para formação profissional, mas em todos os aspectos", afirma.

Já para Leandro Marciano, que tenta patentear a ideia do grupo, a maior aprendizagem foi o trabalho em equipe. "Além disso, é interessante descobrir que podemos transformar nossas ideias, às vezes meio malucas, em tecnologia".

O programa é realizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sectes-MG) e Sistema Mineiro de Inovação (Simi), em parceria com o Instituto Inovação, empresa privada cujo negócio é promover inovação tecnológica. Conta, ainda, com recursos da Fapemig, patrocínio da Fiat e apoio da Anpei. 

 

Universidades contempladas

Universidade Federal de Lavras (Ufla); Universidade Federal de Viçosa (UFV); Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ); Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop); Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes); Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM); Universidade Federal de Itajubá (Unifei); Universidade Federal de Alfenas (Unifal); Universidade Federal de Uberlândia (Ufu); Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg).

 

Outras informações no site www.simi.org.br/empreender.

Prêmio Jovem Cientista inscreve até o dia 30 de junho




A 24ª edição do Prêmio Jovem Cientista, que este ano tem como tema Energia e Meio Ambiente – Soluções para o Futuro, está com inscrição aberta até 30 de junho. A atividade, uma das mais importantes premiações científicas da América Latina, é uma parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), a empresa Gerdau e a Fundação Roberto Marinho (FRM).

Esta edição desafia estudantes e pesquisadores a reduzir os impactos ambientais causados pelo consumo de energia. O objetivo é desenvolver o uso de fontes alternativas, estimulando sua produção e consumo sustentável. Hoje, quase 55% da energia consumida no País vem de fontes não-renováveis, como o petróleo e o gás natural.

Cinco categorias serão premiadas: Graduado; Estudante de Ensino Superior; Estudante de Ensino Médio; Orientador e Mérito Institucional. Há ainda menção honrosa para um pesquisador com título de doutor que tenha se destacado na área relacionada ao tema do Prêmio.

Nas categorias Graduado e Estudante do Ensino Superior as linhas de pesquisa são: fontes alternativas de energias não poluentes; exploração racional de recursos energéticos (biomassa, carvão mineral, petróleo); impacto sócio-ambiental da geração de energia hidroelétrica e da produção de biocombustíveis; controle da emissão de poluentes e efeito estufa no setor energético; edificações inteligentes (uso racional de energia e recursos naturais); eficiência das diferentes fontes de energia; uso de sistemas isolados para geração de energia elétrica; ampliação e eficiência do uso de fontes renováveis de energia; produção sustentável de biodiesel; tecnologias energéticas apropriadas a pequenos produtores rurais e com unidades isoladas e impactos da geração de energia nos recursos biológicos e na biodiversidade.

Na categoria Estudante do Ensino Médio, podem se inscrever alunos regularmente matriculados em escolas de ensino médio ou técnicas, com até 25 anos de idade. O total das premiações está estimado em R$150 mil.

O regulamento do prêmio e a ficha de inscrição estão disponíveis em www.jovemcientista.cnpq.br .

Expediente da Ufla nos jogos da seleção brasileira de futebol




Durante os jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo da África do Sul, a Universidade Federal de Lavras (Ufla) terá seu horário de funcionamento alterado.

Confira abaixo como fica o expediente, de acordo com o início das partidas:

  • Jogos com início às 11h: interrupção dos trabalhos das 10h30 às 14h30;
  • Jogos com início às 15:30h: expediente será encerrado às 14h, sem intervalos.
Os horários foram estabelecidos pela Portaria nº 360/2010, do reitor em exercício Elias Tadeu Fialho. Os serviços essenciais de natureza contínua não serão interrompidos.