Revista Brasileira lança edição especial sobre o Portal de Periódicos




O Portal de Periódicos será destaque de uma edição especial da Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG) neste ano. Será uma publicação especial em comemoração ao aniversário de 10 anos da biblioteca virtual da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Na edição serão publicados artigos e documentos sobre o Portal de Periódicos. Com isso, a Revista busca retratar o Portal e traçar os desafios da experiência brasileira de promoção ao acesso à informação científica em meio digital. A edição tem caráter multidisciplinar, podendo receber propostas de diferentes áreas do conhecimento.

Pesquisadores interessados devem enviar os artigos até o dia 31 de julho. Vale dizer que os artigos devem obedecer às normas de publicação da revista e serão submetidos ao processo de avaliação pelos pares. O endereço eletrônico para o envio é: rbpg@capes.gov.br

O edital com detalhes para a produção pode ser acessado aqui.

 

Portal de Periódicos

Lançado em novembro de 2000, o Portal de Periódicos da Capes é considerado uma conquista da comunidade acadêmico-científica brasileira. Atende a um grupo de mais de 300 instituições, dentre instituições públicas e privadas de ensino superior, institutos de pesquisa e fundações estaduais de apoio à pesquisa. Oferece acesso gratuito a mais de 23.000 títulos de periódicos em texto completo, com o que de mais atual é produzido nos grandes centros de pesquisa do mundo.

Em 2009, o Portal de Periódicos teve o total 65.029.660 de acessos em todo Brasil. É uma média de 5.419.138 de acessos por mês. A cada minuto, são 123 consultas no acervo virtual. Estatisticamente é possível dizer que o Portal é acessado a todo instante, pois tem uma média (teórica) de dois acessos por segundo.    

RBPG

Lançada em agosto de 2004, a revista é voltada à divulgação de estudos, experiências e debates sobre a pós-graduação, sua situação, desafios, políticas e programas. De periodicidade semestral, está estruturada em quatro seções: Estudos, Experiências, Debates e Documentos.

Com uma média de 8,5 mil a 10 mil acessos por trimestre, a revista firmou-se como um importante veículo para a disseminação de estudos e debates sobre a pós-graduação. A cada número, são tratados temas variados como características da formação pós-graduada em várias modalidades, política da pós-graduação, demandas da comunidade científica e ações das agências de fomento. A RBPG desempenha ainda o papel de instrumento privilegiado para o estudo de temas referentes à colaboração científica internacional.

A publicação é distribuída para todas as bibliotecas e vários centros de informação do país e do exterior, além de estar disponível na página da Capes.

Inscrições abertas no dia 21 de junho. Provas em 6 e 7/11




O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 já tem data definida. As provas serão realizadas nos dias 6 e 7 de novembro. As inscrições, via internet, começam no próximo dia 21 e vão até 9 de julho. No momento da inscrição, o aluno deve informar o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF), obrigatório.

As provas terão a mesma estrutura do ano passado. Vão abranger as áreas de linguagens e códigos, ciências da natureza, matemática e ciências humanas. O exame terá quatro provas objetivas de múltipla escolha, com 45 questões cada uma, e redação. A novidade este ano serão as questões de língua estrangeira (inglês ou espanhol) na área de linguagens e códigos.

No primeiro dia do exame, um sábado, serão aplicadas as questões de ciências da natureza e ciências humanas. A prova começa às 13h e vai até as 17h30. No domingo, das 13h às 18h30, será a vez de matemática, linguagens e códigos e da redação.

Pessoas que necessitem de atendimento especial devem fazer o pedido no momento da inscrição. O mesmo vale para os sabatistas. No dia do exame, os que guardam o sábado devem chegar ao local de prova no mesmo horário marcado para os demais alunos, mas farão a prova somente a partir das 18h.

 

Segurança

De acordo com o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Joaquim Neto, os procedimentos de segurança na logística da prova serão reforçados. “Já estamos fazendo convênios com as secretarias de segurança pública de todos os estados, com a Polícia Federal e as Forças Armadas. Haverá também escolta durante o transporte do material”, ressaltou.

A aplicação do exame caberá novamente ao Centro de Seleção e Promoção de Eventos (Cespe) da Universidade de Brasília e à Fundação Cesgranrio. O presidente do Inep explicou que a contratação do consórcio será feita por dispensa de licitação, já que o Enem se tornou exame de seleção, semelhante a outros vestibulares e concursos públicos, que dispensam legalmente o processo de concorrência pública.

Neto ainda afirmou que o Inep promove processo de licitação para a contratação da gráfica que vai imprimir os cadernos da prova. “Um dos requisitos no edital da licitação é que o local tenha estrutura de segurança máxima para impressão e manuseio do material”, informou. A distribuição das provas será feita pelos Correios, como no ano passado.

A taxa de inscrição no Enem será de R$ 35, a mesma de 2009. Mais informações serão divulgadas em edital, a ser publicado na próxima semana.

 

Jovens e adultos

O Enem também será usado para certificação de conclusão do ensino médio de jovens e adultos. A prova substitui o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), como já ocorreu no início deste ano. O Encceja, agora, é usado apenas para a certificação de conclusão do nível fundamental.

 Os interessados na certificação devem se inscrever no Enem e fazer as provas exatamente como os demais estudantes. A idade mínima para pleitear a certificação por meio do Enem é de 18 anos. O Inep tem firmado acordos de cooperação técnica com secretarias estaduais de educação e institutos federais de educação, ciência e tecnologia, que serão responsáveis por expedir os certificados.

O Enem também será aplicado em unidades prisionais, mas em data diferente, como ocorreu na edição passada. Participarão das provas as unidades que oferecem atendimento educacional. As inscrições serão feitas por meio do coordenador de educação de cada presídio.

Site em comemoração aos 102 anos da Ufla está no ar







No mês de setembro de 2010, a Universidade Federal de Lavras (Ufla) comemora 102 anos de existência. Como já é tradição, uma ampla agenda de eventos é organizada para comemorar a data com a comunidade acadêmica e todos que contribuem para o desenvolvimento de uma das melhores instituições de ensino do país.

Uma home page já está no ar com diversas informações. Já é possível reservar lugares no jantar especial dedicado aos ex-alunos que completam cinco anos de formatura e seus múltiplos (2005, 2000, 1995, 1990, 1985, 1980, 1975, 1970, 1965, 1960, 1955, etc). Esta comemoração está marcada para o dia 04 de setembro, sábado, às 20h, no Restaurante Universitário.

Em breve estará disponível  a programação completa de todos os eventos que vão movimentar o Campus Universitário, de 30 de agosto a 05 de setembro, durante a “Semana Esaliana”.

Acesse o endereço www.ufla.br/102anos e fique por dentro de tudo o que vai acontecer durante as comemorações.