Equipe mirim de atletismo participará de competição no Rio

Com o apoio do Diretório Central de Estudantes (DCE) e do Centro Acadêmico da Educação Física, ambos da Ufla, da Federação de Atletismo do Rio de Janeiro (FARJ) e da Prefeitura Municipal de Lavras, a equipe de atletismo de Lavras participará, neste sábado (dia 22), de uma competição nas categorias Pré II (8-10 anos), Pré-Mirim (11-12 anos), Mirim (13-15 anos) e Menores (16-17 anos) na Vila Militar de Deodoro.

A delegação competitiva Lavrense será composta por 40 atletas pertencentes aos programas Lavras Olímpica-Oficina de Esportes, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e Segundo Tempo.

O evento faz parte do projeto desenvolvido por meio de uma parceria entre a Ufla e a Prefeitura de Lavras, tendo por objetivo elevar o nível competitivo dos atletas lavrenses. Assim, sedimenta-se a base para as competições estaduais e nacionais da temporada.

No Rio de Janeiro, os atletas serão apresentados ao responsável pelos Centros de Treinamento da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT), Manoel Trajano, um dos avaliadores da proposta de Lavras de ser um dos centros de descobertas de talentos da CBAT. Além de participar da competição, os atletas assistirão ao 26º Grand Prix Brasil do Rio de Janeiro – que compõe o Brazilian Athletics Tour 2010 da CBAT/IAAF e contará com atletas de alto nível internacional, entre medalhistas Olímpicos e Mundiais.

Projeto exibe episódio da série “Cosmos” sobre o planeta Marte

Na próxima sexta-feira, dia 21 de maio, o projeto “A Magia da Física e do Universo” apresenta o Episódio 5 da série Cosmos: “O Blues do planeta Vermelho”.

 

Cosmos é uma série televisiva em 13 episódios escrita por Carl Sagan, Ann Druyan e Steven Soter e apresentada pelo próprio Sagan. Esta série, premiada com os troféus Peabody e Emmy foi vista em mais de 60 países por mais de 600 milhões de pessoas e é ainda, de acordo com o Science Channel,a série da PBS mais vista em todo o mundo.

 

O Blues do Planeta Vermelho

 

O planeta Marte vem fascinando os humanos há séculos, tanto na ficção científica quanto na ciência real. Carl Sagan nos conduz ao Observatório Percival Lowell, construído no Arizona, para estudar os “canais” de Marte, que Lowell acredita terem sido construídos por uma civilização extinta.

 

Há alguns anos, duas espaçonaves Vikings pousaram em Marte. Sagan nos mostra o pouso das naves e demonstra o maravilhoso equipamento que enviou milhares de fotos e informações para a Terra. Explorando a superfície do planeta vermelho, Viking não achou nenhuma indicação ou qualquer tipo de vida inteligente. Mas a possibilidade de vida microscópica, passada ou presente, ainda permanece em discussão. Segundo os estudos realizados, se já houve vida em Marte, ela desapareceu… ou pode estar em qualquer outro lugar do universo… até mesmo na Terra!

 

Serviço

 

Data: 21 de maio

Horário: 11h

Local: Museu de Historia Natural

A entrada é franca e aberta a toda comunidade!