Pró-Reitoria abre dois editais para programas de bolsas

 

Estão abertas, até dia 09 de junho, as inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq (PIBIC/CNPq), a serem feitas na Pró-Reitoria de Pesquisa.  

 

Esse ano, a cota prevista para a Ufla é de 192 bolsas, sendo que para atender a um maior número de professores pesquisadores, os membros da comissão do programa decidiram pela distribuição de uma cota por professor.

 

O edital ressalta, ainda, que a seleção será realizada pelos membros da Coordenadoria de Iniciação Científica, instituída pela Pró-Reitoria de Pesquisa e que serão consideradas a produção científica do professor orientador, a fonte de financiamento por meio de projetos aprovados e o desempenho do aluno.

 

Vale destacar-se, ainda, que 10% dessas bolsas serão destinados a professores que concluíram o curso de doutorado nos últimos cinco anos e que estão envolvidos com pesquisa.

 

Inovação Tecnológica

 

Também encontram-se abertas, até o dia 16 de junho, as inscrições para dez vagas relacionadas ao Programa Institucional de Bolsas em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.

 

De acordo com o edital, o PIBITI/CNPq tem por objetivo estimular os jovens do ensino superior a fazer parte de atividades, metodologias e práticas próprias do desenvolvimento tecnológico e dos processos de inovação.

 

Serviço

 

Em ambos os casos, as inscrições podem ser feitas das 8 às 11h30min e das 14h às 17h30min, na Pró-Reitoria de Pesquisa. Os editais e formulários estão à disposição pelo www.prp.ufla.br.

 

Ufla e 6ª RPM iniciam projeto de cidadania com adolescentes

A Ufla e a 6ª Região da Polícia Militar criaram um convênio para a realização do Projeto “Centro Regional de Iniciação Esportiva (CRIE) Curumim”. A solenidade que marcou o início do projeto ocorreu durante as comemorações do 24º aniversário da 6ª Região e contou com a presença de várias autoridades civis e militares do Campo das Vertentes e parte do Sul e Centro-Oeste de Minas.

O convênio foi assinado pelo Comandante da 6ª Região, Coronel Wilson Gomes da Silva Júnior e pelo Reitor da Ufla, prof. Antônio Nazareno Guimarães Mendes. Os coordenadores do projeto, Major Antônio Claret dos Santos e prof. Fernando Roberto de Oliveira, além dos professores Giancarla Botelho Santos e Sandro Fernandes da Silva, todos do Departamento de Educação Física, e um grupo de crianças do Curumim, também participaram da solenidade.

A 6ª Região e a Ufla implantaram o Projeto CRIE – Curumim com o objetivo de trabalhar a valorização da pessoa humana e a participação social, através do esporte e da educação. Reunindo-se duas vezes na semana, as crianças e adolescentes de 8 a 18 anos são estimuladas a aprender princípios básicos sobre: Cidadania e Participação; Educação Ambiental; Ética, Moral e Civismo; Efeitos das Drogas; Resistência à Violência e Pressão das Gangs. E paralelamente a isso, esses jovens participam de treinamentos esportivos nas modalidades: Atletismo; Basquete, Judô, Karatê, Voleibol e Natação.