Jogos Universitários da Ufla têm início dia 24




No próximo sábado, dia 24, estudantes, técnicos administrativos e professores da Ufla estarão reunidos em torno do esporte. O Jufla 2010 traz como principal objetivo a integração sócio-esportiva e cultural, estreitando os laços de amizade e congregando todos em um evento esportivo.

Ao todo, 560 atletas universitários espalhados em 20 delegações disputarão nove modalidades em pouco mais de um mês de jogos. Haverá competições de Atletismo, Basquete, Futebol de Campo, Futsal, Handball, Peteca, Tênis de Mesa, Volley de Quadra e Volley de Praia.    

De acordo com a organização do evento, o cerimonial de abertura deve contar com a presença de autoridades como o Secretário Executivo do Ministério dos Esportes, Wadson Ribeiro, além do Secretário Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, José Oscar de Paiva Vieira e do Pró-Reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, prof. Élberis Pereira Botrel.

A programação contará ainda com o desfile das delegações e com a presença da banda marcial da Polícia Militar de Lavras. Vale lembrar que a presença dos atletas no cerimonial de abertura é obrigatória, sendo que o atleta ou a delegação pode ser desclassificada dos jogos caso não esteja presente.

Já no sábado, a partir das 15h30min, haverá sete competições de Volley de Quadra e duas partidas de futebol de campo.

Serviço

 

Data: 24/04

Horário: 14h

Local da abertura do Jufla: Ginásio Poliesportivo da Ufla

Confira a programação completa dos jogos pelo www.leufla.ufla.br

Ufla integra equipe em projeto de melhoramento genético de pêra

O cultivo da pera (Pyrus communis e Pyrus piryfolia) no território nacional ainda se encontra incipiente, o que faz do Brasil o 2º maior importador mundial da fruta. Um dos maiores entraves encontrados para o avanço dos plantios em regiões frias e regiões dotadas de pouco frio invernal são as variedades disponíveis para o cultivo brasileiro.

 

Dentro disso, uma opção para os fruticultores mineiros seria o plantio de cultivares híbridas entre Pyrus communis x Pyrus piryfolia, peras mais crocantes e polpa mediamente macias, além de serem cultivares que necessitam de pouco frio no inverno.

 

Ciente da necessidade de intensificar os trabalhos de melhoramento genético, a Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves-RS) e a Embrapa Clima Temperado (Pelotas-RS) aprovaram recentemente o projeto "Desenvolvimento de cultivares para a viabilização da cultura da pereira no Brasil", do qual fazem parte 36 pesquisadores brasileiros entre eles o prof. Rafael Pio, do Departamento de Agricultura, único representante de Minas Gerais.

 

Segundo o prof. Pio, "essa parceria com as Embrapas, UFPel, Udesc, Epagri, IAC, Fepagro e Ufla é de suma importância para nossa universidade, uma vez que estaremos implantando, ainda esse ano, uma coleção de cultivares no Setor de Fruticultura e possivelmente faremos teste de seleções varietais, o que poderá nos auxiliar nas futuras hibridações a campo, com o intuito de lançar, no futuro, novos cultivares de pera adaptados as nossas condições climáticas".