Ufla abre 138 vagas para transferência interna de curso




A Pró-Reitoria de Graduação abriu inscrições para 138 vagas de mudança interna em 14 cursos de graduação. São Eles: Administração (9), Ciências Biológicas Bacharelado (6), Ciências Biológicas Licenciatura (7), Educação Física Bacharelado (3), Educação Física Licenciatura (3), Engenharia Ambiental (5) Engenharia de Alimentos (9), Engenharia de Controle e Automação (12), Física (12), Matemática (33), Medicina Veterinária (2), Nutrição (9), Sistemas de Informação (16) e Zootecnia (12).

Podem se inscrever os estudantes que se encontram dentro do prazo mínimo de integralização curricular e que tenham cursado, com aprovação, na Ufla, pelo menos 10% (dez por cento) da carga horária total do curso de origem e que devam cursar pelo menos 10% (dez por cento) da carga horária estabelecida para o curso pretendido.

Para inscrição, o candidato deve retirar requerimento na Diretoria de Registro e Controle Acadêmico (DRCA). Os resultados serão divulgados até o dia 31/5.

Outras informações poderão ser obtidas pelos telefones 3829-1113 e 3829-1134

Ufla vai sediar campeonato universitário de futebol




Após décadas sem receber competições do esporte universitário a Universidade Federal de Lavras (Ufla) será sede da fase estadual da Liga do Desporto Universitário de futebol de campo.

O acordo foi assinado no último dia 13 de junho, entre o presidente da Federação Universitária Mineira de Esportes (FUME), Wellington Ferreira, o secretário Municipal de Esporte, Lazer e Turismo de Lavras José Oscar de Paiva Vieira, e o presidente da Associação Acadêmica de Esportes (Leufla), Fabrício Rezende. 

O campeonato faz parte da etapa estadual da Liga do Desporto Universitário. O primeiro colocado será classificado para a etapa nacional que será realizada em Salvador – BA, no mês de setembro. O campeão da etapa nacional terá vaga garantida para os Jogos Mundiais Universitários da China, em 2011.

Participam dos jogos as Universidades Federais: de Minas Gerais (UFMG), de Viçosa (UFV), de Juiz de Fora (UFJF) e de Uberlândia (UFU), além das outras instituições públicas e particulares  que ainda vão confirmar a participação no evento. 

Os jogos serão realizados entre os dias 03 e 06 de junho, no estádio municipal de Lavras e no estádio da Ufla. 

Outras informações no site www.leufla.ufla.br .

Cuni aprova o novo Regimento Geral da Universidade




Em reunião no último dia 25/3, o Conselho Universitário (Cuni) aprovou o Regimento Geral da Universidade Federal de Lavras (Ufla). Este regimento contém as disposições básicas sobre as atividades dos órgãos que constituem a instituição.

Novos representantes eleitos para conselhos superiores




Técnico–administrativos e professores foram as urnas nesta quinta-feira, dia 15, para elegerem os membros que vão integrar os Conselhos Superiores da Universidade Federal de Lavras (Ufla). Os novos representantes vão cumprir um mandato de dois anos, avaliando e discutindo os assuntos universitários, de forma a auxiliar na gestão da Universidade.

A Ufla dispõe de três conselhos: Universitário (CUNI), de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE) e de Curadores. Cada um deles tem como função auxiliar os gestores na elaboração de políticas institucionais e na definição de normas gerais das áreas acadêmicas e administrativas da Universidade. Caracterizam-se pela determinação de acertar, pela harmonia e pelo sentido criativo da sua participação na gestão universitária.

Confira abaixo os candidatos eleitos:

ADJUNTO

NOME
Nº DE VOTOS

ANTÔNIO MARIA PEREIRA DE RESENDE

25

CARLOS JOSÉ PIMENTA

28

 

ASSISTENTES

 

NOME
Nº DE VOTOS

ELAINE DAS GRAÇAS LEITE

3

 

ASSOCIADOS

 

NOME
Nº DE VOTOS

ALCIDES MOINO JÚNIOR

10

JOSÉ TARCÍSIO LIMA

41

RENATO PAIVA

16

SAMUEL PEREIRA DE CARVALHO

9

 

TITULARES

 

NOME
Nº DE VOTOS

JOSÉ EGMAR FALCO

5

MOACIR PASQUAL

3

NILTON NAGIB JORGE CHALFUN

3

RICARDO DE SOUZA SETTE

7

 

TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS CUNI

 

NOME
Nº DE VOTOS

ÉBER TEIXEIRA DE PAULA

39

FÁBIO COSTA LASMAR

25

FLÁVIO MONTEIRO DE OLIVEIRA

20

ISMENE NICOLINE

17

LILIAN DE PÁDUA MOREIRA GEISENHOFF

28

NEY MAURÍCIO BELLO

23

NIVALDO OLIVEIRA

23

 

TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS CEPE

 

NOME
Nº DE VOTOS

TALES MARCIO DE OLIVEIRA GIAROLA

102

VÂNIA NATAL DE OLIVEIRA

104

 

TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS CONSELHO CURADOR

 

NOME
Nº DE VOTOS

MÁRCIO DONIZETE ROSA

187

Mais de R$5 milhões investidos em novo sistema de energia

Desde o ano passado, um novo Sistema de Energia Elétrica vem sendo implantado na Universidade Federal de Lavras (Ufla) com o objetivo de reestruturar todo o mecanismo de energia da instituição. Os investimentos, que já ultrapassam os R$5 milhões de reais, fazem parte do programa ambiental e de infraestrutura da Ufla, planejado para dar suporte à instituição no crescimento dos próximos 30 anos.

A implantação do novo sistema está estruturada em quatro etapas principais: rede de distribuição protegida (novo posteamento, cabeamento, transformadores e iluminação); reestruturação da rede de departamentos e setores que se apresentarem em estado inadequado; instalação de medidores (para que se possa analisar os níveis de consumos, para em caso de baixa qualidade da energia, estabelecer as correções necessárias); e também a adoção de outras formas de energia como a eólica e a solar. No caso da solar, um sistema já está em operação no Alojamento Estudantil (Brejão) e no novo Restaurante Universitário.

O projeto foi concebido e elaborado pela Ufla, por meio da Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão (Proplag), com o auxílio do professor Joaquim Paulo da Silva do Departamento de Ciências Exatas (DEX), sendo executado pela Prefeitura do Campus/Equipe do Setor de Energia.

De acordo com o Pró-Reitor de Planejamento e Gestão, prof. José Roberto Soares Scolforo, os investimentos, de mais de cinco milhões, foram negociados e aprovados com o MEC em 2009: “Tivemos o prazer de elaborar, negociar, aprovar, licitar e colocar em prática em 2009, estendendo-se também para este ano. Agregado a esse projeto temos outro, financiado pela FINEP, dentro do Programa Institucional Proinfra, que o complementa.”, informou Scolforo.

Implantação e instalação

Devido à grandiosidade das atividades do projeto, não há como não causar transtornos em sua implantação. Para minimizá-los, de acordo com a Prefeitura do Campus, a equipe tem iniciado suas atividades às 4horas da manhã, horário em que são efetuadas as interrupções de energia, até pouco antes das 7horas. A partir desse horário as atividades programadas são aquelas que não implicam em interrupção. No entanto, existirão períodos e situações ao longo de 2010 que isso não será possível.
Nestas ocasiões, alguns cuidados serão necessários, como medidas de segurança, afim de se evitar problemas com equipamentos:  “Para aqueles que desenvolvem atividades de pesquisa, nas quais os equipamentos não podem ficar muito tempo sem energia, estamos tomando o cuidado de nessas ocasiões especiais não interrompê-la por um período superior àquele em que prejuízos possam ser causados à execução dos projetos de pesquisa.”, garantiu o Prefeito do campus, prof. João Almir de Oliveira.

Os técnicos utilizam os equipamentos de segurança necessários e participaram dos cursos de segurança exigidos pelas normas. “Dotamos o setor de energia de um munck (ver foto abaixo) adaptado a um caminhão e de uma caminhonete cabine dupla com todos acessórios de trabalhos que a CEMIG adota em seus veículos”, completou o prof. Scolforo.


Rede antiga
Serão aproveitados os postes para atender áreas marginais da Instituição que possibilitam seu uso conforme as características técnicas dos produtos. Os demais materiais como fios e transformadores também serão utilizados para atender essas áreas.

Serão removidos ainda, todos os postes com travessa de madeira, característico do sistema antigo utilizado até antão na Ufla e todos outros com especificações técnicas inadequadas a implantação do Projeto.

Vantagens do novo sistema
 
Interrupções sem afetar o campus todo – Em casos de manutenção ou interrupções, devido às chaves presentes no sistema, os setores envolvidos serão restritos e os demais serão atendidos por um outro alimentador interno, causando o menor transtorno possível. Atualmente isso não é possível: quando há alguma manutenção, boa parte do campus fica sem energia elétrica.
Adequação às normas da Cemig – Uma cabine de medição nova irá atender a todas as normas vigentes exigidas pela Cemig, com uma nova localização evitando a perda de áreas nobres para o crescimento da universidade, devido a faixa de passagem de um alimentador da CEMIG.

Preservação ambiental – Será realizada a alteração da rota do alimentador da CEMIG que não passará por locais de difícil acesso e áreas de preservação permanente da instituição, fato que dificulta a localização de defeitos. A nova rota será pela estrada de Ijaci/Adufla. Além disso, outra rota também será alterada: a que atende o condomínio próximo à Adufla e a própria Adufla. Essas rotas não mais atravessarão o campus.

Como foi concebido o projeto na UFLA?

  • A alimentação dos setores será subterrânea, reduzindo o impacto ambiental e desligamentos acidentais comuns em redes aéreas.
  • O projeto contempla na maioria dos setores a colocação de um transformador exclusivo, evitando sobrecargas excessivas e baixo fator de potência.
  • O sistema irá contribuir com sua expansão, sem recapacitação da rede sempre que o consumo aumentar, pois a colocação de transformador exclusivo permite a evolução da carga sem sobrecarregar a rede.
  • Esse trabalho na rede de distribuição é apenas parte de um trabalho de melhoria da rede elétrica do campus, pois os circuitos internos dos prédios deverão ser revisados e ampliados, assim como foi implementado no alojamento misto, uma reestruturação da rede elétrica e suporte no atendimento às emergências.
  • Melhorias na iluminação noturna nas vias de comunicação no campus e também nos estacionamentos.
  • Entre outros
Materiais básicos já adquiridos para instalar o novo sistema:
  • 08 Km de Rede Protegida, com transformadores, circuitos de MT e BT, chaves, pára-raios, postes, e mão de obra da implantação.
  • Sistema de Medição e Gerenciamento Geral da Energia Elétrica do Campus e 70 prédios internos.
  • Automatização, No-break e Grupos motor-gerador.
  • Aplicação de Novas Fontes de Energia, Aquecimento e Iluminação (Lâmpadas Solares).
  • Substituição das Lâmpadas Mistas e Fluorescentes por Luminárias Econômicas.
  • Iluminação nas vias de acesso – calçadas, dentre outros.
  • Centro de Referência em Conservação de Energia e Inovação.