Curso sobre educação infantil reúne 100 professores na Ufla

Realizou-se, na última sexta-feira, dia 09, o primeiro encontro na Ufla relacionado ao projeto "Tecendo Gênero e Diversidade Sexual nos Currículos da Educação Infantil". O evento reuniu cerca de 100 professoras de várias escolas de Lavras e outras cidades da região.

 

Coordenado pelas professoras Cláudia Maria Ribeiro e Ila Maria Silva de Souza, ambas do Departamento de Educação da Ufla, o projeto pretende qualificar, técnica e politicamente, 500 professores que atuam na educação infantil com vistas a implementar, no currículo, as áreas temáticas “Sexualidade e Gênero” em instituições onde estudam crianças de 0 a 6 anos.

 

Ressalta-se que o projeto é coordenado por professoras da Ufla, mas conta com a participação de membros da Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, da Unicamp, da USP e da própria Ufla.

 

Na Ufla, o curso começou no dia 09/04, na Unicamp começou no dia 06/04 e na UFJF começará no dia 30/04. Na USP e na UFMS o curso terá início no segundo semestre.

Coordenadoria da Praec recepciona bolsistas-atividade

A Coordenadoria de Programas Sociais da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis promoveu uma recepção aos alunos que estão passando a fazer parte do Programa Bolsa-Atividade.

 

De acordo com a Coordenadora Soraya Comanducci Carvalho, o objetivo do programa é possibilitar que os alunos de baixa condição socioeconômica se mantenham na universidade. “Durante o evento, foram discutidos temas relacionados ao trabalho em equipe e observou-se também as demandas ligadas à área psicossocial”, comenta ela.   

 

Segundo Soraya, “90 estudantes de graduação da Ufla, em sua maioria calouros, passaram a ser bolsistas-atividade esse ano, sendo que a instituição passou a contar com 30 bolsas a mais esse semestre. As outras bolsas vêm de alunos que se formaram ou que ingressaram em outros programas. 80% dos nossos alunos acabam se inserindo em projetos de iniciação científica”.