Ufla participa de reunião sobre mobilidade estudantil no Mercosul

O Diretor de Assuntos Internacionais da Ufla, prof. Elias Fialho e o Coordenador do Curso de Agronomia, prof. Luiz Antonio Augusto Gomes, participaram, em Assunção – Paraguai, de uma reunião do Programa MARCA – Mobilidade Acadêmica (alunos de graduação) entre as universidades do Mercosul mais Bolívia e Chile.

 

Durante o evento, além de se discutir as emendas das disciplinas do Curso de Agronomia destas universidades como forma de aproveitamento das mesmas entre as instituições, falou-se da possibilidade de quatro alunos brasileiros irem para o exterior, sendo três para as universidades argentinas e um para a Universidade do Chile e o recebimento de quatro alunos das universidades da Argentina já em agosto desse ano (até janeiro/2011).

 

De acordo com o prof. Fialho, “ainda estamos em processo de aceitação oficial no âmbito do Sistema MEC-ARCU-SUL na área de Agronomia e estamos nos esforçando muito para atender a esse processo junto ao MEC para que em agosto nossos estudantes possam participar do programa”.

Em harmonia com a natureza




São 476 hectares onde áreas verdes convivem em perfeita harmonia com o planejamento urbano. O Campus da Ufla tem passado por uma intensa fase de transformação, fruto da necessidade de expansão que a sociedade e a comunidade acadêmica exigem. Mas o contato direto com a natureza, que sempre despertou a atenção dos freqüentadores, não foi deixado de lado. Um estudo realizado por professores do Departamento de Engenharia (DEG) revela como esse intenso processo de mudança que vem ocorrendo nos últimos tempos está alterando as características da Cidade Universitária.

A pesquisa, desenvolvida com o apoio da Fapemig, fez uma análise comparativa do uso da terra e cobertura vegetal a partir de 1964. Através de registros fotográficos aéreos e imagens de satélite em alta resolução, foi feito um raio X da ocupação e utilização das áreas do Campus e um detalhamento de suas divisas. De acordo com a coordenadora do projeto, Profa. Elizabeth Ferreira, em todos os períodos analisados, observou-se que a maior parte do terreno é utilizada como áreas agrícolas, destinadas às atividades de ensino e pesquisa. “Apesar de verificarmos uma considerável redução, as áreas agrícolas ainda predominam no Campus. Em 1964, eram 384 hectares destinados a este fim. Agora são aproximadamente 271 ha”.

Mesmo com um intenso processo de urbanização, a área de vegetação natural aumentou e hoje corresponde a 30% do Campus. “Este valor é bem superior ao detectado em outras épocas. Isso demonstra a preocupação em se preservar o verde, criar novas áreas de regeneração e respeitar as características de todo o terreno, onde sempre predominou a cobertura vegetal”, destaca a coordenadora. Outro ponto importante apurado na pesquisa foi a construção de represas. Até 1971, não havia nenhum registro dessa natureza. Atualmente são quatro represas com áreas expressivas, com superfícies de espelhos d’agua que variam de um a dois hectares. A maior está localizada próximo ao Departamento de Zootecnia.  

A profª Elizabeth Ferreira explica que a pesquisa é inédita e representa um importante registro que vai ficar marcado na história da Universidade. Com bases nestes dados, será possível traçar uma linha evolutiva do desenvolvimento da Ufla e estabelecer metas para futuras ações. “Esse trabalho não seria possível se não fosse o apoio e a dedicação dos professores Antônio Augusto Dantas, Alcione de Oliveira e Rodrigo Villela Machado”.

Um raio X do campus da Ufla ao longo dos anos

 

 
2009
1985
1979
1971
1964

 
Áreas Urbanizadas

 
65,79 ha

 
45,2 ha
40,07 ha
24,4 ha
6,24 ha
Áreas de vegetação Natural

 

 
113,18 ha

 
98,72 ha
75,25 ha
38,38 ha
45,97 ha
Áreas agrícolas

 
271,16 ha

 
298,32 ha
327,87 ha
356,56 ha
384,19 ha
Água

 
7,94 ha

 
6,59 ha
4,64 ha
1,68 ha
0,3 ha

Outros usos (Brejo, campo de futebol, solo exposto, etc..)

 
17,65 ha

 

 
27,47 ha
28,07 ha
54,84 ha
39,32 ha

 

Imagens e mapas

Candidatos a 10 vagas de professor devem imprimir comprovantes




Os candidatos inscritos no concurso público 05/2010 que vai selecionar 10 professores para o quadro permanente da Universidade Federal de Lavras (Ufla) já podem retirar seus comprovantes definitivos de inscrição no site www.dgp.ufla.br/concurso/prof .

Neste documento estarão definidas as datas, horários e locais das avaliações. A Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) informa, ainda, que os candidatos deverão chegar ao local das provas escrita com trinta minutos de antecedência, apresentando documento de identidade, comprovante definitivo de inscrição e o currículo comprovado.

Pró-Reitoria de Extensão lança dois concursos fotográficos




“Fotografe a Ufla: o olhar de quem chega” e “Fotografe seu estágio” são os concursos lançados pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) direcionados aos estudantes da Universidade. Ambos oferecem prêmios aos três primeiros colocados, que serão avaliados por uma banca examinadora, composta por profissionais da área.

Podem se inscrever para o concurso “Fotografe a Ufla: o olhar de quem chega” estudantes de graduação que ingressaram na Ufla no primeiro semestre deste ano. As fotografias deverão, obrigatoriamente, estar relacionadas com a Universidade, podendo ser do campus (histórico e atual); dos prédios, da vegetação, das atividades acadêmicas, de pessoas ou grupo de pessoas. Cada participante deverá encaminhar à Proec, duas fotografias impressas em papel tamanho 30X20 cm, identificadas com um título. O prazo para envio do material vai até o dia 30 de abril.

Já para o concurso “Fotografe seu estágio” podem participar estudantes de graduação devidamente matriculados nas disciplinas Estágio Supervisionado, Nacional ou Internacional. Além das duas cópias da fotografia que deverão ser entregues na Proec, o candidato deverá redigir um texto explicativo das atividades vivenciadas no estágio, de acordo com as especificações descritas no edital do concurso. O período para participação vai até o dia 15 de abril.

Os três primeiros colocados em cada categoria receberão os seguintes prêmios: 1º lugar: R$ 200 e um pen drive de 8 GB; 2º lugar: 150e um álbum para 200 fotos; e 3º lugar: 100 e um porta retrato para 3 fotos.

Outras informações na Proec pelo telefone (35) 3829-1212

 Clique nos concursos e acesse o edital completo: