Desde o mês de março, o Cadastro de Discentes, ferramenta da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que compila os dados de todos os estudantes da pós-graduação stricto sensu brasileira, possui um novo atendimento.
O cadastro fica aberto o ano todo em fluxo contínuo. Sendo assim, é importante relembrar as modificações para o aperfeiçoamento do Cadastro de Discentes que a Capes implementou ao sistema, desde novembro de 2009, para atender à recomendação dos órgãos de controle, como a Controladoria Geral da União e o Tribunal de Contas da União.
Os pró-reitores e coordenadores de cursos de pós-graduação devem ficar atentos para a seguinte mudança: não será possível realizar alteração nos dados básicos, como CPF, nome e data de nascimento, dos discentes já cadastrados. Nestes casos os coordenadores de cursos deverão solicitar alterações diretamente a Capes. O CPF de alunos ainda não cadastrados será validado junto á base da Receita Federal, com a respectiva extração e preenchimento automático de campos básicos.
Para os bolsistas Capes oriundos do exterior, que não obtiverem a expedição do CPF pela Receita Federal durante sua permanência no Brasil, o cadastramento deverá ser solicitado junto aos técnicos da Coordenação Geral de Cooperação Internacional (CGCI/DRI) da Capes. O campo passaporte não estará mais disponível para preenchimento.
Dúvidas
Esclarecimentos sobre o Cadastro de Discentes podem ser obtidos pelo e-mail discentes@capes.gov.br ou pelo telefone (61) 2022-6160. Dentro do próprio sistema também é possível tirar dúvidas, pois nele constam instruções de preenchimento e respostas às perguntas mais frequentes.
Criado em março de 2006, o Cadastro de Discentes armazena e mantêm atualizados todos os dados relativos à comunidade dos alunos de mestrado e doutorado, desde a matrícula até a titulação. Trata-se do instrumento formal de registro do envio das teses e dissertações para o Banco de Teses da Capes, disponibilizado no site Domínio Público, no portal do Ministério da Educação.
Entre os dias 15 e 18 de abril, será realizado no Rio de Janeiro o Congresso da Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG), que reunirá delegações de todo o país para debater os rumos da ciência e da tecnologia no Brasil, assim como as demandas e reivindicações dos pós-graduandos brasileiros. O congresso contará ainda com Mostra Científica.
Com o tema "A Ciência não está de braços cruzados. E você?", o evento, já em sua 23ª edição, pretende envolver cerca de 300 participantes, entre estudantes, professores, parlamentares, autoridades da área e demais convidados, em um amplo debate sobre os principais temas da ciência e da sociedade, como o Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG).
Representantes da Capes, CNPq, MCT, Finep, SBPC, Confap, entre outras instituições vinculadas à produção científica no Brasil, são presenças esperadas nas mesas de debate e palestras oferecidas pelo Congresso. Além das palestras, a programação contará com a III Mostra Científica, atividades culturais e grupos de discussão. No último dia, ocorre a plenária final, que define as propostas centrais a serem encaminhadas pela próxima gestão da entidade, e é eleita a nova diretoria.
O presidente da ANPG, Hugo Valadares, demonstrou-se animado com o crescimento do debate em trono da produção científica no Brasil: “O ano de 2010 é um ano muito importante para o país, e o debate em torno da Ciência e Tecnologia será muito grande, pois está vinculado às possibilidades de desenvolvimento científico do Brasil”. Hugo considera importante que os pós-graduandos se animem em participar do congresso da ANPG, para “ampliar nosso contato com os estudantes em cada universidade, e unir forças para a conquista de nossos objetivos.”
Mostra Científica
A III Mostra Científica da ANPG, que ocorre durante o congresso, pretende estimular a transdisciplinaridade, valorizando a troca de conhecimento de diferentes áreas e estimulando a reflexão acerca de questões sociais e da relação universidade versus sociedade. As apresentações serão orais e os trabalhos publicados nos Anais da III Mostra Científica da ANPG. Os pesquisadores terão 15 minutos para a apresentação e mais 5 minutos para responder perguntas do público. Informações estão disponíveis no site www.anpg.org.br
O objetivo principal do congresso é estimular a discussão e o debate sobre os rumos da ciência no Brasil, além de tratar de temas presentes no cotidiano dos pós-graduandos, como a licença-maternidade plena, os valores das bolsas acadêmicas, o Plano Nacional de Pós-Graduação e o PL 2315/2003, conhecido como PL dos Pós-Graduandos.
Já está aberto o prazo para a submissão de propostas à segunda chamada do Edital 70/2009. A iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) pretende consolidar o fortalecimento da pós-graduação brasileira em áreas estratégicas. Serão concedidas bolsas de mestrado e doutorado diretamente a orientadores dos programas de pós-graduação reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Ao todo serão investidos R$ 57,2 milhões vindos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).
Para concorrer ao cronograma II, os pesquisadores poderão submeter propostas até o dia 17 de maio. As contratações estão previstas para ocorrer a partir de 20 de julho. As propostas devem ter o prazo de execução de dois anos para o mestrado e de quatro anos para o doutorado. Cada pesquisador poderá solicitar apenas uma bolsa – ou uma de mestrado ou uma de doutorado.
O edital receberá projetos dentro das seguintes áreas estratégicas:
– Ciências Exatas e da Terra: Matemática, áreas experimentais da Física, Química, Geociências e das Ciência de Materiais, Meteorologia e Mudanças Climáticas;
– Engenharias: Aeronáutica, Computação, Elétrica, Mecânica, Tecnologia da Informação, Microeletrônica, Energia Nuclear, entre outras;
– Agrárias: Agronomia, Engenharia Agrícola, Biotecnologia, Biodiversidade, Produção e Saúde Animal, Defesa Sanitária, entre outras;
– Ciências da Saúde: Fármacos e Medicamentos, Pesquisa Clínica, Terapias Inovadoras e Toxicologia;
– Interdisciplinares: Nanotecnologia, Mar e Antártica, Trauma e Violência, Segurança Pública e Defesa.
O proponente deve possuir titulo de doutor, vinculo com a instituição executora, ser orientador de Programa de Pós-Graduação credenciado na CAPES e ter experiência comprovada na formação de recursos humanos e na execução de projetos em pelo menos uma das áreas temáticas.
O Núcleo de Estudos em Olericultura (NEO), do Departamento de Agricultura (DAG) da Ufla, irá promover, nos dias 11 e 12 de maio, o mini-curso Trabalhando com software Hortafácil. Para participar é preciso efetuar a inscrição a partir do dia 07 de abril, no posto montado na Cantina Central ou na sede do NEO. Será cobrada uma taxa de R$5.
O mini-curso será ministrado pelo professor Wilson Roberto Maluf no anfiteatro do DAG e no laboratório de informática do Centro de Convivência. O objetivo é reunir estudantes, produtores, extensionistas e outros profissionais da área, interessados em ampliar seus conhecimentos em Olericultura, através do conhecimento e aplicação do Software HortaFácil.
A Olericultura é a área da horticultura que abrange a exploração de hortaliças e que engloba culturas folhosas, raízes, bulbos, tubérculos e frutos diversos.
Os estudantes que fazem parte da Associação de Pós-Graduandos da Ufla (APG) estão sendo convocados para eleger seus representantes nos conselhos Universitário, de Ensino, Pesquisa e Extensão e de Curadores. Os interessados que desejam se candidatar devem procurar a Secretaria dos Conselhos, no Gabinete da Reitoria, até às 17 horas do dia 20 de abril. A eleição será realizada dia 22 de abril, das 07h às 17h, na Cantina Central.
Serão escolhidos, para o mandato de um ano, dois representantes para os conselhos Universitário e de Ensino, Pesquisa e Extensão; e um para o de Curadores. Na mesma votação, serão eleitos os suplentes.