Lançado o Plano de Capacitação de Servidores 2010




A Universidade Federal de Lavras (Ufla) lançou oficialmente nesta quinta-feira (25/03) o Plano de Capacitação dos Servidores Técnico-Administrativos para o ano de 2010. A solenidade contou com a participação de cerca de 200 servidores. Coordenada pela Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão (Proplag) por meio da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), a iniciativa visa resgatar a valorização do servidor, possibilitando o seu constante aperfeiçoamento profissional e pessoal, além de facilitar o desenvolvimento no plano de carreira do serviço público federal. O evento marcou também a entrega dos diplomas aos servidores que fizeram cursos oferecidos pela universidade no ano passado. 

Estiveram presentes no lançamento, o Reitor da Ufla, Prof. Antônio Nazareno Guimarães Mendes, o Pró-Reitor de Planejamento e Gestão, Prof. José Roberto Soares Scolforo, o Diretor de Recursos Humanos, Georges Francisco Villela Zouein, o Diretor do Sind-UFLA, Edílson William Lopes, o Coordenador da Cista, Tales de Oliveira Giarola e as servidoras do DGP, Rita de Cássia Carvalho Lopes e Shirley Michelle de Alcântara.

Com a palavra, o prof. Scolforo reforçou a preocupação da universidade no que diz respeito à valorização e a capacitação profissional dos técnicos administrativos: “queremos resgatar essa valorização dos servidores, contribuindo para que os mesmos estejam cada vez mais envolvidos com a universidade, pois, afinal, nós acreditamos que isso contribui diretamente com o desenvolvimento da instituição”. 

O plano foi elaborado com base em duas questões importantes: as necessidades da instituição, por estar em franco desenvolvimento e o interesse do servidor no que diz respeito à progressão funcional. “Isso se reverte diretamente na qualidade do trabalho desenvolvido junto à universidade”, ressaltou Scolforo. 

O prof. Nazareno parabenizou a equipe responsável pelo desenvolvimento do novo plano e teceu comentários acerca do histórico do quadro de servidores da Ufla, sempre bastante reduzido em relação ao de professores. 

Ele também ressaltou que o atual governo está mais sensível às melhorias salariais e à capacitação dos técnicos administrativos, além de ter aberto novas vagas na área. Com isso, a Ufla está conseguindo corrigir essa distorção histórica e manter o número de servidores mais condizente com a necessidade da instituição. “Sabemos que ainda não é o ideal, mas continuaremos buscando novas vagas junto ao governo federal”, disse o Reitor.

Sobre o Plano de Capacitação

O Plano de Capacitação dos Servidores 2010 foi desenvolvido com o objetivo de melhor capacitar os servidores e inseri-los como agentes e parceiros nos programas estruturantes e ambientais que estão sendo implantados na instituição, além de promover maior integração entre os servidores que atuam em ambientes diferentes e, sempre que possível, possibilitar-lhes o desenvolvimento em sua carreira. 

O plano possui três vertentes, sendo elas a capacitação, o incentivo à qualificação e a qualidade de vida. No que diz respeito à capacitação, a Ufla oferecerá 14 cursos divididos em três áreas de desenvolvimento: gestão, inter-relação entre ambientes e formação específica. A relação completa dos cursos pode ser conferida no site www.dgp.ufla.br/capacitacao

Com relação ao incentivo à qualificação, a universidade vai apoiar a participação dos servidores em programas de educação formal. Em nível de especialização, serão oferecidas bolsas nos cursos de pós-graduação Lato-sensu da Ufla. Além disso, de acordo com a DGP, está sendo elaborada uma proposta de Mestrado Profissional em Administração Pública para servidores, a qual será submetida a Capes nas próximas semanas. 

A iniciativa ainda promoverá ações relacionadas à qualidade de vida no trabalho. Em 2010, serão realizadas palestras para a promoção da saúde e mini-cursos com várias temáticas. Entre os cursos já programados para esse ano estão o de Relacionamento interpessoal, o de Comunicação como base do atendimento eficaz e o de Preparação para a Aposentadoria.  

Para mais informações sobre o plano acesse o site www.dgp.ufla.br/capacitacao.

Capes aprova novo programa de apoio à Pós-Graduação




Foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 25, a Portaria nº 64, que aprova o novo Programa de Apoio à Pós-Graduação (Proap). O programa tem como objetivo proporcionar melhores condições para a formação de recursos humanos, a produção e o aprofundamento do conhecimento nos cursos de pós-graduação stricto sensu, ministrados pelas instituições de ensino superior públicas (IES).

Assim, a Capes, além de financiar bolsas para a manutenção de discentes, apóia o desenvolvimento dos programas de pós-graduação stricto sensu, financiando atividades relacionadas às pesquisas desenvolvidas nas dissertações e teses desses programas com recursos do Proap, repassados às pró-reitorias de pós-graduação e pesquisa das IES apoiadas, responsável por administrá-los internamente.

Na portaria são explicitados os requisitos para ingresso da instituição no programa, questões sobre gerenciamento do Proap, normas gerais e operacionais, itens financiáveis e não financiáveis.

 

DRCA divulga 6ª lista de alunos para início das aulas




Uma nova lista com a relação dos 13 estudantes convocados para iniciarem as aulas no primeiro semestre já está disponível. A Diretoria de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) informa que todos devem iniciar suas atividades acadêmicas até a próxima segunda-feira, dia 29 de março.

 

Confira abaixo os estudantes convocados:

 

Engenharia Agrícola

Vitor Santana Soares

 

Engenharia Florestal

Ulisses de Souza Lima

 

Química

Livia Maria Braga Resende

Sistemas de Informação

Edivaldo Vitor Rodrigues

Ariel Felipe Ferreira Marques

Dayane Andrade Campos

Felipe Guilherme dos Santos

Patrick Rafael Portes Andrade

Wallace Alves Drumond

Julio César da Silva Junior

Matemática

William Alves da Cruz

 

Nutrição

Marina Silva Xavier Brasil

Naya Galharda Faria

 

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (35) 3829-1561.