Ufla participa do programa mineiro de empreendedorismo





Estão abertas, até o dia 26 de março, as inscrições para o Programa Mineiro de Empreendedorismo na Inovação, oferecido pelo Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes-MG) e Sistema Mineiro de Inovação (Simi). Podem participar mestrandos e doutorandos das áreas tecnológicas, gerenciais e biológicas das universidades públicas de Minas Gerais. Os interessados devem se inscrever pelo site www.simi.org.br/empreender.

O Programa é uma capacitação complementar em empreendedorismo e inovação com o objetivo de contribuir para transformar a pesquisa científica em inovação tecnológica. As atividades acontecem por meio de estratégias de Educação e Mobilização para a Inovação, através do EMBATE® (Empreendedorismo de Base Tecnológica). Trata-se de um seminário vivencial, dinâmico e participativo, de 20 horas, que resulta na elaboração de planos de inovação. O sistema já foi ministrado em empresas e centros de pesquisa do Brasil e da Colômbia e validado como ferramenta de ativação de comportamento empreendedor.

Após essa etapa, os participantes devem criar um plano de inovação que é o resultado do trabalho realizado em grupos multidisciplinares, durante os Embates. O objetivo é estruturar uma idéia ou conhecimento científico em forma de produto, serviço, tecnologia ou negócio inovador. Trata-se de um exercício pedagógico prático que permitirá considerar aspectos do mercado e da tecnologia enquanto desenvolve características de empreendedorismo e inovação que poderá utilizar para toda a vida.

 

Outras informações pelo site www.simi.org.br/empreender .

Edital para publicação de artigos em revistas internacionais







A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) está com edital aberto o Programa de Apoio à Publicação Científica em Periódicos de Alto Impacto (PAPC). As submissões de trabalhos podem ser feitas em fluxo contínuo, a partir do dia 05 de abril até  24 de setembro.

O programa tem como objetivo apoiar financeiramente a publicação científica em periódicos de alto fator de impacto editados em língua estrangeira e contribuir para a melhoria da qualidade dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Ufla.

Poderá submeter proposta de solicitação de apoio qualquer docente ou servidor credenciado por qualquer curso de mestrado e doutorado da UFLA. Estes trabalhos deverão ser submetidos aos colegiados dos programas Stricto Sensu.

Para mais informações acesse a página da PRPG no endereço www.prpg.ufla.br .

 

Abertos editais para pesquisa em cooperação internacional




Selecionar projetos em matemática para cooperação entre França e Brasil conjuntamente com representantes da Argentina, do Chile, do Peru e do Uruguai. Este é o objetivo do novo edital do Programa MATH AMSUD/Capes, publicado no Diário Oficial da União da última quinta-feira, 18, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O intuito é incentivar e reforçar a colaboração e a formação de redes em pesquisa e desenvolvimento em matemática, por meio da apresentação de projetos conjuntos. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de maio.

Os projetos de pesquisa devem conter um componente regional entre a França e pelo menos dois países sul-americanos associados. Está explicito o interesse em favorecer na América do Sul a sinergia com outros programas regionais e multilaterais da matemática, em particular com a União Européia além de assegurar a continuidade das redes de cooperação científica com a participação de jovens pesquisadores. Saiba mais sobre o MATH AMSUD.

Ciência da informação

O segundo é o novo edital do Programa STIC AMSUD/Capes, que tem como objetivo selecionar projetos de pesquisas em ciência e tecnologia da informação e da comunicação entre França e América do Sul. As inscrições também podem ser feitas até o dia 15 de maio.

O edital busca o desenvolvimento de instrumentos que facilitem o intercâmbio de estudantes, professores, pesquisadores e o compartilhamento de resultados de pesquisa. Serão selecionados para financiamento projetos conjuntos de pesquisa que tenham em sua dimensão o potencial de inovação e de transferência tecnológica entre os países envolvidos. Também pelo edital serão favorecidas as parcerias com outros programas regionais e multilaterais na área; e a participação de jovens pesquisadores para assegurar a continuidade das redes.Todos os temas relevantes no âmbito das áreas de ciências e tecnologias da informação e comunicação (STIC, sigla em inglês) são de interesse da chamada.

A proposta deverá ser submetida por um pesquisador brasileiro à Capes, sendo que o grupo de pesquisa deverá estar associado a, no mínimo, uma equipe francesa e uma sul-americana, que apresentarão simultaneamente suas propostas às contrapartes estrangeiras envolvidas no programa. Saiba mais sobre o STIC AMSUD.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (61) 2022-6657 e (61) 2022-6675.