Programa oferece cursos de qualificação à comunidade

O Programa de Qualificação Profissional da Pró-Reitoria de Extensão da Ufla está oferecendo oito cursos noturnos à comunidade. São eles: Capacitação de Mestre de Obras, Capacitação de Telhadista (Carpinteiro), Eletricista Básico – Instalações de Baixa Tensão, Iniciação ao Cultivo de Plantas Ornamentais, Manejo Básico de Caprinos, Manipulação de Alimentos – Segurança Alimentar, Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas e Introdução à Microinformática.

As inscrições podem ser realizadas de 22 a 29 de março. Os cursos têm duração de três meses. As inscrições devem ser feitas na própria Pró-Reitoria. Outras informações podem ser obtidas pelo www.proec.ufla.br ou pelo 3829-1590/1317.

 

Levando conhecimento à comunidade




Normalmente, a pesquisa é gerada a partir de informações advindas do setor reprodutivo e só pode ser considerada concluída quando, após terminada, a sociedade possa se apropriar de suas conclusões para seu bem estar.

Nesse contexto, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq tem disponibilizado, recentemente, recursos que contemplam esta última etapa da pesquisa: a extensão.

Com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT e o Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, um edital do CNPq aprovou sete projetos de extensão desenvolvidos por pesquisadores da Ufla com a participação da Emater-MG.

“O valor total disponibilizado pelo edital foi de R$ 13.520.000,00, sendo que a Ufla conseguiu captar R$ 803.463,11. Esses dados mostram que uma instituição como a Ufla, que tem grande tradição em pesquisa, também tem enormes chances de captar recursos para difundir os resultados junto à comunidade”, ressaltou o Pró-Reitor de Extensão, prof. Magno Patto Ramalho.

O edital tem por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos relacionados ao ensino, aprendizagem e intervenção em extensão rural ou que desenvolvam ações de experimentação, validação e disponibilização de tecnologias apropriadas à agricultura familiar, além de projetos voltados à formação de agentes em Manejo Ecológico e Conservação dos Solos e da Água, visando qualificar os serviços de assistência técnica e extensão rural junto aos agricultores familiares.

Abaixo segue a lista dos projetos aprovados na Ufla com seus respectivos coordenadores.

Projeto: Aspectos técnicos e legais que implicam na produção rural e em práticas conservacionistas nas pequenas propriedades rurais no estado de Minas Gerais

Coordenador: Luiz Antônio Coimbra Borges (DCF)

Projeto: Capacitação de agricultores familiares, inovação tecnológica e comercialização de hortifrutigranjeiros no Sul de Minas Gerais

Coordenador: Ricardo Pereira Reis (DAE)

Projeto: Difusão de sementes melhoradas de milho e feijão

Coordenador: Magno Antonio Patto Ramalho (DBI)

Projeto: HortaFacil: uma experiência inovadora no ensino, aprendizagem e intervenção em extensão rural para o planejamento da produção programada de hortaliças voltada à agricultura familiar.

Coordenador: Wilson Roberto Maluf (DAG)

Projeto: Seleção, validação e difusão de cultivares de amoras e framboesas coloridas como alternativa de renda para a agroindústria familiar mineira

Coordenador: Rafael Pio (DAG)

Projeto: Desenvolvimento, aprimoramento e aplicação de tecnologias apropriadas à agricultura familiar para produção de sementes de hortaliças de qualidade em sistema orgânico, no Sudoeste Paulista.

Coordenador: Rovilson José de Souza (DAG) 

Projeto: Formação de rede de troca de saberes sobre beneficiamento e comercialização da agroindústria doméstica da Agricultura Familiar do Alto Jequitinhonha

Coordenação: Áureo Eduardo M. Ribeiro

9ª chamada do PAS. Matrícula dia 19/03 no período da manhã

 

A Diretoria de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) informa que já está disponível a relação dos candidatos aprovados na nona chamada do Processo de Avaliação Seriada (PAS) triênio 2008-2010. Apenas um estudante de Engenharia de Controle e Automação foi selecionado. A matrícula deve ser feita pessoalmente amanhã, das 8 às 11:30h, no próprio DRCA.

 

O nome do novo classificado está disponível no site www.drca.ufla.br.