Notas do Enem serão divulgadas nesta quinta-feira, dia 28




A partir de sexta-feira (29) os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão disputar uma das 47,9 mil vagas de 49 universidades e institutos federais que adotaram a prova como fase única de seleção. O processo será feita por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em três chamadas.

O primeiro período irá das 6h do dia 29 de janeiro até as 23h59 do dia 3 de fevereiro. O estudante acessa o Sisu por meio do seu número de inscrição do Enem e seleciona o curso e a instituição em que pretende estudar. A novidade é que ele pode acompanhar no início de cada dia como está a nota de corte de cada curso e trocar sua opção caso tenha mais chances de ingresso em outra graduação ou em outra instituição. As vagas serão distribuídas a partir das notas do Enem – quem tiver um resultado melhor é selecionado.

Por exemplo: o aluno se inscreve em Medicina Veterinária na Universidade  Federal de Lavras, mas no dia seguinte verifica que os outros candidatos que também selecionaram esse curso têm nota superior à dele no Enem. O estudante então pode trocar sua opção para qualquer outro curso em qualquer outra instituição. Não há um limite de tentativas, mas a cada nova seleção a escolha anterior deixa de valer.

Depois desse período de inscrição dos estudantes, o Sisu processa as informações e divulga em 5 de fevereiro o resultado final da primeira etapa. Os estudantes que forem aprovados terão de 8 a 12 de fevereiro para fazer a matrícula nas instituições para as quais foram selecionados.

Em seguida, no dia 15 de fevereiro, começam as inscrições da segunda etapa para preencher as vagas que não foram ocupadas. Os estudantes não selecionados na primeira etapa deverão acessar o Sisu entre as 6h do dia 15 de fevereiro até as 23h59 do dia 20. Os resultados dessa fase estarão disponíveis no dia 22 de fevereiro. Há previsão ainda de um terceiro período de inscrições, entre 1° e 3 de março (confira calendário abaixo).

A secretaria de Ensino Superior do MEC, Maria Paula Dallari Bucci, recomenda aos estudantes que acessem o Sisu diariamente para que ampliem sua chance de aprovação. “O sistema permite que o aluno acompanhe a nota de corte e as chances de sucesso a cada dia”, afirmou. Diariamente, entre as 23h59 e as 6h, o sistema para de funcionar para calcular a nota de corte de cada curso, que estará disponível pela manhã.

Apesar de as inscrições só começarem na sexta-feira (29), o Sisu estará no ar a partir de hoje (27) para que os estudantes possam se familiarizar com seu funcionamento. As notas do Enem vão ser divulgadas amanhã pelo Inep e estarão disponíveis no endereço www.inep.gov.br.

Veja o calendário abaixo:

 

Primeira etapa

Inscrições: das 6h do dia 29 de janeiro até as 23h59 de 3 de fevereiro

Resultado: 5 de fevereiro

Matrículas nas universidades: de 8 a 12 de fevereiro

 

Segunda etapa

Inscrições: das 6h do dia 15 de fevereiro até as 23h59 do dia 20 de fevereiro

Resultado: 22 de fevereiro

Matrículas nas universidades: 23 a 26 de fevereiro

 

Terceira etapa

Inscrições: das 6h do dia 1° de março até as 23h59 do dia 3 de março

Resultado: 5 de março

Matrículas nas universidades: de 9 a 12 de março

21 servidores são empossados na Universidade






Juliano Tavares

Membros da comunidade universitária, amigos e familiares estiveram presentes na solenidade de posse de 21 servidores da Ufla, entre eles um professor e 20 técnicos-administrativos.

A mesa que dirigiu os trabalhos foi composta pelo Reitor, prof. Antônio Nazareno Guimarães Mendes, pelo Pró-Reitor de Planejamento e Gestão, prof. José Roberto Soares Scolforo, pelo Diretor de Recursos Humanos, Georges Francisco Vilela, pela Diretora da Divisão de Seleção e Desenvolvimento em exercício, Shirley Michele de Alcântara, pelo presidente do Sind-Ufla, Edílson Willian Lopes e pelo presidente da Comissão de Ética, prof. Samuel Pereira de Carvalho.

Durante a cerimônia, os empossados assinaram os termos de compromisso ético e de posse, ambos lidos em voz alta.

O presidente do Sind-Ufla, Edílson Willian Lopes, lembrou “o fato de a instituição ter passado vários anos sem cerimônias como essa, por conta da inexistência de concursos públicos durante muito tempo, mas que felizmente de alguns anos para cá isso tem mudado e tal solenidade tem ocorrido com mais freqüência”. 

Já o Pró-Reitor de Planejamento e Gestão, prof. José Roberto Scolforo, parabenizou a todos os empossados na pessoa da servidora Daniele Carvalho, que está assumindo um cargo na Ufla pela 3ª vez (ela começou como bolsista). Ele também citou o nome de técnicos que “vêm assumindo posições de destaque dentro da universidade, o que mostra o potencial e a valorização dos mesmos dentro da instituição”.

O prof. Scolforo também comentou o programa de capacitação e treinamento que começou a ser implantado no ano passado dentro da instituição, “em 2010, serão 17 cursos de capacitação destinados aos servidores e o incentivo a se fazer uma pós-graduação a distância na Ufla, além de estarmos pleiteando junto à Capes um Mestrado Profissional em Administração Pública”.

Já o Reitor, prof. Antônio Nazareno Guimarães Mendes, saudou os empossados e afirmou que, “durante muito tempo, a Ufla logrou êxito na contratação de professores, o que não ocorreu em relação aos técnicos. Mas, felizmente, nós temos mudado essa realidade em razão do Reuni (Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais). Ele explicou, ainda, que do montante orçamentário do programa destinado à universidade, a Ufla optou pelo aumento do quadro de pessoal e não por obras. Muitas pessoas que vêem esse canteiro de obras na universidade não sabem que apenas 20% disso é custeado pelo Reuni, os outros 80% são recursos que nós captamos”, completou o Reitor.

O prof. Nazareno encerrou sua fala desejando que os empossados tenham sucesso nas carreiras que estão abraçando junto à Ufla.

Confira abaixo o nome dos empossados e a cobertura fotográfica

  • ALEX NORBERTO FERREIRA- Assistente em Administração
  • ALEXANDRE LAURENTE CARDOSO- Assistente em Administração
  • ALFREDO MELHEM BARUQUI JÚNIOR- Médico/ Clínica Médica
  • CLÁUDIO FABIANO KLOSS- Técnico de Tecnologia de Informação
  • DANIELE CARVALHO- Administradora
  • DIRCE DE CÁSSIA CORREA MACEDO- Assistente em Administração
  • ELISÂNGELA ABREU NATIVIDADE- Administradora
  • FERNANDA MARTINS DE ARAÚJO- Assistente em Administração
  • GEUNICE TINÔCO SCOLA- Assistente Social
  • JAYME MURAD MAGALHÃES- Médico/ Medicina do Trabalho
  • LUCIANO LARES- Assistente em Administração
  • LUCIANO SERRA RODARTE- Engenheiro civil
  • MAÍRA CRISTIANE DE SOUZA MIRANDA- Administradora
  • MARCIO DONIZETE ROSA- Auditor
  • NADILSON BRAGA DE OLIVEIRA- Odontólogo
  • RENATA SERRA RODARTE- Psicóloga
  • RENZO ALAN RABIÇO- Administrador
  • RHAIMÁ APARECIDA MENDONÇA DA COSTA- Administradora
  • VANESSA SOUZA ALVES TORRES- Odontólogo
  • VITAL JÚNIOR DE CASTRO- Assistente em Administração
  •  RICARDO EDEM FERREIRA- Professor Assistente

Curso de Administração Pública inicia atividades neste sábado, 30

O curso de Administração Pública, oferecido na modalidade a distância pela Ufla, terá início no próximo sábado, dia 30, a partir das 08h, com uma aula inaugural. Os 125 estudantes que foram aprovados para o primeiro semestre letivo vão se reunir nos cinco pólos presenciais (Lavras, Araçuaí, Campos Gerais, Formiga e Santa Rita dos Caldas), onde receberão as boas vindas e as orientações sobre a dinâmica das atividades que serão desenvolvidas ao longo da graduação.

Com duração mínima de quatro anos e com uma metodologia inovadora, o curso será ministrado pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Serão realizados vários encontros nos pólos de apoio, para realização de aulas presenciais, provas, apresentação de seminários, workshops e palestras.

Com foco na formação de lideranças, o curso visa capacitar pessoas nos âmbitos técnico, gerencial e empreendedor. Os alunos estarão habilitados a administrar organizações governamentais e não governamentais, de modo pró-ativo e ético, buscando maior eficiência, equidade e transparência nos processos de mudança na gestão pública.