Os aprovados deverão preencher a ficha cadastro pela internet (www.drca.ufla.br) e enviar para a Ufla, por Sedex, no endereço disponibilizado no site, com data de postagem até o primeiro dia útil subsequente à data limite de matrícula; ou entregar, em envelope fechado, no Setor de Atendimento da Diretoria de Registro e Controle Acadêmico – DRCA, Prédio da Reitoria.
A esta ficha, o candidato deverá anexar os seguintes documentos: duas cópias autenticadas em cartório do certificado de conclusão do Ensino Médio, ou equivalente, e do histórico escolar; uma cópia da certidão de nascimento ou casamento, cédula de identidade, CPF, título de eleitor e comprovante de quitação eleitoral, e documento militar, no caso de candidato do sexo masculino maior de 18 anos; e uma foto 3×4 recente.
A Comissão Permanente de Processo Seletivo (Copese) informa aos interessados em concorrer às vagas do Sistema de Seleção Unificada do MEC (SiSU), que o Laboratório de Informática, no Centro de Convivência da Ufla, está disponível para candidatos que queiram efetuar sua inscrição, das 08h às 12h e das 14h às 18h, de 2ª a 6ª feira. O Laboratório está localizado ao lado da Cantina Central do campus universitário.
Maiores informações poderão ser obtidas na Copese, pelos telefones 35.3829.1120 / 1133.
A Comissão Permanente de Processo Seletivo (Copese/Ufla) informa aos candidatos que participam da terceira etapa do Processo de Avaliação Seriada (PAS) que o resultado final será divulgado em breve, no site www.copese.ufla.br.
Todos os esforços estão sendo feitos para que a relação seja liberada antes do término da primeira etapa de inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), dando aos candidatos que não foram aprovados no PAS uma nova oportunidade de ingressarem na Ufla.
Outras informações pelo telefone (35) 3829-1133 ou no site www.copese.ufla.br
Milhares de estudantes deram início a uma verdadeira maratona em busca da tão sonhada vaga no ensino superior. Dentre as milhares de oportunidades oferecidas por instituições de ensino de todo o país, a Universidade Federal de Lavras (Ufla) desponta como uma boa opção, oferecendo cursos com qualidade e excelência comprovadas pelos mais diversos órgãos avaliativos do MEC.
Nessa corrida, muitos estudantes ainda apresentam dúvidas para realizar suas inscrições. Para concorrer a uma das 1113 vagas em 19 cursos de graduação da Ufla, o candidato deve acessar o site do Sisu, no endereço www.sisu.mec.gov.br e fazer suas opções. A seleção está dividida em três etapas. A primeira teve início na sexta-feira, dia 29, e termina dia 03 de fevereiro.
O MEC orienta os candidatos a ficarem sempre sintonizados na página do Sisu. Diariamente será divulgado um ranking para que os candidatos estejam informados sobre suas reais chances de serem aprovados na graduação de sua escolha. Essa iniciativa permitirá que o estudante opte por outros cursos.
Como será a matrícula na Ufla
Ao fim da primeira etapa, o MEC divulgará o resultado oficial no dia 05 de fevereiro. A partir dessa data, o estudante selecionado para a Ufla deverá, entre os dias 08 e 12 de fevereiro, realizar sua matrícula diretamente na Universidade.
Os aprovados deverão preencher a ficha cadastro pela internet (www.drca.ufla.br) e enviar para a Ufla, por Sedex, no endereço disponibilizado no site, com data de postagem até o primeiro dia útil subsequente à data limite de matrícula; ou entregar, em envelope fechado, no Setor de Atendimento da Diretoria de Registro e Controle Acadêmico – DRCA, Prédio da Reitoria.
A esta ficha, o candidato deverá anexar os seguintes documentos: duas cópias autenticadas em cartório do certificado de conclusão do Ensino Médio, ou equivalente, e do histórico escolar; uma cópia da certidão de nascimento ou casamento, cédula de identidade, CPF, título de eleitor e comprovante de quitação eleitoral, e documento militar, no caso de candidato do sexo masculino maior de 18 anos; e uma foto 3×4 recente.
Realizada a matrícula, o estudante selecionado para o primeiro semestre letivo deverá aguardar o início das aulas, no dia 01 de março.
Outras etapas
Os candidatos que não foram selecionados nesta primeira fase, não devem perder as esperanças. Entre os dias 15 e 20 de fevereiro, o Sisu dá início a uma nova etapa, com as vagas que não foram preenchidas durante o período de matrículas. O processo é o mesmo: no dia 22 será divulgada a lista com os selecionados que deverão enviar toda a documentação de 23 a 26 de fevereiro.
Já uma terceira etapa está prevista para os dias 01 e 03 de março.
Confira as vagas oferecidas pela Ufla:
CURSO
CONDIÇÃO LEGAL
TURNO
VAGAS – PRIMEIRO SEMESTRE
VAGAS – SEGUNDO SEMESTRE
ADMINISTRAÇÃO
Portaria MEC nº 690, de 8.7.1998
DIURNO
24
40
AGRONOMIA
Mantido anteriormente à Lei nº 4024/1961
DIURNO
60
100
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (Bacharelado)
Portaria SESU nº 855, de 1.11.2006
DIURNO
15
25
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (Licenciatura)
Resolução nº 065, de 3.12.2008 – Conselho Universitário da UFLA
DIURNO
15
25
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Portaria MEC nº 2011, de 11.9.2001
DIURNO
24
40
ENGENHARIA AGRÍCOLA
Portaria MEC nº 1072, de 29.10.1979
DIURNO
15
25
ENGENHARIA AMBIENTAL
Resolução nº 062, de 5.11.2008 – Conselho Universitário da UFLA
DIURNO
15
25
ENGENHARIA DE ALIMENTOS
Portaria MEC nº 855, de 1.11.2006
DIURNO
15
25
ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
Resolução nº 004, de 4.3.2009 – Conselho Universitário da UFLA
DIURNO
15
25
ENGENHARIA FLORESTAL
Portaria MEC nº 164, de 17.4.1984
DIURNO
30
50
MEDICINA VETERINÁRIA
Portaria MEC nº 1135, de 20.7.1999
DIURNO
30
50
NUTRIÇÃO
Resolução nº 005, de 4.3.2009 – Conselho Universitário da UFLA
DIURNO
15
25
QUÍMICA*
(Licenciatura e Bacharelado)
Portaria MEC nº 855, de 1.11.2006
DIURNO
15
25
ZOOTECNIA
Portaria MEC nº 062, de 15.1.1980
DIURNO
30
50
EDUCAÇÃO FÍSICA (Licenciatura)
Resolução nº 010, de 15.3.2006 – Conselho Universitário da UFLA
NOTURNO
19
30
EDUCAÇÃO FÍSICA (Bacharelado)
Resolução nº 009, de 19.3.2008 – Conselho Universitário da UFLA
NOTURNO
18
30
FÍSICA (Licenciatura)
Resolução nº 008, de 19.3.2008 – Conselho Universitário da UFLA
NOTURNO
24
30
MATEMÁTICA (Licenciatura)
Resolução nº 011, de 15.3.2006 Conselho Universitário da UFLA
NOTURNO
20
30
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Resolução nº 012, de 15.3.2006 Conselho Universitário da UFLA
Vários cursos de graduação da Ufla passaram pela avaliação do Inep, autarquia vinculada ao MEC, nos últimos anos. Em 2008, foram avaliados os cursos de Engenharia Agrícola, Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal, Ciência da Computação, Ciências Biológicas e Química. Em 2007, passaram pelo crivo do MEC os cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia.
Foram apresentados, para cada um deles, o Conceito Enade, o Conceito IDD e o Conceito Preliminar de Curso (CPC). O Conceito Enade reflete a média obtida pelos estudantes concluintes dos cursos avaliados. O CPC tem como base o desempenho dos estudantes no Enade e o IDD (Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado), que aponta o quanto o curso agrega de conhecimento ao aluno, além de variáveis como corpo docente, infraestrutura e organização didático-pedagógica.
Veja abaixo como ficou a pontuação dos cursos da Ufla avaliados:
Engenharia Agrícola
Tomando por base os números do CPC, os resultados relacionados à Ufla foram os seguintes. O curso de Engenharia Agrícola ficou classificado em 1º lugar entre seus pares em todo o Brasil, com 467 em valores contínuos (pontuação de 0 a 500), nota 5 numa escala que vai de 1 a 5 e conceito 5 também no Enade.
De acordo com o prof. Francisco Carlos Gomes, coordenador do curso de Engenharia Agrícola, a boa posição reflete o “comprometimento do corpo docente e dos técnicos do curso e a participação efetiva dos estudantes em projetos de pesquisa e extensão, o que permite que o aluno aplique seus conhecimentos aprendidos em sala de aula no cotidiano, refletindo em soluções para a sociedade”.
Engenharia de Alimentos
Já o curso de Engenharia de Alimentos obteve 357 pontos em valores contínuos e nota 4 tanto com relação ao CPC como no Enade. Segundo a coordenadora do curso, profa. Ana Carla Marques Pinheiro, o bacharelado em Engenharia de Alimentos foi implantado na Ufla em 2003, sendo que esta foi a primeira vez que o mesmo passou pela avaliação do Enade. “Estamos muito satisfeitos com o conceito 4 por se tratar de um curso relativamente novo na instituição, mas temos como meta continuar trabalhando para atingirmos o conceito máximo nos próximos exames, lembrando que apenas 11 cursos de Engenharia de Alimentos atingiram os conceitos 4 e 5 no país”.
Engenharia Florestal
A Engenharia Florestal ganhou o 2º lugar do ranking, tendo conquistado o 1ª no pódio em Minas. A nota CPC foi 4, os valores contínuos atingiram 392 pontos e o conceito Enade foi 5. A coordenadora do curso, profa. Soraya Alvarenga Botelho, afirmou que “a boa notícia vem ratificar que a Engenharia Florestal da Ufla está entre as melhores do Brasil, afinal, o curso sempre está indo muito bem nas avaliações pelas quais vem passando”.
Ciência da Computação
O curso de Ciência da Computação ficou com 373 pontos em valores contínuos. Quanto aos conceitos obtidos, tanto o do CPC como o do Enade foram 4. O prof. Braulio Adriano de Melo, coordenador do curso, destacou que “o currículo da Ciência da Computação da Ufla possui uma grande afinidade com o currículo de referência da SBC – Sociedade Brasileira de Computação”.
Ciências Biológicas
Conforme os números do CPC, o curso de bacharelado em Ciências Biológicas ficou em 2º lugar no Brasil, dentre 525 na mesma modalidade. A nota em valores contínuos atingiu 433 pontos e conceito 5 tanto no CPC quanto Enade. O coordenador do curso, prof. Marcelo Passamani, comemorou a boa posição e ressaltou que o curso de Biologia da Ufla também possui a melhor média geral dos concluintes na avaliação do Enade: 65,95 pontos.
Química
O curso de licenciatura em Química recebeu conceitos 4 no CPC e no Enade, obtendo ainda 348 pontos em valores contínuos. “Ficamos satisfeitos com essa avaliação, mas não nos surpreendeu, porque já tínhamos indicadores da qualidade do curso. Entre estes podemos citar a grande quantidade de estudantes nossos que entram em mestrados e doutorados, além da boa entrada dos alunos em postos no mercado de trabalho”, comenta o prof. Matheus Puggina de Freitas, coordenador do curso de licenciatura em Química da Ufla.
Avaliação em 2007
Em 2007, foram avaliados os cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia. Medicina Veterinária obteve a pontuação 5 em todas as categorias da avaliação, estando entre as duas únicas instituições do país que obtiveram conceito máximo e os cursos de Agronomia e de Zootecnia ficaram com 5 no quesito Conceito Enade e com 4 no Conceito Preliminar do Curso (CPC).
Com isso, o curso de Medicina Veterinária ficou em 1º lugar na classificação geral em todo o país e o de Zootecnia conquistou o 2º lugar no ranking.
De acordo com o Pró-Reitor de Graduação, prof. João Chrysostomo de Resende Júnior, “esse desempenho notável de todos os cursos da instituição, ao mesmo tempo em que nos deixa felizes e orgulhosos, nos imputa uma responsabilidade enorme para mantermos o padrão de qualidade e melhorá-lo cada vez mais”.
A partir de sexta-feira (29) os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão disputar uma das 47,9 mil vagas de 49 universidades e institutos federais que adotaram a prova como fase única de seleção. O processo será feita por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em três chamadas.
O primeiro período irá das 6h do dia 29 de janeiro até as 23h59 do dia 3 de fevereiro. O estudante acessa o Sisu por meio do seu número de inscrição do Enem e seleciona o curso e a instituição em que pretende estudar. A novidade é que ele pode acompanhar no início de cada dia como está a nota de corte de cada curso e trocar sua opção caso tenha mais chances de ingresso em outra graduação ou em outra instituição. As vagas serão distribuídas a partir das notas do Enem – quem tiver um resultado melhor é selecionado.
Por exemplo: o aluno se inscreve em Medicina Veterinária na Universidade Federal de Lavras, mas no dia seguinte verifica que os outros candidatos que também selecionaram esse curso têm nota superior à dele no Enem. O estudante então pode trocar sua opção para qualquer outro curso em qualquer outra instituição. Não há um limite de tentativas, mas a cada nova seleção a escolha anterior deixa de valer.
Depois desse período de inscrição dos estudantes, o Sisu processa as informações e divulga em 5 de fevereiro o resultado final da primeira etapa. Os estudantes que forem aprovados terão de 8 a 12 de fevereiro para fazer a matrícula nas instituições para as quais foram selecionados.
Em seguida, no dia 15 de fevereiro, começam as inscrições da segunda etapa para preencher as vagas que não foram ocupadas. Os estudantes não selecionados na primeira etapa deverão acessar o Sisu entre as 6h do dia 15 de fevereiro até as 23h59 do dia 20. Os resultados dessa fase estarão disponíveis no dia 22 de fevereiro. Há previsão ainda de um terceiro período de inscrições, entre 1° e 3 de março (confira calendário abaixo).
A secretaria de Ensino Superior do MEC, Maria Paula Dallari Bucci, recomenda aos estudantes que acessem o Sisu diariamente para que ampliem sua chance de aprovação. “O sistema permite que o aluno acompanhe a nota de corte e as chances de sucesso a cada dia”, afirmou. Diariamente, entre as 23h59 e as 6h, o sistema para de funcionar para calcular a nota de corte de cada curso, que estará disponível pela manhã.
Apesar de as inscrições só começarem na sexta-feira (29), o Sisu estará no ar a partir de hoje (27) para que os estudantes possam se familiarizar com seu funcionamento. As notas do Enem vão ser divulgadas amanhã pelo Inep e estarão disponíveis no endereço www.inep.gov.br.
Veja o calendário abaixo:
Primeira etapa
Inscrições: das 6h do dia 29 de janeiro até as 23h59 de 3 de fevereiro
Resultado: 5 de fevereiro
Matrículas nas universidades: de 8 a 12 de fevereiro
Segunda etapa
Inscrições: das 6h do dia 15 de fevereiro até as 23h59 do dia 20 de fevereiro
Resultado: 22 de fevereiro
Matrículas nas universidades: 23 a 26 de fevereiro
Terceira etapa
Inscrições: das 6h do dia 1° de março até as 23h59 do dia 3 de março
Membros da comunidade universitária, amigos e familiares estiveram presentes na solenidade de posse de 21 servidores da Ufla, entre eles um professor e 20 técnicos-administrativos.
A mesa que dirigiu os trabalhos foi composta pelo Reitor, prof. Antônio Nazareno Guimarães Mendes, pelo Pró-Reitor de Planejamento e Gestão, prof. José Roberto Soares Scolforo, pelo Diretor de Recursos Humanos, Georges Francisco Vilela, pela Diretora da Divisão de Seleção e Desenvolvimento em exercício, Shirley Michele de Alcântara, pelo presidente do Sind-Ufla, Edílson Willian Lopes e pelo presidente da Comissão de Ética, prof. Samuel Pereira de Carvalho.
Durante a cerimônia, os empossados assinaram os termos de compromisso ético e de posse, ambos lidos em voz alta.
O presidente do Sind-Ufla, Edílson Willian Lopes, lembrou “o fato de a instituição ter passado vários anos sem cerimônias como essa, por conta da inexistência de concursos públicos durante muito tempo, mas que felizmente de alguns anos para cá isso tem mudado e tal solenidade tem ocorrido com mais freqüência”.
Já o Pró-Reitor de Planejamento e Gestão, prof. José Roberto Scolforo, parabenizou a todos os empossados na pessoa da servidora Daniele Carvalho, que está assumindo um cargo na Ufla pela 3ª vez (ela começou como bolsista). Ele também citou o nome de técnicos que “vêm assumindo posições de destaque dentro da universidade, o que mostra o potencial e a valorização dos mesmos dentro da instituição”.
O prof. Scolforo também comentou o programa de capacitação e treinamento que começou a ser implantado no ano passado dentro da instituição, “em 2010, serão 17 cursos de capacitação destinados aos servidores e o incentivo a se fazer uma pós-graduação a distância na Ufla, além de estarmos pleiteando junto à Capes um Mestrado Profissional em Administração Pública”.
Já o Reitor, prof. Antônio Nazareno Guimarães Mendes, saudou os empossados e afirmou que, “durante muito tempo, a Ufla logrou êxito na contratação de professores, o que não ocorreu em relação aos técnicos. Mas, felizmente, nós temos mudado essa realidade em razão do Reuni (Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais). Ele explicou, ainda, que do montante orçamentário do programa destinado à universidade, a Ufla optou pelo aumento do quadro de pessoal e não por obras. Muitas pessoas que vêem esse canteiro de obras na universidade não sabem que apenas 20% disso é custeado pelo Reuni, os outros 80% são recursos que nós captamos”, completou o Reitor.
O prof. Nazareno encerrou sua fala desejando que os empossados tenham sucesso nas carreiras que estão abraçando junto à Ufla.
Confira abaixo o nome dos empossados e a cobertura fotográfica
ALEX NORBERTO FERREIRA- Assistente em Administração
ALEXANDRE LAURENTE CARDOSO- Assistente em Administração
O curso de Administração Pública, oferecido na modalidade a distância pela Ufla, terá início no próximo sábado, dia 30, a partir das 08h, com uma aula inaugural. Os 125 estudantes que foram aprovados para o primeiro semestre letivo vão se reunir nos cinco pólos presenciais (Lavras, Araçuaí, Campos Gerais, Formiga e Santa Rita dos Caldas), onde receberão as boas vindas e as orientações sobre a dinâmica das atividades que serão desenvolvidas ao longo da graduação.
Com duração mínima de quatro anos e com uma metodologia inovadora, o curso será ministrado pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Serão realizados vários encontros nos pólos de apoio, para realização de aulas presenciais, provas, apresentação de seminários, workshops e palestras.
Com foco na formação de lideranças, o curso visa capacitar pessoas nos âmbitos técnico, gerencial e empreendedor. Os alunos estarão habilitados a administrar organizações governamentais e não governamentais, de modo pró-ativo e ético, buscando maior eficiência, equidade e transparência nos processos de mudança na gestão pública.
A maioria dos docentes e discentes da pós-graduação da UFLA e de outras Instituições de Ensino Superior, no momento da produção dos seus trabalhos acadêmicos, enfrenta diversos problemas relativos à organização e gestão das suas bases de dados bibliográficos, incluindo a fadiga e perdas de referências bibliográficas de autores que foram citados nos seus trabalhos.
Pensando na resolução de boa parte destes problemas, a Mendeley Research Network criou e tem trabalhado para aperfeiçoar uma plataforma tecnológica que emprega software livre e outros recursos disponibilizados pela Web.
Esta plataforma permite a importação, organização e gestão de dados (artigos completos, resumos, resenhas de livros, documentos e referências bibliográficas, etc.), disponibilizadas pelas bases de dados incorporadas ao Portal de Periódicos da CAPES.
Por meio dela, o usuário pode compartilhar as informações importadas com orientados e outros colegas que atuam nos programas de pós-graduação da UFLA ou de outras instituições, bem como automatizar também a editoração de referências bibliográficas segundo o estilo adotado pelas principais revistas científicas do mundo.
Para maiores informações e instalação gratuita da plataforma, acesse o site http://www.mendeley.com.
Uma boa oportunidade para os estudantes que desejam aproveitar o período de férias para aperfeiçoar e expandir seus conhecimentos. O Departamento de Ciências Exatas (DEX) da Ufla oferece o Programa de Verão 2010, com a oferta de vários cursos, minicursos e palestras nas áreas de Matemática, Física e Estatística. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 08 de janeiro, gratuitamente, pelo site www.dex.ufla.br/eventos. As atividades terão início a partir do dia 11/01.