Ufla abre Vagas para professores da educação básica

A Comissão Permanente de Processo Seletivo da Ufla abriu edital para o preenchimento de 25 vagas distribuídas entre os cursos de licenciatura oferecidos pela universidade: Ciências Biológicas, Química, Educação Física, Física e Matemática.

 

À disposição já no 1º semestre de 2010, as vagas vêm atender à Política Nacional de Formação de Profissionais da Educação Básica. No entanto, para participar da seleção, os candidatos precisam lecionar na rede pública de educação básica há três anos e precisam estar em uma das três situações a seguir: têm que ser graduados não licenciados, licenciados numa área diferente da que atuam ou terem apenas o nível médio.   

 

Vale ressaltar que as vagas de que se trata este edital são adicionais às vagas normalmente oferecidas pela Ufla. Portanto, não há possibilidade das mesmas serem transferidas para candidatos que não se enquadrem nas exigências especificadas.

 

A seleção será feita pela Secretaria de Estado e pelas Secretarias Municipais de Educação de Minas Gerais, sendo que os candidatos devem realizar sua pré-inscrição pela Plataforma Freire (http://freire.mec.gov.br/ssd/index/) até dia 10 de janeiro de 2010.

 

O edital completo relacionado à abertura das vagas pode ser obtido pelo www.copese.ufla.br.  

 

 

Trabalhos de estudantes de Química ganham destaque em encontro

Os estudantes do curso Licenciatura em Química da Ufla, Aline Mesquita e José Melo, ganharam destaque no 23º Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química, em Juiz de Fora – MG.

Os trabalhos de ambos ficaram classificados entre os cinco melhores apresentados no evento. Orientado pelo prof. Luiz Carlos Alves de Oliveira, o projeto de Aline está relacionado à área ambiental e intitula-se "Desenvolvimento de novos materiais a base de nióbio para a utilização em fotocatálise heterogênea". Já o de José está ligado à educação química e denomina-se "Detetives no Museu: investigando a questão de que é feito nosso planeta", sob a orientação do prof. Bruno Monteiro.

O evento contou com a participação de cerca de 500 participantes, pesquisadores e estudantes na área de química de todo o Estado e mais de 250 trabalhos foram apresentados.

A proposta do encontro era realçar a “Pesquisa de Vanguarda no Estado de Minas Gerais”, apresentando à sociedade de pesquisadores e alunos de química do Estado os temas atuais de pesquisa que estão sendo desenvolvidos nas universidades e centros de pesquisa mineiros. Portanto, o evento teve como características o aspecto regional e o alto nível científico, contando com palestras, cursos e debates oferecidos por pesquisadores de MG com reconhecida competência em temas relacionados à química.