MEC abre edital para inscrições no projeto Milton Santos

O Ministério da Educação abriu edital para as inscrições junto ao projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (PROMISAES). O objetivo do edital é promover auxílio financeiro no valor de um salário mínimo mensal, por 12 meses, de janeiro a dezembro de 2010, em moeda brasileira, a estudantes estrangeiros.

 

Para isso, estes estudantes têm que fazer parte do Programa de Estudantes – Convênio de Graduação (PEC-G) e não terem sido contemplados no edital número 2, de 22 de maio de 2009 e tem que estar regularmente matriculados em um dos cursos de graduação.

 

O edital completo, bem como os formulários que devem ser feitos para a realização das inscrições podem ser obtidos pelo www.prg.ufla.br ou pelo fone 35-3829-1113.

Finep prevê recursos para pesquisas de biodiesel na Ufla

Professores que desenvolvem pesquisas na área de combustíveis e novas tecnologias na Ufla estão na expectativa na aprovação de mais um projeto que vai impulsionar os estudos nessa área do conhecimento. A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) do Ministério da Ciência e Tecnologia divulgou uma relação preliminar com os contemplados no edital Promopetro. A Federal de Lavras é a única instituição de Minas Gerais que está pré-selecionada. Se contemplada, a instituição receberá um investimento de cerca de R$1 milhão.

 

A Finep selecionou 20 projetos de pesquisa, de 15 instituições, com o objetivo de promover a divulgação das atividades tecnológicas geradas nas instituições de ensino superior, relacionados aos setores de petróleo, gás, biocombustíveis e petroquímico, junto às instituições de ensino médio.

 

Se aprovado, o projeto da Ufla intitulado “Biodiesel: fator de interação e cooperação acadêmica dos ensinos superior e médio em Minas Gerais” será desenvolvido em parceria com a Fundação Educacional Montes Claros – FEMC. O trabalho foi elaborado envolvendo profissionais de diferentes departamentos da Universidade, com o objetivo de desenvolver ações de interação e transferência de conhecimento nas áreas tecnológicas do Biodiesel.

 

A implantação do projeto está programada para 2010 e pretende fortalecer as competências tecnológicas do biodiesel, com importantes impactos tecnológicos, científicos, ambientais e sociais. De acordo com o coordenador do projeto, professor Pedro Castro Neto, além da integração com outras instituições de ensino e o desenvolvimento de novas pesquisas, essas atividades vão possibilitar a melhoria no Laboratório de Biodiesel da Ufla, com a aquisição de equipamentos para o aproveitamento de resíduos de plantas oleagionosas. “Vamos intensificar a produção de alimentos de qualidade e energia e teremos estrutura para avaliar a qualidade dos gases emitidos por veículos automotores. Vamos contar, também, com um sistema moderno, de aquisição e avaliação de dados ambientais”.