Ufla promove seminário de fruticultura na Mantiqueira


Divulgação

Realizada estrategicamente nas dependências do Núcleo de Produção de Mudas da CATI de São Bento do Sapucaí-SP, na Serra da Mantiqueira, a 4º Edição do Seminário Fruticultura de Clima Temperado contou com a participação de aproximadamente 150 participantes advindos dos Estados do RS, PR, SP, MG, RJ e ES.

Segundo o um dos organizadores do evento, o prof. Rafael Pio, do Departamento de Agricultura, o Seminário tem caráter prático e o objetivo central é levar tecnologias aos produtores que pretendem produzir frutas de clima temperado e subropical adaptadas as condições edafoclimáticas do Sul de Minas, Serra da Mantiqueira e serras cariocas.

Em dois dias, foram abordadas palestras referentes ao manejo cultural da videira, pequenos frutos vermelhos (amora-preta, framboesa e mirtilo), oliveira, macieira, castanheiro e noz-macadâmia, além do dia de campo ocorrido no segundo dia, com visita a duas propriedades que cultivam os frutos abordados nas palestras.

Segundo Pio, a participação da Ufla nesse evento possibilita não só oferecer aos fruticultores mineiros novas opções de cultivo e aprimorar técnicas de manejo cultural, bem como aumentar a área de atuação da universidade, perante a fixação de parcerias com instituições de pesquisa e extensão localizadas em estados vizinhos.

Convênio entre Ufla e Feam deve abranger mais 25 cidades

Um segundo ciclo de um convênio firmado entre a Ufla, através da Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc), e a Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) vai possibilitar a elaboração de um sistema adequado de tratamento de resíduos sólidos em cerca de 25 municípios que estão inseridos na área de abrangência da Superintendência Regional de Meio Ambiente do Sul de Minas. A primeira atividade dessa parceria é o seminário “Diretrizes e Metas do Programa de resíduos Sólidos”, na próxima quinta-feira, dia 17, às 13:30h, no Salão de Convenções.

 

O acordo, com vigência até dezembro de 2011, vem ao encontro das políticas públicas de melhoria na qualidade ambiental e tratamento dos esgotos sanitários em cidades da região. A meta é que 60% da população urbana destes municípios estejam atendidas por um sistema adequado de tratamento e disposição final de resíduos sólidos. Além disso, os órgãos envolvidos neste programa pretendem reduzir em até 80% as áreas inadequadas de disposição final, que causam poluição e proliferação de doenças.

 

De acordo com o coordenador do programa, prof. Antônio Marciano da Silva, do Departamento de Engenharia (DEG), esses trabalhos já estão sendo realizados em 16 municípios da região. Para se ter uma idéia da abrangência e importância dessas atividades, apenas no ano passado foram eliminados os lixões de cinco municípios, beneficiando 187.320 habitantes, o que corresponde a aproximadamente 1% da população urbana do estado.

Ufla inaugura Incubadora de Empresas de Base Tecnológica

Professores, técnicos administrativos e estudantes da Ufla, além de membros da Secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e outros convidados estiveram presentes na inauguração da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Ufla.

 

Vinculada a Pró-Reitoria de Pesquisa, a incubadora foi instalada no antigo prédio do Restaurante Universitário, reformado especialmente para abrigar as instalações da incubadora.

 

Durante a cerimônia, o Reitor da Ufla em Exercício, prof. Elias Tadeu Fialho e o Secretário- Adjunto de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Evaldo Ferreira Vilela descerraram a placa.

 

Parceria pela inovação

 

Em seu pronunciamento, o Pró-Reitor de Planejamento e Gestão, prof. José Roberto Soares Scolforo, afirmou que “não é a simples inauguração de um espaço, mas um trabalho que vem coroar toda uma parceria entre a Ufla, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a Prefeitura e o Sebrae-MG”.

 

Ele comentou, ainda, que por meio de ações como essa o pesquisador poderá transformar seu estudo em um produto, transferindo tal tecnologia para a sociedade.

 

Já o Secretário-Adjunto de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Evaldo Ferreira Vilela, disse que “esse é um passo importante pois vem consolidar o ambiente de inovação, dando a oportunidade da universidade também criar empresas inovadoras, além da formação de profissionais e pesquisadores, o que a Ufla faz tão bem”.

 

Além disso, essa inauguração não pode ser vista como uma ação isolada, mas uma entre várias outras que vem incentivando essa área dentro do Estado.

 

O Reitor em exercício, prof. Elias Tadeu Fialho, teceu comentários acerca da trajetória da Ufla até chegar ao atual momento. “Desde 2007, foram registrados no Núcleo de Inovação Tecnológica da Ufla 37 pedidos de patentes de pesquisadores da Ufla e três de inventores independentes”, frisou ele.

 

Fialho também ressaltou que, para a criação da incubadora, o apoio da Fapemig por meio de editais específicos e o convênio com a Secretária de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior foram fundamentais.

 

Logo após os pronunciamentos, todos os presentes foram convidados a conhecer as instalações onde a incubadora funcionará.

 

Incubadora da Ufla

 

A incubadora da Ufla tem como objetivo apoiar as iniciativas empresariais de empreendedores que estejam comprometidos com a concepção e o desenvolvimento de novos negócios com base tecnológica. Tem por missão, ainda, fomentar novos empreendimentos nesse sentido como forma de promover o bem estar social e o desenvolvimento econômico especialmente na região de Lavras/MG.

 

A incubadora dará continuidade às diversas ações relacionadas ao processo de inovação tecnológica que compreende a pesquisa, a invenção, o desenvolvimento de produtos, os processos e a transferência de tecnologia para a sociedade.   

Projeto “Carrancas” está entre os finalistas em prêmio

O projeto de Extensão Universitária “Carrancas” ficou entre os três finalistas no 8º prêmio Furnas Ouro Azul, promovido por Furnas Centrais Elétricas, Estado de Minas, Correio Braziliense e Jornal do Commercio.

 

Relacionado à Agricultura Familiar, o projeto possui uma equipe formada por estudantes e profissionais graduados pela Ufla coordenados pelo prof. Gilmar Tavares, do Departamento de Engenharia.

 

O professor e parte da equipe estarão hoje, às 20 horas, em Belo Horizonte, presentes na cerimônia de premiação.