Incubadora de Empresas de Base Tecnológica

A Ufla inaugura, no dia 15, a sua Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (IBT). As incubadoras são um mecanismo que vêm sendo mundialmente utilizado para induzir a criação de empresas inovadoras, podendo ser entendida como um ambiente que abriga o desenvolvimento de novos empreendimentos cujos resultados devem garantir em prazo determinado a autonomia e a auto-sustentação da empresa.

 

A IBT tem como objetivo apoiar as iniciativas empresariais de empreendedores que estejam comprometidos com a concepção e o desenvolvimento de novos negócios com base tecnológica. Tem por missão, ainda, fomentar novos empreendimentos nesse âmbito como forma de promover o bem estar social e o desenvolvimento econômico especialmente na região de Lavras/MG.

 

A incubadora dará continuidade às diversas ações relacionadas ao processo de inovação tecnológica que compreende a pesquisa, a invenção, o desenvolvimento de produtos, os processos e a transferência de tecnologia para a sociedade.

           

Serviço

 

Data: 15/12/2009

Horário: às 15h

Local: prédio do antigo R.U.

28 estudantes recebem certificados do programa BIC-Júnior

28 estudantes do ensino médio estiveram presentes na solenidade de entrega dos certificados aos bolsistas do Programa de Iniciação Científica Júnior.

 

A mesa que dirigiu os trabalhos foi composta pelo Vice-reitor da Ufla, prof. Elias Tadeu Fialho, pela Pró-reitora de Pesquisa, Profª. Édila Vilela de Resende Von Pinho, pela ex-coordenadora do Programa BIC-Júnior na Ufla, profª Cláudia Maria Ribeiro, pela coordenadora do Programa BIC-Júnior na Ufla, profa. Carolina Faria Alvarenga e pela vice-coordenadora do Programa BIC-Júnior na Ufla, Profa. Patricia Vasconcelos Almeida.

 

Os certificados foram entregues pelo prof. Fialho e pela Pró-Reitora de Pesquisa, Profa. Édila Vilela de Resende Von Pinho, sendo que durante a solenidade, a profa. Cláudia recebeu uma homenagem dos bolsistas.

 

BIC- Júnior

           

O Programa de Iniciação Científica Júnior concede Bolsas de Iniciação Científica Júnior às universidades e Centros de Pesquisa públicos que tenham atividades de Ensino Superior ou Pós-Graduação (lato ou stricto sensu) e Pesquisa, sediadas em Minas Gerais.

 

As bolsas são destinadas a alunos do Ensino Médio da Rede Pública de Minas Gerais. O processo de seleção dos bolsistas é realizado com base em condições e critérios estabelecidos por uma Comissão de Avaliação.

 

O objetivo do programa é desenvolver em estudantes do Ensino Médio a vocação científica, ampliando sua formação em ambientes de pesquisa.

 

Receberam os certificados os estudantes relacionados abaixo:

 

Escola Estadual Firmino Costa

 

Aline de Fátima Lima Tomaz

Eder César Silva

Letícia Costa de Oliveira

Lucas Pereira Kato

Maíla Resende Carvalho

Mauro Guilherme B. Cardoso

Pâmela Aparecida Melo

Patrícia Oliveira Zacaroni

 

Escola Estadual Cinira Carvalho

 

Iêda Valenary Lima Castro

João Marcelo de Almeida Garcia

Suellen Aparecida Batista

 

Colégio Tiradentes

 

Ana Clara Dias Bernardino

Driely Fernanda Mesquita

Gláucio Igor de Lima

Karen Raíssa Nunes

 

Escola Estadual Azarias Ribeiro

 

Paula Aparecida Costa

Sarah Conceição Andrade

Suelen Ríbas Messias

 

Escola Estadual Dora Matarazzo

 

19. Bruna Carvalho Lasmar Onofre

20. Lidiane da Silva Rocha

21. Nilton Cosme de Castro

22. Polyana Freire Ferreira

23. Stéfani Carolina Raimundo

24. Wesley Tavares Querino

 

Escola Estadual Cristiano de Souza

 

25. Dalton Pereira Soares

 

Escola Estadual João Batista Hermeto

 

26. Guilherme Henrique Alves Borges

27. Guilherme de Barros Canestri

28. Maria Aparecida Teixeira de Siqueira

Ufla assina acordo de dupla titulação com Universidade Lancaster

Divulgação

Realizando uma ação pioneira, a Ufla estabeleceu o primeiro acordo de cooperação internacional que envolve a dupla titulação de doutorado entre duas universidades.

 

Na última quarta-feira passada, dia 02 de dezembro, uma missão oficial da Ufla composta pelo Vice-Reitor, prof. Elias Tadeu Fialho e pelo Diretor Adjunto de Relações Internacionais, prof. Antonio Chalfun Junior, esteve em Lancaster, no Reino Unido, para assinar os termos do acordo internacional para a dupla titulação. O acordo foi assinado pelo prof. Fialho  e pelo Vice-Reitor da Universidade de Lancaster, prof. Paul W. Wellings.

 

De acordo com o prof. Fialho, “esta ação será de extrema importância para alavancar o processo de internacionalização da Ufla, pois favorecerá o intercâmbio de estudantes e professores de ambas instituições dentro de projetos de pesquisa dos programas de pós-graduação”.