Mesa redonda discute rumos da educação a distância na Ufla

O Centro de Apoio em Educação a Distância (Cead) realiza, no próximo dia 04 de dezembro, uma mesa redonda para discutir as iniciativas deste setor para desenvolver o projeto institucional para a EaD na Ufla e suas perspectivas atuais e futuras. O evento acontece às 14:30h, no anfiteatro do Departamento de Ciências Exatas (DEX). A entrada é franca e aberta a toda a comunidade.

 

O papel da Ufla no ensino a distância tem sido destacado em diversos eventos realizados para discutir essas atividades. Nesta segunda e terça-feira, dias 23 e 24, os professores coordenadores da Universidade Aberta do Brasil (UAB), Ahmed Ali Abdalla Esmin e Elaine Frade participam, em Brasília, do I Encontro Internacional da UAB.

 

No início deste mês, durante a realização do VI Congresso Brasileiro de Ensino a Distância (ESuD), realizado em São Luis/MA, as professoras Elaine Frade e Ana Alice Vilas Boas, apresentaram, respectivamente, os trabalhos “A experiência de ensinar e aprender em ambientes virtuais para turma semi-presencial de graduação na Ufla, pilotagem no Projeto Aprender” e “Contribuição da Teoria dos Tipos Psicológicos de Jung na Identificação dos Fatores que Incidem na Tomada de Decisão de Inovar na Educação”. O evento promoveu uma ampla discussão sobre a qualidade na prática e na pesquisa dessa modalidade de ensino.

Estudantes realizam visita técnica na Camargo Corrêa

Os estudantes do primeiro período do curso de Engenharia Ambiental da Ufla se dedicaram, durante todo semestre, a visitas técnicas em diversas empresas para conhecerem os modos de produção, as políticas de proteção ambiental e o dia a dia do mercado de trabalho. Para encerrar estas atividades propostas pela disciplina Introdução à Engenharia Ambiental, na última quarta-feira, dia 18, os alunos estiveram na fábrica da Camargo Corrêa, em Ijaci, MG, acompanhados dos professores Luiz Fernando Coutinho de Oliveira e Ronaldo Fia, ambos do Departamento de Engenharia (DEG).

 

Durante a visita, os estudantes receberam informações dos técnicos da empresa sobre todo o processo de produção de cimento, técnicas de segurança e do projeto de gestão ambiental. A empresa Camargo Corrêa obteve em 2007 o certificado 14.001, graças à implantação do programa de gestão ambiental, que engloba os processos de coleta seletiva; recolhimento e destinação das águas pluviais; monitoramento da poluição atmosférica por material particulado, da qualidade da água nos mananciais e do nível de ruído no entorno do parque industrial. Além disso, a certificação também se baseou nas iniciativas de recuperação da vegetação natural nas áreas de preservação ambiental e reserva legal; educação ambiental envolvendo escolas de Lavras, Ijaci e Bom Sucesso e da co-produção que envolve a queima de resíduos, principalmente de pneus triturados, empregado como combustível nos fornos de produção do cimento, representando uma redução significativa no consumo de energia.

 

Os estudantes também fizeram uma visita nas instalações da empresa, desde as jazidas de extração do calcário, passando pelas unidades de britagem, fornos, silos de armazenamento até o galpão de envasamento do cimento.