Palestra sobre estágios em fazendas leiteiras americanas

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Ufla promove, no dia 19 de novembro, uma palestra com Jill Stahl Tyler, proprietária da GlobalCow, uma empresa norte-americana que promove um programa de estágios em fazendas leiteiras norte-americanas.

 

O programa é uma oportunidade para que graduandos ou graduados há no máximo 12 meses possam aprender sobre a pecuária leiteira norte-americana e ao mesmo tempo aperfeiçoar a língua inglesa. Os estágios têm a duração de um ano e são remunerados.

 

Serviço

 

Data: 19 de novembro (próxima quinta-feira)

Horário: 18h

Local: anfiteatro da Ecologia Aplicada

Outras informações: 3829-1858

“A Máquina do Tempo” será exibido na mostra esta semana

Os projetos “UflaCiência” e “Museu para todos” promovem, na próxima quinta-feira, a exibição do filme “A Máquina do Tempo”, como parte da Mostra de Cinema "Ciência com Vida".

Aberta a toda comunidade universitária e lavrense, a Mostra pretende promover debates envolvendo questões relacionadas à Ciência, História, Filosofia, Política e Arte. As exibições acontecem todas as quintas-feiras, sempre no mesmo horário.

Serviço

Data: 13/11/2009

Horário: 16 horas

Local: Museu de História Natural (campus histórico da Ufla)

Coordenação da exibição: Prof. Márcio Norberto Farias e Profa. Luciana Azevedo Rodrigues.

Outras informações relacionadas ao projeto e às exibições podem ser obtidas pelo http://cinemacomvida.blogspot.com 

 

Informações técnicas

Título original: The Time Machine

Ano de lançamento (EUA): 2002

Direção: Simon Wells

Gênero: Ficção

Atores: Guy Pearce, Jeremy Irons, Yancey Arias, Mark Addy,Sienna Guillory, Orlando Jones, Omero Mumba

Duração: 96 minutos

 

Sinopse

 

Alexander Hartlegen (Guy Pearce) é um cientista que acredita piamente que seja possível viajar no tempo. Após sua namorada Emma (Sienna Guillory) ser assassinada, ele decide então passar da teoria à prática e consegue construir uma máquina do tempo. Só que, ao testá-la, Alexander viaja mais de 800 mil anos rumo ao futuro, onde encontra o planeta Terra sendo dominado por duas raças distintas: os ,Morlock e os Eloi.

 

Fonte: www.interfilmes.com

Doutorando da Ufla é premiado em Congresso no Canadá

O trabalho sobre uma espécie de mamona e sua tolerância em áreas que contem concentração de cádmio e chumbo rendeu ao doutorando Enio Tarso de Souza Costa, do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo, o segundo lugar no 2009 Joint Annual Meetings da Canadian Society of Agronomy, Canadian Society of Soil Science e Canadian Society of Agricultural and Forest Meteorology. O evento, realizado em Guelph, no Canadá, reuniu pesquisadores de vários países que se dedicam ao estudo e a análise do solo.

 

Intitulado “Toxidez de cádmio e chumbo em mamona cultivada em solução nutritiva”, o trabalho avaliou o crescimento da mamona (Ricinus communis cv. Guarany) cultivadas em solução nutritiva na presença de cádmio e chumbo, visando avaliar seu potencial fitoextrator e sua tolerância a esses elementos. “Caso a planta de mamona se mostrasse tolerante a esses metais, ela poderia vir a se constituir em uma alternativa para o manejo e a remediação de áreas contaminadas”, explica Ênio que, além de estudante da Ufla, é bolsista de doutorado sanduíche do CNPq na University of Guelph, no Canadá.

 

De acordo com o estudante, a mamona não apresentou características de uma planta fitoextratora, ou seja, aquela que consegue acumular elevadas concentrações de metais na sua parte aérea. “Ela foi pouco tolerante ao cádmo e tolerante ao chumbo, sendo indicada para uso na fitoestabilização de áreas contaminadas com esse ultimo elemento. Seu cultivo em áreas contaminadas e o potencial para aproveitamento das sementes para a produção de biodiesel deverão ser precedidos de um estudo mais detalhado em campo”.

 

O trabalho premiado contou com a participação dos estudantes egressos do programa de pós em Ciência do Solo, Évio Melo, Bruno Ribeiro, Euzelina Inácio e Eduardo Severiano, além dos professores Valdemar Faquin, Luiz Roberto Guilherme – seu orientador no Brasil – e Beverley Hale – sua orientadora no Canadá. Além do prêmio, de 300 dólares, o estudo foi destacado na cerimônia de encerramento do evento.

 

Não foi a primeira vez que os trabalhos de Ênio tiveram reconhecimento pela qualidade das pesquisas e relevância dos temas abordados. Ele teve sua dissertação de mestrado escolhida como a melhor da Ufla, em 2007. Atualmente ele dá continuidade a sua linha de pesquisa no doutorado, sob a orientação do professor Luiz Roberto Guimarães Guilherme.

Capes realiza mudanças no cadastro de estudantes

Para atender à recomendação dos órgãos de controle, como a Controladoria Geral da União e o Tribunal de Contas da União, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) realizou algumas modificações para o aperfeiçoamento do Cadastro de Discentes.

 

Os pró-reitores e coordenadores de cursos de pós-graduação devem ficar atentos para a seguinte mudança: Não será possível realizar alteração nos dados básicos, como CPF, nome e data de nascimento, dos discentes já cadastrados. Nestes casos os coordenadores de cursos deverão solicitar alterações diretamente a Capes. O CPF de alunos ainda não cadastrados será validado junto à base da Receita Federal, com a respectiva extração e preenchimento automático de campos básicos.

 

Para os bolsistas Capes oriundos do exterior, que não obtiverem a expedição do CPF pela Receita Federal durante sua permanência no Brasil, o cadastramento deverá ser solicitado junto aos técnicos da Coordenação Geral de Cooperação Internacional (CGCI/DRI) da Capes. O campo passaporte não estará mais disponível para preenchimento.

 

Criado em março de 2006, o Cadastro de Discentes armazena e mantêm atualizados todos os dados relativos à comunidade dos alunos de mestrado e doutorado, desde a matrícula até a titulação. Trata-se do instrumento formal de registro do envio das teses e dissertações para o Banco de Teses da Capes, disponibilizado no site Domínio Público, no portal do Ministério da Educação.

 

Mais esclarecimentos sobre o cadastro podem ser obtidos dentro do próprio sistema, onde constam instruções de preenchimento e respostas às perguntas mais frequentes. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail discentes@capes.gov.br ou pelo telefone (61) 2022-6160.

 

Acesse o Cadastro de Discentes aqui.

Novo Portal de Periódicos poderá ser acessado pelas Ifes

A partir do dia 11 de novembro, o novo Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) estará disponível a todas as universidades federais do país. O lançamento acontece em Brasília, durante a solenidade de comemoração do 9º aniversário do Portal. O evento está marcado para às 11h, no edifício-sede da Capes.

 

O novo sistema vai facilitar o acesso à informação científica disponível no Portal de Periódicos. Uma novidade é a possibilidade de realizar buscas integradas no acervo assinado pela Capes, por meio de uma pesquisa por autor, assunto ou palavra-chave. Esse recurso foi desenvolvido pela equipe do Portal com a aquisição das ferramentas Metalib e SFX, da empresa israelense Ex Libris.

 

O Portal também vai oferecer aos usuários um layout mais amigável e o acesso personalizado ao conteúdo do site, de acordo com a área de interesse do pesquisador. As funcionalidades fazem parte do Projeto de Atualização Funcional e tecnológica do Portal de Periódicos, uma parceria entre a Capes e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Durante essa etapa de implantação do Projeto, as instituições terão acesso às páginas do antigo e do novo Portal de Periódicos.

 

WebTV

 

Durante o aniversário do Portal de Periódicos também será apresentada a Capes WebTV, sistema que se encontra em fase implantação. Ele vai oferecer às instituições participantes uma grade de programação que inclui treinamentos para o uso do Portal de Periódicos, notícias e informações sobre a Capes, além de conteúdo local produzido pelas próprias universidades. Essas informações poderão ser visualizadas em monitores de LCD instalados nos campi das instituições.

 

Na solenidade está prevista, ainda, a entrega do Prêmio Capes-Emerald, para projetos de pesquisa nas áreas de Ciência da Informação e Administração, e do Prêmio Systems Link, que vai financiar as melhores propostas de divulgação e treinamento no uso do Portal nas instituições que participam do Programa de Formação de Multiplicadores do Portal de Periódicos (Pró-Multiplicar).

Informações adicionais podem ser obtidas pelos e-mails imprensa@capes.gov.br e fabio.pereira@capes.gov.br