Projeto produz materiais para análise de metais pesados

O projeto “Pesquisa e Desenvolvimento de Materiais de Referência para Análise de Elementos-Traço em Solos, Planta e Fertilizantes”, desenvolvido pelo departamento de Ciência do Solo (DCS) foi contemplado com recursos da Fapemig no edital 13/09 – Tecnologia Industrial Básica (TIB). Coordenado pelo professor Luiz Roberto Guimarães Guilherme, o trabalho receberá um investimento de R$ 112.093,72 para a pesquisa e produção de materiais de referência de solo, planta e fertilizantes de acordo com as normas internacionais, visando reduzir gastos com a compra de padrões internacionais e, ao mesmo tempo, adequar o Laboratório de Geoquímica Ambiental da Ufla para futura produção de materiais de referência certificados.

De acordo com o professor Luiz Roberto, a proposta conta com a importante parceria da Campo Análises Agrícolas e Ambientais, através do seu Centro de Tecnologia Agrícola, dirigido pelo engenheiro agrônomo Geraldo Jânio Eugênio de Oliveira Lima, que cursou mestrado em Ciência do Solo na Ufla e atualmente está como gerente da Qualidade da Campo. “Vamos produzir material de referência de solo/sedimento, planta e fertilizantes agrícolas para utilização quanto à sua composição química elementar, com ênfase para elementos-traço, vulgarmente denominados metais pesados”.

O Edital TIB foi lançado pela primeira vez em 2008 em uma iniciativa pioneira, A idéia nasceu do trabalho e das discussões da Rede Metrológica de Minas Gerais (RMMG). Formada por laboratórios especializados, a Rede busca estimular e promover o desenvolvimento na prestação de serviços de ensaio e calibração e fomentar a cultura metrológica no Estado, permitindo também a competitividade dos laboratórios mineiros nos âmbitos nacional e internacional.

Os laboratórios metrológicos são aqueles que têm, como atividade principal, calibrações ou ensaios em diversas áreas. A Tecnologia Industrial Básica (TIB) é o conjunto de ferramentas técnicas de uso indiferenciado pelos diversos setores da economia, indústria, agricultura, comércio e serviços, e compreende as áreas de metrologia, normalização, regulamentação técnica, avaliação da conformidade, acreditação, inspeção, ensaios, certificação, propriedade intelectual e informação tecnológica.

A versão 2009 do edital foi lançada devido ao sucesso da primeira versão, publicada ano apssado. Nesta edição, foram contempladas 11 propostas, em quatro linhas temáticas: padrões e métodos de medição; processos de medição; materiais de referência; e sistema de gestão de qualidade de laboratório. Juntas, elas representam um investimento de R$1,4 milhão.

Formandos colam grau em sessão especial na Sala dos Conselhos

Os formandos Leandra Vicentina dos Reis Leite, da Agronomia, Adriana Cristina da Silva e Luciano Nolasco do Nascimento, ambos da Medicina Veterinária, colaram grau ontem, dia 04, durante uma sessão especial do Conselho Universitário da Ufla.

Na cerimônia, que foi presidida pelo reitor em exercício, prof. Elias Tadeu Fialho, os formandos fizeram o juramento, receberam os certificados de conclusão de curso e assinaram a ata da colação de grau especial.