Capes investe na pós-graduação da Ufla

A Ufla receberá apoio de R$249.800,00 para renovação de laboratórios de pesquisa e ensino de pós-graduação. Esses recursos foram obtidos pela Pró-Reitoria de Pós-graduação, que encaminhou projeto ao Edital Pró-Equipamentos 2009, da Capes. 

O montante recebido será aplicado na aquisição de equipamentos de pequeno e médio porte para pesquisa científica e tecnológica nos programas de pós-graduação em todas as áreas do conhecimento.

Segundo o Pró-Reitor de Pós-Graduação, prof. Mozar José de Brito, “os equipamentos, de uso coletivo, contribuirão de forma significativa para a melhoria da infra-estrutura de pesquisa e ensino de pós-graduação”.

Pós-doutorado

Os programas de pós-graduação também estarão recebendo 12 bolsas de pós-doutorado, obtidas por meio do edital do PNPD (Programa Nacional de Pós-Graduação). Estes recursos beneficiarão jovens doutores recém titulados pela Ufla e outras instituições. Veja abaixo a lista dos projetos agraciados pela Capes:

AGRONOMIA (FITOTECNIA)

 

Projeto: A BIOTECNOLOGIA APLICADA AO AGRONEGÓCIO DE CANDEIA (EREMANTHUS ERYTHROPAPPUS (DC.) MACLEISH): NA MICROPROPAGAÇÃO DE PLANTAS ELITES, ESTUDO DA SÍNTESE DE BISABOLOL IN VITRO E FITOTOXICIDADE DO ÓLEO EM PLÂNTULA E NEMATÓIDE.

Proponente: JOSÉ EDUARDO BRASIL PEREIRA PINTO 1 bolsa

 

CIÊNCIA DO SOLO

 

Projeto: ESTUDO DE RESÍDUOS, QUALIDADE DE FERTILIZANTES E RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS: UMA PROPOSTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DO SOLO DA UFLA VISANDO O DESENVOLVIMENTO DE INDICADORES DE QUALIDADE EM ECOSSISTEMAS AGRÍCOLAS.

Proponente: CARLOS ALBERTO SILVA 1 bolsa

 

GENÉTICA E MELHORAMENTO DE PLANTAS

 

Projeto: IDENTIFICAÇÃO DE FONTES DE RESISTÊNCIA NOS GERMOPLASMAS DOS PROGRAMAS DE MELHORAMENTO DO FEIJOEIRO E DA BATATA DA UFLA VISANDO À PREVENÇÃO DE DOENÇAS E A SUSTENTABILIDADE DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO.

Proponente: JOÃO CÂNDIDO DE SOUZA 2 bolsas

 

AGRONOMIA (FISIOLOGIA VEGETAL)

 

Projeto: CRIOPRESERVAÇÃO DE ESPÉCIES MICROPROPAGADAS NATIVAS DO CERRADO

Proponente: RENATO PAIVA 1 bolsa

 

ENGENHARIA AGRÍCOLA

 

Projeto: DESENVOLVIMENTO DE EMISSORES DE BAIXO IMPACTO EROSIVO PARA SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO TIPO PIVÔ CENTRAL.

Proponente: FLÁVIO MEIRA BORÉM 1 bolsa

 

AGRONOMIA (FITOPATOLOGIA)

 

Projeto: ESTABELECIMENTO DE MÉTODOS DIAGNÓSTICOS DE MAIOR PRECISÃO E PADRÕES SANITÁRIOS DE SEMENTES PARA PATÓGENOS DE RISCO E PRODUÇÃO DE MICOTOXINAS EM GRÃOS ARMAZENADOS EM APOIO AOS PROGRAMAS DE CONTROLE DE QUALIDADE E DEFESA FITOSSANITÁRIA NO BRASIL.

Proponente: JOSÉ DA CRUZ MACHADO 1 bolsa

 

MICROBIOLOGIA AGRÍCOLA

 

Projeto: FERRAMENTAS BIOQUÍMICAS E MOLECULARES APLICADAS À IDENTIFICAÇÃO, CARACTERIZAÇÃO E DIAGNÓSTICO DE MICRORGANISMOS DE IMPORTÂNCIA NA AGRICULTURA E AGROINDÚSTRIA.

Proponente: EUSTÁQUIO SOUZA DIAS 2 bolsas

 

BIOTECNOLOGIA VEGETAL

Projeto: OBTENÇÃO DE CULTIVARES DE EUCALIPTOTOLERANTES À HERBICIDA E RESISTENTES AO ESTRESSE HÍDRICO, MEDIANTE O USO DASTÉCNICAS DE ENGENHARIA GENÉTICA.

Proponente: LUCIANO VILELA PAIVA 1 bolsa

ZOOTECNIA

Projeto: BIOTECNOLOGIA APLICADA A PESQUISA ANIMAL

Proponente: PRISCILA VIEIRA ROSA LOGATO 2 bolsas

Inscrições abertas para curso de Horticultura Familiar

Estão abertas as inscrições para mais um curso de capacitação profissional em Horticultura Familiar, oferecido pela Ufla com o apoio da Petrobrás e parceria com as escolas públicas de Lavras e a Fundação Pe. Dehon.

Gratuito, o curso de horticultura familiar é voltado para pessoas adultas, a partir de 18 anos, e é realizado aos sábados, das 13 às 17 horas, sendo que as aulas começam no dia 26 (próximo sábado).

As inscrições podem ser feitas na secretaria de uma das seguintes escolas: Álvaro Botelho, Francisco Sales, Paulo Lourenço Menicucci e Escola Estadual Cinira Carvalho ou então pelo fone 3829-1212.

Além do certificado de participação no curso, os participantes receberão material didático e um Kit de ferramentas e de equipamentos para o trabalho na horticultura.

Novo teste de Classificação de Inglês Instrumental

Por determinação da Pró-Reitoria de Graduação, todos os interessados em participar do Teste de Classificação em Inglês Instrumental e que não puderam participar no último no dia 12 de setembro, terão nova oportunidade.

 

As inscrições serão realizadas pessoalmente, através de preenchimento do Requerimento padrão PRG, de 21 a 23 de setembro de 2009, na DRCA (prédio da Reitoria) – de 8 às 12 horas e de 14 às 18 horas e na Secretaria dos Colegiados (PV1 sala 8) – de 7 às 21 horas.

 

A prova será realizada no dia 26 de setembro, sábado, às 9 horas, no Pavilhão IV (PV401 e PV402).

Departamentos contam com novo sistema para emissão de GRU

Os Departamentos Didático-Pedagógicos e os laboratórios que arrecadam receitas por meio de fornecimento de produtos e prestação de serviços contam, a partir deste mês, com uma nova ferramenta de trabalho: o “SISTEMA DE GESTÃO DE RECURSOS” para recolhimento, controle e gestão de receitas geradas.

Até então, tais receitas geradas pelos Departamentos – recursos denominados “resíduos” – eram recolhidas na “conta única” da União por meio da GRU tipo “SIMPLES”. Esta GRU é emitida a partir da página do “Tesouro Nacional”, pode ser paga somente via “Banco do Brasil” e não permite exercer, de forma automática e informatizada, controles específicos acerca dos recursos arrecadados. Com isso, as receitas até então recolhidas pelos Departamentos eram controladas manualmente, por meio do arquivo de GRUs pagas, em papel.

Nestas circunstâncias, constatando a necessidade de aprimorar o procedimento até então vigente, a Proplag e o Centro de Informática desenvolveram o “SISTEMA DE GESTÃO DE RECURSOS”, uma ferramenta que viabiliza a emissão de uma outra modalidade de GRU: a tipo “COBRANÇA”.

A GRU tipo “cobrança” é facilmente emitida por meio do sistema desenvolvido, pode ser paga em qualquer banco até a data do seu vencimento e permite estabelecer, de forma rápida e informatizada, controle sobre Departamentos/ laboratórios arrecadadores de recursos, sobre a natureza dos produtos e serviços fornecidos e sobre os valores arrecadados, entre outras informações.

O“SISTEMA DE GESTÃO DE RECURSOS” elaborado permitirá também que cada Departamento acompanhe o seu saldo de receitas próprias e identifique os pagamentos realizados por usuários de serviços e compradores de produtos, com atualização dos dados a CADA 24 HORAS. Destaca-se, oportunamente, que cada laboratório será apresentado como um centro de receitas individualizado no banco de dados, o que facilitará a gestão dos recursos por parte do Departamento. Além disso, o novo sistema subsidiará a DCAF (Diretoria de Contabilidade e Administração Financeira), a DMSG (Diretoria de Material e Serviços Gerais) e os próprios Departamentos no que tange aos procedimentos de compras, contratação de pessoal e outros.

Para conhecer os Departamentos e os laboratórios arrecadadores de receitas próprias, bem como serviços e produtos fornecidos, CLIQUE AQUI.

Essa semana, a Mostra exibe o filme “O homem da Terra”

Os projetos “UflaCiência” e “Museu para todos” promovem, nesta quinta (24/09), a exibição do filme “O homem da terra”, como parte da Mostra de Cinema "Ciência com Vida".

 

Aberta a toda comunidade universitária e lavrense, a Mostra visa a contribuir para a promoção de um clima cultural favorável à discussão da ciência como fenômeno histórico, econômico, político e social, partindo do estudo de obras cinematográficas pouco difundidas nos meios de comunicação de massa.

 

As exibições acontecem todas as quintas, às 16 horas, no museu de História Natural da Ufla. A entrada é franca e, após a exibição, os filmes são discutidos entre os presentes de forma a refletir as relações dos mesmos com o desenvolvimento científico.

 

Serviço

 

Data: 24/9/2009

Horário: 16 horas

Local: Museu de História Natural (Campus Histórico da Ufla)

Coordenação da exibição: Prof. Márcio Norberto Farias e Profa. Luciana Azevedo Rodrigues.

 

O Homem da Terra

 

Título original: The Man from Earth

Ano de lançamento: 2007

Direção: Richard Schenkman

Gênero: Ficção Científica

Duração: 89 minutos

 

Sinopse

 

O filme conta a história de um "desafiante da morte", um homem que tem milhares de anos e que a cada 30 anos desfaz-se de sua história pessoal para poder continuar vivendo. Numa conversa com amigos de formação intelectual avançada ele resolve contar o seu segredo, a sua condição de imortalidade, produzindo uma série de conflitos e questionamentos em seus ouvintes.