Momento de Ação de Graças encerra semana de comemorações

A semana comemorativa dos 101 anos da Ufla foi encerrada com o Momento de Ação de Graças ocorrido no dia 6 de setembro, na Capela Ecumênica. O evento contou com a participação de religiosos, músicos, ex-alunos, funcionários e demais convidados.

 

Durante a cerimônia, o reitor da Ufla, prof. Antônio Nazareno Guimarães Mendes, fez um relato sobre a expansão física da universidade e os projetos realizados entre 2008 e 2009.

 

Um dos pontos abordados foi o indicador de qualidade publicado em agosto pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). De acordo com o índice, a Universidade foi classificada em 4º lugar entre as instituições de ensino públicas e privadas do Brasil.

 

Um século de excelência

 

O Momento de Ação de Graças acontece anualmente e encerra as tradicionais cerimônias da Semana Esaliana. Esse ano, o evento também oficializou o término das comemorações pelo centenário da instituição.

           

Alojamento estudantil revitalizado é inaugurado em solenidade

Dezenas de alunos, dentre outros membros das comunidades universitária e lavrense, estiveram presentes na solenidade de inauguração das obras de revitalização do Alojamento Estudantil da Ufla.

 

A placa de inauguração foi descerrada pelo Reitor prof. Antônio Nazareno Guimarães Mendes, pelo Pró-Reitor de Planejamento e Gestão, prof. José Roberto Soares Scolforo, pelo Pró-Reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, prof. Élberis Pereira Botrel e pelos prefeitos do alojamento, os estudantes Carlos Alberto Avelar, Elidiane da Silva e Lucas Oliveira Afonso.

 

Logo após o descerramento, o prefeito Carlos Alberto agradeceu aos dirigentes da Ufla pela realização das obras e pediu a colaboração de todos os moradores do alojamento no que diz respeito à conservação das melhorias.

 

O Pró-Reitor de Planejamento e Gestão, prof. Scolforo, teceu alguns comentários acerca das obras realizadas e ressaltou que o compromisso das Ufla é com a maioria da comunidade universitária. “Esta ação nasceu do entendimento da instituição de que havia a necessidade de dar melhores condições de vida aos moradores do Alojamento Estudantil”, frisou ele.

 

Já o prof. Nazareno afirmou haver outras ações previstas até 2011 em relação a questões relativas à assistência estudantil e citou a frase do poeta “se muito vale o feito, mais vale o que será”, dizendo encaixar-se muito bem naquele momento.

 

Ele também aproveitou a oportunidade para parabenizar aos alunos presentes pela ótima classificação (o honroso 4º lugar) da Ufla no ranking entre as melhores universidades públicas e privadas do Brasil, segundo a avaliação do Inep, órgão vinculado ao MEC.

Mostra de cinema exibe novo filme

Os projetos “UflaCiência” e “Museu para todos” promovem nesta quinta-feira (10/9), a exibição do filme “O filho de Frankenstein”, como parte da Mostra de Cinema "Ciência com Vida".

Aberta a toda comunidade universitária e lavrense, a Mostra visa a contribuir para a promoção de um clima cultural favorável à discussão da ciência como fenômeno histórico, econômico, político e social, partindo do estudo de obras cinematográficas pouco difundidas nos meios de comunicação de massa.

 

As exibições acontecem todas as quintas, às 16 horas no museu de História Natural da Ufla com entrada franca. Os filmes escolhidos são resultados de estudos do Grupo de estudos “Cinema ComVida”. O grupo de estudos é composto por discentes dos cursos de Química, Física, Educação Física, o que permite uma discussão sob diferentes perspectivas. A exibição é seguida de comentários de um dos integrantes do grupo e, posteriormente, de discussão entre os presentes de modo a refletir as relações do filme com o desenvolvimento científico.

 

Serviço

 

Data: 10/9/2009

Horário: 16 horas

Local: Museu de História Natural (campus histórico da Ufla)

Coordenação da exibição: Prof. Márcio Norberto Farias e Profa. Luciana Azevedo Rodrigues.

Sinopse

 

Título original: The Son of Frankenstein

Ano de lançamento (EUA): 1939

Direção: Rowland V. Lee

Gênero: Drama/Ficção Científica/Terror

Atores: Basil Rathbone, Boris Karloff, Bela Lugosi, Lionel Atwill, Josephine Hutchinson

Duração: 109 minutos

 

Após passar um grande tempo vivendo nos Estados Unidos e na Europa, o barãoWolf von Frankenstein (Basil Rathbone), filho do Dr. Frankenstein, toma posse do castelo do seu ancestral acompanhado por Elsa (Josephine Hutchinson), sua mulher, e Peter (Donnie Dunagan), seu filho. O barão considera seu pai uma boa pessoa, que teve o azar de ter um assistente que deu à criatura (Boris Karloff) o cérebro de um assassino. O barão é recebido friamente pela população do lugarejo próximo ao castelo. No laboratório destruído de seu pai, o barão conhece Ygor (Bela Lugosi), que lhe mostra em um compartimento secreto o monstro em estado de coma. Tentando limpar o nome da família, o barão tenta fazer uma criatura "boa" no qual é ajudado por Ygor e acredita ter fracassado. Mas, durante um jantar, um relato de Peter faz o barão entender que a criatura está viva. Ele deseja continuar as pesquisas, pois apesar de vivo o monstro ainda tem o cérebro de um assassino, mas Ygor, que controla a criatura, não gosta da ideia e logo misteriosas mortes começam a acontecer.