PRP/Ufla abre oportunidade de participação no PIVIC

Estão abertas as inscrições para submissão de propostas ao PIVIC – Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica da UFLA.

Poderão se inscrever os alunos de graduação, com bom rendimento escolar, que tenham disponibilidade para desenvolver as atividades do plano de trabalho proposto e que atendam aos requisitos do edital.

A participação no PIVIC é uma oportunidade para os estudantes conduzirem projetos de iniciação científica em diferentes áreas de pesquisa. Quem se interessar pelas áreas de Sociologia, Filosofia, Língua Portuguesa e Língua Inglesa poderá entrar em contato com professores do Departamento de Ciências Humanas – DCH.

Recentemente criado na universidade, o DCH é formado por docentes aptos a orientar alunos que se interessam por essas áreas. O contato poderá ser feito por meio do telefone: (35) 3829-1057.

O edital completo do PIVIC encontra-se disponível no site da Pró-Reitoria de Pesquisa (www.prp.ufla.br) e a documentação deverá ser encaminhada até o dia 28 de agosto.

Começa a maratona do VI Congresso de Biodiesel

Teve início na manhã desta segunda feira, dia 24, o VI Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos e Gorduras e Biodiesel. O evento, que está sendo realizado em Montes Claros até do dia 28, é uma das referências nacionais na reunião de pesquisadores e discussão das novas tecnologias e dos rumos das pesquisas envolvendo a produção do biodiesel.

De acordo com o coordenador do evento, professor Pedro Castro Neto, a escolha da cidade de Montes Claros para sediar o congresso atende o objetivo de estimular a produção de matéria-prima para produção de biodiesel na região, criando alternativas para a geração de emprego e renda. O governo de Minas pretende fazer dessa área a referência do estado na produção do biodiesel, aproveitando a iniciativa da Petrobras que já instalou uma usina de produção do óleo em Montes Claros.

O evento é foco de grande repercussão no país, em função dos seus temas atuais e de extrema importância que são abordados por profissionais renomados. Além de palestras e seminários, o congresso conta, também, com exposições de máquinas, produtos e serviços, com a demonstração de novas tecnologias relacionadas à produção agrícola de oleaginosas, extração de óleos vegetais, gorduras e produção e avaliação do óleo. “O congresso apresenta, de forma pioneira, as tecnologias de extração de óleo e de produção de biodiesel. O componente mais caro para a produção de biodiesel está na produção de matéria-prima, e esse é um dos focos das pesquisas desenvolvidas na Ufla e que discutimos amplamente, com a participação de pesquisadores pertencentes às principais instituições brasileiras geradoras de tecnologia”, explica o professor Antônio Carlos Fraga.

Os números falam por si e demonstram a potência do congresso que, a cada ano, vem conquistando espaço na sua área de atuação. Estiveram reunidos nos cinco eventos, realizados de 2004 a 2008, cerca de três mil profissionais que discutiram mais de mil trabalhos científicos, das principais universidades, centros de pesquisa, laboratórios técnicos e empresas privadas geradoras de ciência e tecnologia no Brasil e do exterior.