Arquivo diários:14 de julho de 2009
Congresso de Biodiesel recebe artigos até sexta, dia 17
Termina na próxima sexta-feira, dia 17, o prazo para os interessados enviarem artigos científicos para participação no 6º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel. O evento será realizado entre os dias 24 e 28 de agosto, na cidade de Montes Claros (MG), reunindo pesquisadores que vão discutir as novas tecnologias e dos rumos das pesquisas envolvendo a produção do biodiesel no país.
Para esta edição do congresso, os interessados podem desenvolver artigos relacionados aos seguintes temas: Produção de Plantas Oleaginosas; Extração, Purificação e Oleoquímica; Aplicação dos Óleos Vegetais e Gorduras nas Indústrias Farmacêuticas, Cosméticas e Biológicas; Produção, Comercialização e Utilização do Biodiesel; Caracterização e Controle de Qualidade do Biodiesel; Experiências Estaduais na Produção de Óleos Vegetais e Biodiesel; Balanço Energético e Sequestro de Carbono; Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel; e Comunicados Técnicos.
Os artigos selecionados serão publicados nos anais do evento, sem nenhum custo para o autor. Para enviar os trabalhos é necessário acessar o site http://oleo.ufla.br, onde estão contidas todas as informações técnicas necessárias para a elaboração do trabalho. Neste endereço também está disponibilizado a inscrição para os interessados que desejam participar do congresso. O prazo vai até o dia 31 de julho.
O evento é foco de grande repercussão no país, em função dos seus temas atuais e de extrema importância que são abordados por profissionais renomados. Além de palestras e seminários, o congresso conta, também, com exposições de máquinas, produtos e serviços, com a demonstração de novas tecnologias relacionadas à produção agrícola de oleaginosas, extração de óleos vegetais, gorduras e produção e avaliação do óleo. “O congresso apresenta, de forma pioneira, a extração de óleo e a produção de biodiesel. A parte mais difícil está na produção de matéria prima. Esse é um dos focos das pesquisas desenvolvidas na Ufla e que discutimos amplamente, com a participação de pesquisadores pertencentes às principais instituições brasileiras geradoras de tecnologia”, explica o professor Antônio Fraga, um dos organizadores do evento.
MEC quer mudar os nomes dos cursos de engenharia
O governo federal vai padronizar os nomes dos cursos de engenharia no país. Hoje há 258 nomenclaturas -a proposta é agrupá-las em 22.
A Secretaria de Educação Superior abriu consulta pública (no site www. educacao.gov.br) para receber sugestões sobre o tema. O prazo vai até o dia 31 deste mês. Depois disso, a pasta fará a alteração.
Engenharia elétrica, por exemplo, vai concentrar cinco nomenclaturas: elétrica e eletrônica, eletrotécnica, elétrica e das energias, elétrica industrial e elétrica.
O objetivo é facilitar a elaboração de projetos pedagógicos dos cursos.
Novo portal comemora um ano
Há um ano entrava no ar uma versão mais moderna e dinâmica do portal Ufla. Com um design arrojado, privilegiando cores mais claras e tons suaves, e uma navegação mais funcional, este veículo representa a porta de entrada do público para uma das mais bem conceituadas instituições de ensino superior do país. Desde então, o site vem conquistando a credibilidade de toda a comunidade, tendo cada vez mais audiência e visibilidade. Os números mostram que as mudanças implementadas alcançaram os objetivos desejados: de acordo com um sistema de estatística do Google instalado no portal, foram registrados mais de dois milhões de acessos, o que representa uma média de oito mil internautas visitando o site por dia.
Criado pela Editoria de Programação Visual e Web da Assessoria de Comunicação Social (Ascom), o portal Ufla é alimentado diariamente com conteúdos que contemplam a rotina da Universidade, as atividades de ensino, pesquisa e extensão e projetos desenvolvidos em parceria com diversas entidades e órgãos de fomento. Todas as notícias publicadas são acessadas por órgãos de imprensa de todo o Brasil, que utilizam as informações geradas pela Ascom como conteúdo em diversos jornais, revistas e telejornais.
O lançamento do novo portal representou um pontapé inicial para um projeto de padronização dos layouts que compõem o domínio Ufla. Desde julho do ano passado, os sites de todas as pró-reitorias e diretorias estão sendo reformulados, criando, assim, uma unificação dos formatos produzidos pela instituição. Mesmo diante de diversas transformações, um estudo está sendo realizado junto à comunidade acadêmica e externa sobre um formato organizacional e visual ainda melhor para ser inaugurado até o início de 2010, sempre respeitando as normas de identidade visual criada para os sites da instituição.
Paralelamente a esta iniciativa, a Ascom está elaborando um novo manual de identidade, para adequar e disciplinar o uso da logomarca Ufla.