Como fica o ingresso nos cursos da Ufla

A Ufla aderiu ao Sistema de Seleção Unificada proposto pelo MEC (em substituição ao vestibular tradicional). O Processo Seletivo de Avaliação Seriada – PAS também será alterado, empregando-se as notas do Enem como a 3ª etapa do processo. A mudança na forma de ingresso nos cursos de graduação passa a ser adotada já a partir do final deste ano, para seleção dos estudantes que entrarão na Ufla no primeiro semestre de 2010.

Segundo o Prof. José Maria de Lima, Presidente da Comissão Permanente de Processo Seletivo – Copese, a proposta de adesão partiu da Copese e da Pró-Reitoria de Graduação da Ufla, tendo sido acolhida e aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – Cepe.

PAS – De acordo com o professor, “isso não significa, no entanto, que o novo sistema a ser adotado acabará com o Processo de Avaliação Seriada – PAS, sistema adotado pela instituição já há 10 anos; pelo contrário, esse processo tem grande importância regional e 40% das vagas continuarão a ser oferecidas para os estudantes que participarem do PAS, como era anteriormente”. Dessa forma, nos dias 3 e 4 de outubro deste ano, os alunos farão o novo Enem e as notas serão empregadas, juntamente com a pontuação da 1ª e 2ª etapas do PAS, para compor a pontuação final do candidato que já realizou as duas etapas do processo. Assim, o candidato deverá se inscrever normalmente para a 3ª etapa do PAS, no período a ser divulgado pela Copese.

Os outros 60% das vagas da Ufla serão destinados aos candidatos que se inscreverem no novo Sistema de Seleção Unificada do MEC. As inscrições para se participar desse processo serão realizadas depois do Enem, mas a data ainda não está definida.

RANKING A previsão é de que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – Inep divulgue o resultado das provas objetivas do novo Enem no início de dezembro e o da redação no início de janeiro. De posse dessas pontuações, o candidato poderá se inscrever em cinco cursos ou universidades diferentes no Sistema de Seleção Unificado. As melhores notas darão ao candidato a oportunidade de se matricular em qualquer uma das universidades nas quais se inscreveu, sendo que a matrícula poderá ser feita de acordo com a sua nota e classificação em relação aos outros candidatos, conforme o número de vagas disponíveis.

Como é…
Como vai ficar…
Os candidatos fazem os vestibulares em julho e no final do ano.
Os candidatos farão o novo Enem nos dias 3 e 4 de outubro. As regras do processo seletivo de julho ainda não foram definidas.
No final do ano, 60% das vagas são destinadas à seleção pelo vestibular.
No final do ano, 60% das vagas da Ufla serão destinadas aos candidatos que se inscreverem no Sistema de Seleção Unificado do MEC.
No final do ano, os outros 40% das vagas são destinados a alunos que participam do PAS. O PAS também é uma forma de ingresso na Ufla, realizada em três etapas que correspondem aos três anos do ensino médio. A nota final é a somatória dessas três etapas (provas), sendo que a prova da última etapa é a mesma do vestibular.
No final do ano, 40% das vagas continuam a ser destinadas através do PAS. No entanto, a prova da 3ª etapa deixa de ser o vestibular e passa a ser o novo Enem.
As inscrições são feitas por meio da Copese/Ufla, em maio e outubro. A Copese é a única responsável pela realização do vestibular e do PAS.
As inscrições para o novo Enem serão feitas no site do MEC, provavelmente de 1º de junho a 10 de julho/2009. Após a realização do Enem, o MEC abrirá inscrições para o Sistema de Seleção Unificado. Já as inscrições para a 3ª etapa do PAS serão feitas pelo site da Copese, num período a ser divulgado posteriormente.
O resultado do vestibular e do PAS são divulgados pelo site da Copese e os estudantes são convocados para matrícula na ordem de classificação.

De posse dos resultados do Enem, o candidato poderá inscrever-se no Sistema de Seleção Unificado, no qual ele poderá optar por cinco cursos ou universidades. 

A partir disso, o estudante poderá matricular-se na opção que for compatível com a sua classificação, lembrando que as melhores notas obterão as melhores classificações.

O estudante não aprovado pode tentar novo vestibular na Ufla em julho ou dezembro.
O estudante não aprovado poderá tentar novo Enem no meio e no final do ano, ou então usar sua nota anterior para fazer nova inscrição no Sistema de Seleção Unificado do MEC.   

MEC está autorizado a nomear professores e técnicos para Ifes

O Ministério da Educação deve nomear nos próximos dias 1.740 novos professores de nível superior, aprovados em concurso público, e agendou para setembro a contratação de 1.329 técnicos administrativos, também concursados.

 

Autorização nesse sentido foi publicada em portaria do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, no Diário Oficial da União de hoje (3). O ato dá total liberdade ao ministro da Educação, Fernando Haddad, para distribuir os novos servidores entre as instituições federais de nível superior.

 

O quantitativo liberado hoje está dentro das 19 mil vagas anunciadas pelo MEC no ano passado, com previsão de ocupação dos cargos de forma escalonada. Do total, já foram nomeados 6.060 professores e técnicos que, somados às autorizações de hoje, chegam a 9.129 nomeações.

 

Restam, portanto, quase 10 mil consursados do MEC aguardando vez na fila de nomeações, que serão liberadas à medida que as universidades federais e as novas instituições federais de ensino superior em fase de conclusão tenham necessidade.

Edital da Capes para Projetos entre Brasil e Espanha

O Programa Capes/DGU, que concede bolsas de estudo em nível de doutorado-sanduíche e pós-doutorado, lança novo edital para seleção de projetos conjuntos de pesquisa prioritariamente nas áreas de ciências econômicas, educação, matemática, ciências biológicas, meio ambiente, ciências do mar, tecnologia, tecnologia de alimentos, química, psicologia, agricultura e o controle de pragas e ciências do esporte. As inscrições podem ser feitas até o dia 1º de agosto.

 

Realizado em parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Direção Geral de Universidades, do Ministério de Educação e Ciências da Espanha (DGU-MEC), o programa concede bolsas para projetos com duração máxima de dois anos, prorrogáveis por mais dois. Entre os benefícios, estão bolsas para missões de trabalho e de estudo, passagens aéreas, seguro saúde, auxílio instalação e concessão anual de R$ 10 mil como recursos de material de consumo para a execução do projeto.

 

Para candidatura, a proposta deverá estar vinculada a um programa de pós-graduação avaliado pela Capes, preferencialmente com conceitos 5, 6 ou 7; ser apresentada por coordenador de equipe detentor do título de doutor obtido há pelo menos cinco anos; e ter na equipe proponente no mínimo dois docentes doutores vinculados a um programa de pós-graduação, além do coordenador. Os selecionados iniciarão as atividades em março de 2010.