Grupo da Zootecnia promove o Dia do Leite

O Grupo do Leite, do Departamento de Zootecnia, promove, no dia 19 de junho, no Salão de Convenções da Ufla, o Dia do Leite.

Envolvendo palestras de vários profissionais da área de pecuária leiteira, o evento é destinado especialmente a produtores rurais, alunos de escolas agrotécnicas e também da graduação.

O Dia do Leite conta com o apoio de instituições e empresas como Casa da Vaca, Vaccinar, Alta Genetics, Rações Total, Cooperativa Agropecuária do Alto Rio Grande (Caarg) e da própria Ufla.  

Os interessados em participar do evento podem obter mais informações pelo www.grupodoleite.com.br ou pelos telefones 9972-4927 (Gustavo) ou 8875-4355 (Lucas).

Confira a programação abaixo.

8 horas – Abertura – Apresentação sobre o Processo Seletivo e cursos de graduação da Ufla – Prof. José Maria de Lima – Copese

8h30 – Fatores agronômicos determinantes na qualidade e produtividade de silagens de milho. (Alexandre Fonseca Ribeiro – Engenheiro Agrônomo, Rehagro)

10 horas – Milk break

10h30 – Capacitação técnica para o gerenciamento de fazendas leiteiras.

(Carlos Alberto de Carvalho – gerente da fazenda São João, Inhaúma – MG)

12 horas – Almoço

14 horas – A experiência em produção de leite em confinamento nas fazendas Reunidas Antônio Carlos Pereira ( Leonardo Pereira- Fazendas Reunidas Antônio Carlos Pereira, Carmo do Rio Claro – MG)

15 horas – Milk break

16 horas – A experiência em produção de leite a pasto na fazenda Santa Luzia (Maurício Silveira Coelho – Fazenda Santa Luzia e Grupo Cabo Verde, Passos-MG)

MEC abre inscrições para Enem 2009 até dia 17 de julho

Estão abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos podem se inscrever até 17 de julho, apenas pela internet, na página eletrônica criada especialmente para atender estudantes concluintes e egressos do ensino médio. As provas serão realizadas em 3 e 4 de outubro.

A partir deste ano, com a reformulação do exame, as médias da prova podem ser usadas no processo seletivo de ingresso em instituições federais de educação superior, como é o caso da Universidade Federal de Lavras (Ufla) que adotará as notas obtidas no Enem para ingresso de novos estudantes. Outra novidade é que o Enem valerá como certificação de conclusão do ensino médio, desde que o candidato tenha 18 anos completos na data da prova.

Estão liberados de pagamento da taxa de inscrição os concluintes de escolas públicas e os participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de 2006, 2007 e 2008. Outros interessados na isenção devem fazer o pedido até sexta-feira, dia 19.

Mais detalhes sobre o processo de inscrição, pedidos de isenção e aplicação da prova na nova página eletrônica http://www.enem.inep.gov.br/.

Dirigentes do Santander visitam Universidade

Helder Tobias / Ascom Ufla

O gestor de Universidades Públicas do Banco Santander, Marcelo Vulcano, e o gerente de Relacionamentos com Universidades, Bernardo Cozzi, estiveram na Ufla, na manhã desta segunda – feira, dia 15, reunidos com pró reitores e coordenadores dos cursos de graduação e pós-graduação. Durante o encontro, foram apresentadas as propostas de trabalho e parcerias entre as duas instituições através do programa “Santander Universidades” e detalhes do edital da quinta edição dos prêmios Santander de “Ciência e Inovação” e “Empreendorismo”.

De acordo com Vulcano, a Ufla possui um grande potencial acadêmico que deve ser cada vez mais aprimorado através de parcerias. “O Banco Santander busca sempre incentivar projetos na área de graduação e pós graduação. Nosso interesse é apoiar os projetos desenvolvidos pelas universidades, dando suporte financeiro e tecnológico, incentivando a promoção do conhecimento e desenvolvimento intelectual dos estudantes”.

Criado em 1996, o “Santander Universidades” é um programa de colaboração com as instituições de ensino que visa o apoio a projetos universitários, fomentando o intercâmbio cultural, a ciência a inovação e tecnologia. Já foram firmados mais de 160 convênios de colaboração acadêmica e mais de 10 mil bolsas concedidas.

Prêmios Santander

Já estão abertas as inscrições para os interessados em participar da quinta edição dos Prêmios Santander de Empreendedorismo e de Ciência e Inovação . O período de envio de projetos termina no dia 23 de agosto de 2009. A premiação é realizada pelo Santander Universidades e tem desenvolvimento e gestão do Universia Brasil. É destinada a graduandos, pós graduandos e pesquisadores-doutores.

De acordo com os respectivos regulamentos, o prêmio de Empreendedorismo tem como objetivo apoiar e reconhecer o desenvolvimento de projetos de estudantes com perfil e postura empreendedora. Já o prêmio de Ciência e Inovação pretende estimular a produção científica e apoiar iniciativas de relacionamento entre IES (Instituições de Ensino Superior) e o setor empresarial.

O Santander, em parceria com o Universia e a Fundação Dom Cabral – apoiadora institucional -, oferece R$ 400 mil em prêmios aos projetos vencedores. O dinheiro deverá ser utilizado na implantação dos projetos. Assim, o primeiro colocado de cada uma das quatro categorias de cada prêmio receberá R$ 50 mil após a etapa final de seleção dos projetos vencedores, que deve acontecer em meados de novembro.

O regulamento completo das premiações, que contém prazos, fichas de inscrições, atribuições, responsabilidades, premiações e critérios de avaliação, dentre outras informações sobre os Prêmios Santander de Empreendedorismo e de Ciência e Inovação encontram-se no site http://www.universia.com.br/premiosantander.

Ufla se destaca

Dois projetos desenvolvidos na Ufla foram inscritos no Prêmio “Ciência e Inovação” na edição passada. Concorrendo na categoria indústria, o professor Luiz Carlos Alves de Oliveira, do Departamento de Química (DQI), foi o vencedor com o trabalho intitulado “Reciclagem de Rejeitos da Indústria do Couro Contendo Cromo: inovação tecnológica agregando valor a um resíduo tóxico”, que trata da recuperação de resíduos produzidos pela indústria do couro, prejudiciais ao meio ambiente pela presença do metal cromo.

Em entrevista concedida ao Jornal Ufla no mês de dezembro, o professor disse que o trabalho consiste em uma forma de separar o cromo presente nos rejeitos, de forma que tanto o cromo quanto o colágeno onde ele está impregnado saiam limpos, e possam ser reaproveitado pela indústria. “A gente resolve o problema ambiental e gera dois produtos com valor agregado, que é o cromo limpo e o fertilizante diferenciado (o colágeno)”.

O Projeto coordenado pelo professor foi o vencedor na região sudeste e também ficou com a primeira colocação nacional. O trabalho concorreu com mais de 1900 projetos de 244 instituições de ensino superior de todo o país. “Quando comecei o experimento, não imaginava que chegaria a tanto, mas o prêmio justifica o trabalho”, concluiu Luiz Carlos.