Trabalhos foram apresentados por mérito em congresso

Dois trabalhos desenvolvidos sob a orientação da Profª Ana Tereza de Mendonça Viveiros, do Departamento de Zootecnia (DZO), foram selecionados por mérito científico para apresentação oral no Simpósio Reprodução em Animais Aquáticos, realizado durante o XVIII Congresso Brasileiro de Reprodução Animal, no Expominas, em BH, de 03 a 05 de junho.

O primeiro trabalho “Criopreservação do sêmen de pirapitinga-do-sul (Pisces, Teleostei, Brycon opalinus): diluidores, crioprotetores e ativadores da motilidade espermática” é parte do projeto da doutoranda em Zootecnia pela Ufla, Laura H Órfão.

Já o segundo trabalho apresentado “Características do sêmen de Tambaqui (Colossoma macropomum) em região semi-árida” é parte do projeto do doutorando em Ciências Veterinárias da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Marcelo Vieira.

Presença do DZO

O Congresso contou ainda com a participação de vários alunos e outros professores do DZO da Ufla. A Profª Nadja G. Alves apresentou a palestra “Nutrição e reprodução em vacas leiteiras” em co-autoria com o Prof° Marcos Pereira no Simpósio Manejo reprodutivo de bovinos, que fez parte da programação do evento.

Inscrições para o programa terminam hoje (15/06)

Encerram-se nesta segunda-feira, dia 15 de junho, as inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq (PIBIC/CNPq). As inscrições podem ser feitas das 8 às 12h e das 14h às 18h, na Pró-Reitoria de Pesquisa. Os editais e formulários estão à disposição pelo www.prp.ufla.br.

 

PIBIC/CNPq – Esse ano, a cota prevista para a Ufla é de 165 bolsas, sendo que para atender a um maior número de professores pesquisadores, os membros da comissão do programa decidiram pela distribuição de uma cota por professor.

 

De acordo com o edital, a seleção será realizada pelos membros da Coordenadoria de Iniciação Científica, instituída pela Pró-Reitoria de Pesquisa e serão consideradas a produção científica do professor orientador, a fonte de financiamento por meio de projetos aprovados e o desempenho do aluno.

 

Vale destacar que 10% dessas bolsas serão destinados as professores emergentes, os quais concluíram o curso de doutorado nos últimos cinco anos e que estão envolvidos com pesquisa.

 

Mais informações pelo 3829-1127.