Professor destaca qualificação no campo em revista

O professor Carlos Eduardo Silva Volpato, do Departamento de Engenharia (DEG), concedeu entrevista à revista Terraviva, uma das mais conceituadas publicações do ramo do agronegócio, em uma reportagem especial que mostra a importância de se capacitar produtores e trabalhadores rurais na busca da redução dos custos de produção e aumento da produtividade. A matéria foi publicada na edição de maio e está disponível nas bancas de todo o país.

Aumentar a produção, sem necessariamente aumentar a área, tem sido o grande mérito do agronegócio nacional nos últimos anos. Diante de maquinários cada vez mais avançados, empresários têm na capacitação profissional o caminho para aprimorar o desempenho e alavancar resultados. Intitulada “Qualificação é investimento”, a reportagem mostra a relação entre o aumento da produção com a qualificação dos trabalhadores. Segundo a matéria, a utilização e cuidados adequados das máquinas são vitais, já que a principal causa do baixo rendimento das atividades está relacionada com a falta de manutenção e despreparo no manejo dos instrumentos de trabalho.

A profissionalização no campo tem se tornado requisito na disputa pelo mercado de trabalho. “Aquela história de que o pai aprendeu vendo o avô e o filho prendeu vendo o pai acabou. o tratorista agora é operador de máquinas agrícolas e conhece muito bem o diferencial de uma formação orientada”, explica o professor Volpato.

Mesmo com a necessidade de se investir em capacitação profissional, tanto trabalhadores, quanto empresários encontram muita resistência para investir em um curso. Muitos proprietários acham que o funcionário exigirá aumento de salário após o treinamento ou temem perdê-lo para a concorrência, que podem oferecer melhores condições de salário. “Em contrapartida, empregados têm dificuldade de aceitar participar dos cursos. Mas estes ficarão fora do mercado se não se atualizarem”, analisa Volpato. Ele ressalta, ainda, que, no fim das contas, todos precisam entender que mão de obra especializada é fundamental para a atividade rural.

Bolsa para projeto de Inclusão na Biblioteca Central

 

A Pró Reitoria de Graduação (PRG) está com edital aberto para seleção de um bolsista que vai atuar no Programa Incluir – Inclusão e acessibilidade a deficientes visuais na Biblioteca Central da Ufla. Podem se candidatar qualquer estudante matriculado nos cursos de graduação. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 12 de junho e devem ser feitas na sala da PRG, no prédio da Reitoria.

 

Para se inscrever, é necessário apresentar o histórico escolar, sendo aceito o impresso na internet, o currículo Vitae, uma cópia do CPF e RG, o horário de aulas do primeiro semestre deste ano e a ficha de inscrição preenchida que está disponível no endereço www.prg.ufla.br.

 

A seleção será feita por uma comissão composta por três membros e presidida pelo professor responsável pelo respectivo Programa e constará de análise curricular (currículo e histórico escolar) e entrevista, realizada entre os dias 22 a 26 de junho. Cada etapa terá peso de 50%. Para ser classificado, é necessário atingir a média de 70 pontos. O resultado da seleção será divulgado dia 29 de junho.

 

O aprovado receberá uma remuneração no valor de R$180, devendo cumprir uma carga horária de 12 horas semanais. As atividades obedecerão, em cada semestre letivo, a um plano elaborado pelo coordenador do programa, junto com o bolsista, de modo a não prejudicar suas atividades acadêmicas.

Outras informações na PRG pelo telefone (35) 3829-1113

Congresso de Iniciação Científica começa hoje

Tudo pronto para a realização do XXII Congresso de Iniciação Científica da Ufla (XXII Ciufla), que tem início hoje, dia 08, e se estende até quarta-feira. O evento vai movimentar toda a comunidade acadêmica com apresentação de, aproximadamente, 1000 trabalhos em formato de pôsteres, abrangendo estudos e pesquisas realizadas nas mais diversas áreas do conhecimento.

A produção de quase todos os pôsteres foi realizada por alunos de graduação e bolsistas do BIC-Junior, o programa de iniciação científica destinado a alunos do ensino médio. Durante o congresso, todos os trabalhos serão avaliados por professores da própria universidade e por estudantes de pós-doutorado.

A vigésima segunda edição do Ciufla terá como tema “Inovação” e pretende abordar os desafios da pesquisa em um momento de grandes mudanças no conhecimento científico e tecnológico. A abertura do evento acontece às 8h, no Salão de Convenções da Ufla, com a palestra – “Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento do Brasil: o papel e os desafios para a Universidade”, que será ministrada pelo diretor de Programas Temáticos e Setoriais do CNPq, prof. José Oswaldo Siqueira. Logo após, será premiado o estudante de graduação inserido nos programas de Iniciação Científica e o estudante do ensino médio do BIC-Júnior que desenvolveram, em 2008/2009, os melhores projetos de pesquisa ligados ao tema do congresso.

Paralelamente ao evento, acontecem os XVII Seminário de Avaliação do PIBIC/CNPq, XII Seminário de Avaliação do PIBIC/FAPEMIG e IV Seminário de Avaliação do BIC-Júnior. Os detalhes estão disponíveis na página www.prp.ufla.br/ciufla.

Serviço:

 

Abertura Oficial: 

Horário: 08h

Local: Salão de Convenções da Ufla

 

PalestraCiência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento do Brasil: o papel e os desafios para a Universidade”, Prof. José Oswaldo Siqueira – Diretor de Programas Temáticos e Setoriais do CNPq

 

Presença obrigatória de todos os alunos participantes do XXII CIUFLA

Filmes científicos estão em cartaz na Ufla

Os projetos Uflaciência e Museu para Todos convidam comunidade acadêmica e o público em geral para exibição dos filmes “Surplus: aterrorizados em ser consumidores” e “Powaqqatsi: vida em transformação” que serão projetados, respectivamente, nos dias 08 e 15 de junho, sempre às 17h, no Museu de História Natural, no campus histórico.

 

As sessões de cinema idealizadas pelos coordenadores do projeto têm como objetivo promover um debate com a população sobre aspectos relacionados à ciência, história, filosofia, política e arte.

 

Sobre os filmes:

 

Surplus: aterrorizados em ser consumidores

O documentário Surplus mostra os excessos da atual produção em massa e o consumo desenfreado que afligem a maioria dos países e culturas mundiais e os problemas que vêm sendo causados ao meio ambiente. O filósoo e escritor John Zerzan é considerado o guru da antiglobalização e o produtor Eric Gandini se baseia nos pensamentos de Zerzan para mostrar a destruição das reservas naturais e do meio ambiente que vem sendo causada pela vida consumista que o mundo vive.

 

Powaqqatsi: vida em transformação

Aclamada pelo público e pela crítica em todo o mundo, esta segunda parte da trilogia "qatsi" assinada pelo escritor/diretor Godfrey Reggio, coloca em discussão tudo o que se sabe sobre a sociedade contemporânea. Através da justaposição da imagens de culturas antigas com as da vida moderna, Powaqqatsi expõe o custo do progresso humano.

Copese divulga relação de fiscais para vestibular

Já está disponível, no site da Copese, a relação de funcionários da Ufla selecionados para atuarem como fiscais no vestibular 2009/2º semestre nas equipes descentralizadas, ou seja, aquelas que vão se deslocar para outros municípios para aplicação das provas. É importante que os interessados acessem o sistema, até o dia 08 de junho, com número do Siape, data de nascimento e senha, para confirmarem o interesse em participar do processo seletivo, marcado para os dias 04 e 05 de julho.

Aqueles que se inscreveram para fiscal em Lavras, o resultado será divulgado na próxima quarta-feira, dia 10.

Outras informações no site www.copese.ufla.br