Quatro estudantes colam grau em sessão especial


Juliano Tavares / Ascom Ufla

Diante de amigos e familiares, quatro estudantes de graduação da Ufla participaram de uma colação de grau especial hoje à tarde.

Assim, o Reitor em exercício da Ufla, Prof. Elias Tadeu Fialho, entregou o diploma de bacharel em Agronomia aos alunos Diogo Antônio Silva Dias, Luciano Bruzi Brasil Pinto e Milena Aparecida Ferrari Mateus e de bacharel em Ciência da Computação ao estudante Sóstenes Lima Carvalho.

Durante a solenidade, os formandos fizeram ainda o juramento e assinaram a ata de colação de grau.

Estudo envolvendo feijoeiro é premiado pela Capes

A Tese de Doutorado “Resistência do feijoeiro a Fusarium oxysporum f. sp. phaseoli”, defendida pela pós-graduanda Mônica Juliani Zavaglia Pereira, foi a vencedora do Prêmio Capes de Tese 2008 na categoria Ciências Agrárias.

Orientada pelo Prof. Magno Antonio Patto Ramalho, do Departamento de Biologia da Ufla, a pesquisa foi desenvolvida dentro do Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas, sendo que os quesitos avaliados para que a tese viesse a ganhar o prêmio foram originalidade e qualidade.

Ao todo, foram inscritas 487 teses de instituições de todas as regiões do Brasil, ressaltando que a solenidade de entrega dos prêmios aos vencedores será em Brasília, em data a ser definida.

Divulgação

A pesquisa

A murcha-de-fusarium, causada por um fungo chamado Fusarium oxysporum f. sp. Phaseoli é uma doença vascular do feijoeiro e ocorre em todas as regiões do mundo onde se cultiva o feijão.

Considerando que a obtenção de cultivares resistentes é a principal alternativa de controle da doença, a pós-graduanda Mônica forneceu informações indispensáveis para a obtenção destes cultivares. 

Basicamente, a então pós-graduanda identificou como se deve realizar a avaliação da resistência do feijoeiro em uma casa de vegetação. Posteriormente, ela avaliou mais de 500 linhagens e verificou que 36,5% delas foram resistentes ao fungo.

Além disso, Mônica obteve informações do controle genético da resistência do feijoeiro, observando que a seleção para se obter plantas resistentes pode ser bem fácil, desde que sejam adotados critérios eficientes de inoculação e avaliação das plantas.  

Prodocência realiza atividades com a população

Um grupo de professores e estudantes da Ufla estará na praça Dr. Augusto Silva, neste domingo, dia 07, a partir das 08h, para a realização de uma série de atividades que integra o projeto “Por dentro dos esportes: uma proposta de trabalho integrado para as Licenciaturas da Ufla”. Este é o primeiro de uma série de eventos que será realizado fora do campus, com o objetivo de estreitar o relacionamento com a população local e identificar outras iniciativas que interessem a ela. A iniciativa faz parte dos trabalhos realizados pelo Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência).

 

O Prodocência está veiculado à Pró-Reitoria de Graduação (PRG) e conta com o apoio do governo federal, através da Capes. Sob a coordenação da professora Iraziet da Cunha Charret, do Departamento de Ciências Exatas (DEX), o programa contribui para a elevação da qualidade da educação superior no país, por meio da formulação de novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino, e busca dinamizar os cursos de licenciatura das instituições federais de educação superior. “Este projeto tem grande impacto na universidade por conta do grande número de professores envolvidos e do grande alcance social que pode vir a ter”, afirma a professora.

 

Durante a realização das atividades na praça, que se estendem durante todo o dia, será lançado o primeiro número do jornal “Ciência em Movimento”, que deverá ser um veículo de comunicação entre os participantes do projeto e os professores e estudantes das escolas de Lavras e região, assim como a comunidade de modo geral. Os participantes do projeto apresentarão, ainda, os primeiros resultados do trabalho realizado pelos grupos interdisciplinares, formados por estudantes e professores dos cursos de licenciaturas em Química, Física, Matemática e Educação Física.

 

Serão oferecidas diferentes atividades, dentre elas uma oficina para crianças em idade escolar, abordando a construção de modelos de moléculas para as chamadas drogas lícitas (álcool e tabaco), realização de testes com pedígrafo para classificação do tipo de pé e aferição de medidas de dobras cutâneas em crianças para a previsão do índice de massa corpórea (IMC). A equipe também vai recolher, junto à comunidade, informações que vão subsidiar futuros trabalhos. Todas as atividades serão conduzidas pelos estudantes dos cursos de licenciaturas da Ufla.

Faepe oferece curso preparatório para concursos

Já estão abertas as inscrições para o curso intensivo preparatório para concursos da Faepe. Os interessados podem procurar a sede da fundação, no campus histórico da Ufla, ou entrar em contato pelo telefone (35)-3829-1809. As vagas são limitadas. As aulas terão início dia 15 de junho. 

Diante de um mercado de trabalho cada vez mais acirrado e o aumento do índice de desempregados, é imprescindível que o candidato a uma vaga de trabalho esteja preparado e qualificado. Seja na iniciativa privada ou no setor público, as análises de mercado mostram que os profissionais mais bem preparados têm muito mais chances de conquistar seu espaço.

Seguindo essa tendência, para se tornar servidor público é necessário muito preparo e dedicação. Conquistar um bom salário e estabilidade para o resto da vida não é tarefa fácil. Por isso a Faepe oferece um curso exclusivo para preparar estes profissionais que desejam conquistar os mais cobiçados empregos públicos.  O curso vai esclarecer as dúvidas dos estudantes através da resolução de exercícios dos mais variados e dos atuais concursos, como PM, TJ, TRE, Prefeituras, dentre outros.

Mais informações no site www.faepe.org.br/extensao/concursos